BRASILIA: Exposição leva Cultura Pop Japonesa ao Distrito Federal

 

Depois de percorrer São Paulo, Curitiba, Recife e Belém, a capital federal é a próxima sede da exposição JAPAN: Kingdom of Characters (Japão: O Reino dos Personagens), em cartaz de 25 de novembro a 10 de dezembro, de segunda a sábado, no Sesc 504 Sul. Promovida pela Fundação Japão, Ministério da Educação do Governo Federal e Embaixada do Japão no Brasil, a exposição revela circunstâncias culturais e históricas japonesas por meio de seus principais personagens.

 

Exposição JAPAN: Kingdom of Characters (Japão: O Reino dos Personagens) (Foto: divulgação)

 

Divididos por décadas, Ultraman, Astro Boy, Hello Kitty, Pokémon (Pikachu) e mascotes (yurukyara), entre outros, são apresentados em forma de painéis, vídeos e bonecos.

A mostra é itinerante e embarca, em seguida, para o Rio de Janeiro.

A exposição, que chegou ao Brasil em junho, na capital paulista, já passou por vários países, como Itália, Taiwan, Hungria, França, Austrália, Espanha, Inglaterra, Malásia e Turquia.

Dividida em quatro partes, apresenta ambientes nos quais o visitante terá a oportunidade de conhecer e recordar alguns personagens que emergiram ao longo de cada década, e que são ícones destacados até os dias de hoje em todo o mundo.

Yumi Kurosawa apresentará Concerto de Kotô (foto: divulgação)

Destaque para a participação de Yumi Kurosawa, que estará apresentando um Concerto de Kotô no dia 27 (quarta-feira), no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília. Pela primeira vez no Brasil, Yumi Kurosawa apresenta peças tradicionais tocadas nas turnês por Canadá, Alemanha, Malásia, Rússia e Estados Unidos e músicas contemporâneas em conjunto com o instrumentista Deep Singh, tocando tabla.

O concerto se divide em duas partes. A primeira é composta por canções tradicionais japonesas, arranjadas pela musicista, e composições próprias de Yumi Kurosawa.

 

Yumi Kurosawa apresenta peças tradicionais tocadas nas turnês por Canadá, Alemanha, Malásia, Rússia e Estados Unidos e músicas contemporâneas em conjunto com o instrumentista Deep Singh, tocando tabla. (foto: divulgação)

 

Para fundir a modernidade com o clássico, a segunda parte trará o koto e os ritmos do tabla, instrumento musical indiano, em harmonia com a música eletrônica.

No comando do tabla estará o ator, compositor, produtor, vocalista e engenheiro de mixagem de renome mundial, Deep Singh. Em trabalhos anteriores, o músico dividiu o palco com grandes nomes da música internacional como George Harrison, Hariharan e Anup Jalota.

No dia 26 (terça-feira), Yumi Kurosawa ministrará um workshop de kotô aberto ao público, onde os participantes poderão aprender um pouco sobre a história e as particularidades do koto, um dos instrumentos mais populares da música tradicional japonesa.

 

 

 

Serviço

 

Exposição JAPAN: Kingdom of Characters

Data: 25 de novembro a 10 de dezembro de 2013

Local: Sesc 504 Sul

Endereço: W3 Sul, Quadra EQS 504/505, Bloco “A”, s/n, Brasília, DF

Funcionamento: de segunda a sábado das 8h às 18h

Informações: (61) 3217-9123 | 3217-9101

Site: www.br.emb-japan.go.jp

 

ENTRADA GRATUITA

Classificação: livre

 

Workshop de Koto com Yumi Kurosawa

26 de novembro (terça-feira), 14h30 às 16h30

Local: Escola de Música de Brasília

Teatro de Câmara Maestro Carlos Galvão

SGAS Quadra 602 – L2 Sul

Informações: Embaixada do Japão – (61) 3442-4200

Originado na China e com idade milenar, o koto, assim como o violão, é formado por uma caixa de ressonância e por uma quantidade variável de cordas. Foi introduzido ao Japão no século VI, época do imperador Genmei, já com o formato pelo qual é conhecido atualmente. Durante séculos foi um instrumento símbolo da nobreza até que Yatsuhashi Kengyo, no século XVII, criou novas técnicas para o koto e, então, o instrumento começou a se popularizar.

 

Concerto de Koto por Yumi Kurosawa

Do tradicional ao Contemporâneo – uma fusão dos elementos culturais do Japão e da Índia

27 de novembro (quarta-feira), às 21h

Local: Teatro do CCBB Brasília

SCES Trecho 2

Informações: Embaixada do Japão – (61) 3442-4200

 

Yumi Kurosawa se apresenta pela primeira vez no Brasil (foto: divulgação)

 

Yumi Kurosawa iniciou seus estudos no koto de 13 cordas aos 3 anos de idade, sob a orientação de seus pais, Kazuo e Chikako Kurosawa, ambos bem-sucedidos músicos nesse instrumento. Aos 15 anos, começa a tocar o koto de 20 cordas, sob a orientação de Nanae Yoshimura, atingindo elevado nível técnico que lhe proporcionou diversos prêmios pelas irrepreensíveis apresentações realizadas. Em 2002, mudou-se para Nova Iorque, onde, em parceria com músicos, dançarinos e designers visuais locais, iniciou-se em produções artísticas que fundem a música tradicional japonesa com os elementos do jazz e da música eletrônica.

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

FUNDAÇÃO MOKITI OKADA (CORAL) – ABRE INSCRIÇ... Aulas Gratuitas Ensaios: Quintas-feiras, 14h Inscrições: Devem ser realizadas até o dia 06/04/2016 no tel. 11/2539-8002 ou e mail: musical@fmo.o...
BUNKYO: 13ª Primavera Dançante acontece neste sába... Para celebrar a chegada da estação mais florida do ano, a Comissão de Incremento Social do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assi...
RIO DE JANEIRO: ‘Sabores do Japão’ reúne pessoas d... No dia 8 de outubro, famílias inteiras, grupos de várias idades foram à sede da Associação Nikkei do Rio de Janeiro para participar do “Sabores do Jap...
CURITIBA: Artistas nipo-brasileiros revisitam a ar... O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba (PR), apresenta, até o dia 26 de junho, a exposição “Olhar InComun: Japão Revisitado”, que apresenta o olhar...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *