BUNKA MATSURI: Restaurante VIP e exposições de artesanato e ikebana são os destaques da nona edição

 

Com o objetivo de proporcionar ao público “uma experiência completa de cultura japonesa”, o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – através de sua Comissão Organizadora, realiza no próximo dia 22, a nona edição do Bunka Matsuri. “Este ano será uma edição especial por estarmos comemorando os 60 anos de fundação do Bunkyo e os 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão”, explica o presidente da Comissão Organizadora, Rodolfo Wada, lembrando que o Bunka Matsuri tem como objetivo envolver e integrar todas as comissões do Bunkyo para que o público em geral possa conhecer um pouco mais a entidade e também promover os diversos aspectos da cultura japonesa.

 

Objetivo do evento é proporcionar aos visitantes um panorama da cultura japonesa (Foto: divulgação)

Objetivo do evento é proporcionar aos visitantes um panorama da cultura japonesa (Foto: divulgação)

 

“Desde a primeira edição, o Bunka Matsuri sempre contou com a participação da Comissão de Jovens e esta é justamente uma das preocupações da atual diretoria, ou seja, abrir espaço para a participação dos jovens para que as novas gerações também possam assumir responsabilidades”, conta Wada, que presidiu o Seinen Bunkyo em 2013.

 

O chef Shin Koike mais uma vez coordenará o Restaurante VIP (Foto: divulgação)

O chef Shin Koike mais uma vez coordenará o Restaurante VIP (Foto: divulgação)

 

Segundo ele, além da programação tradicional, este ano o Bunka Matsuri terá como diferencial “uma combinação de três grandes atrações”. Uma delas já foi apresentada ao público na edição passada. Trata-se do restaurante VIP sob a coordenação do premiado chef Shin Koike, que promete várias novidades em seu menu degustação preparado especialmente para esta festa.

 

Bunka Matsuri reúne as mais diversas manifestações artísticas (Foto: Aldo Shiguti)

Bunka Matsuri reúne as mais diversas manifestações artísticas (Foto: Aldo Shiguti)

 

Exposições – De acordo com Wada, diferentemente do ano passado, quando foram realizadas três sessões com capacidade para 40 pessoas, este ano será uma única sessão para 120 pessoas. Os convites, a R$ 120,00 cada, já estão à venda na secretaria do Bunkyo.

 

Apresentação de taiko é sempre muito aguardada pelo público (Foto: Aldo Shiguti)

Apresentação de taiko é sempre muito aguardada pelo público (Foto: Aldo Shiguti)

 

O outro evento especial será a Exposição de Artesanato do Japão, promovida pela Fundação Japão, que reúne peças representando as diferentes técnicas da tradicional arte koguei (arte craft). Nesta exposição merecem destaque as peças em marchetaria de Kiyotaka Tsuyuki, artista japonês que fez palestra e oficina em São Paulo e do brasileiro Danilo Blanco, artista e designer.

O terceiro evento especial está sendo preparado em conjunto com a Associação Brasileira de Ikebana. Na ocasião, ela estará apresentando a Exposição Anual das Escolas de Ikebana (Gōdō Katen), evento tradicional da Associação que reúne a maioria dos professores e alunos praticantes de Ikebana em São Paulo.

 

No ano passado, o Ryukyu Koku Matsuri Daiko esteve presente (Foto: divulgação)

No ano passado, o Ryukyu Koku Matsuri Daiko esteve presente (Foto: divulgação)

 

A exposição de Ikebana abrirá no dia 20 de março (sexta-feira) e prosseguirá até domingo, dia 22. No sábado, dia 21, também está programando uma apresentação especial integrando várias artes tradicionais japonesas.

 

Praça de Alimentação tem participação de entidades assistenciais (Foto: Aldo Shiguti)

Praça de Alimentação tem participação de entidades assistenciais (Foto: Aldo Shiguti)

 

 

Culinária – Entre as atrações tradicionais, Wada lembra que a Praça de Alimentação será montada na área externa, com a participação de entidades assistenciais – entre elas a Sociedade Beneficente Casa da Esperança “Kibô-no-Iê”, Associação Pró-Excpecionais Kodomo-no-Sono e Yassuragui Home – que estarão vendendo  pratos típicos da culinária japonesa, como yakissoba, tempurá, sushi e okonomiyaki. “Teremos ainda apresentação de danças folclóricas japonesas e diversas oficinas culturais – como origami, oshibana, oshie, kirigami e ikebana – além de exposições de pintura e cerâmica, demonstração de cerimônia de chá, entre outras atrações”, destaca Wada.

(Aldo Shiguti)

 


 

 

9º Bunka Matsuri

(entrada franca)

Quando: Dia 22 de março, das 9h às 17h

Onde: Sede do Bunkyo, Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo-SP (próx. Estação São Joaquim do Metrô)

Estacionamento (Terceirizado): entrada pela Rua Galvão Bueno 540

Entrada franca

Informações pelo telefone:

11/3208-1755

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JOJOSCOPE: 10 razões para assistir Sukiyaki Wester...   Jo Takahashi é o convidado para comentar o filme Sukiyaki Western Django, de Takashi Miike, que será exibido no programa Mostra Internaciona...
POLÍTICA: Massami Miki faz balanço positivo de 11 ... Foi bom enquanto durou. O vereador Massami Miki (PSL-AM), que cumpriu mandato de 11 dias como deputado federal, já retomou sua rotina na Câmara Munici...
MOGI DAS CRUZES: 26º Furusato Matsuri confirma exp... A Associação dos Agricultores de Cocuera realizou, nos dias 12 e 13, em sua sede, em Mogi das Cruzes (SP), a 26ª edição do Furusato Matsuri – Festival...
PROGRAMA ARTE ATUAL – E Se Quebrarem As Lentes Emp... Eduardo Berliner – Marcone Moreira – Thiago Rocha Pitta Curadoria: Núcleo de Pequisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake Onde: Instituto Tomie...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *