Bunkyo homenageia e é homenageado nos 104 Anos da Imigração Japonesa

No quarto ano do novo Centenário da Imigração Japonesa no Brasil – expressão usada por Kokei Uehara, professor e eterno presidente do Colegiado Administrativo da ACCIJB (Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil) e do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) – para designar as comemorações após 2008, a data volta a chamar a atenção da comunidade nipo-brasileira.

Não com as mesmas proporções de 2008, mas com uma agenda bastante concorrida (veja a programação na página 5). Além dos tradicionais eventos organizados pelo Bunkyo em conjunto com as entidades parceiras, como a Missão em Ação em Memória dos Imigrantes Japoneses Precursores, que será celebrada às 9 horas, na Igreja São Gonçalo, na Praça João Mendes, e do Culto Budista em Memória dos Imigrantes Japoneses , às 14 horas, no Grande Auditório do Bunkyo, as novidades deste ano ficam por conta das homenagens.

 

Bunkyo receberá Salva de Prata nesta segunda feira (foto: divulgação)

 

A começar pela sessão solene de entrega de Título de Cidadão Paulistano ao cônsul geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe, que está se despedindo do país. A cerimônia, uma iniciativa do vereador Aurélio Nomura (PSDB), acontece nesta sexta-feira (15), a partir das 10 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

Na segunda (18), a mesma Câmara Municipal será palco de outra homenagem. Às 19h30, no Plenário 1º de Maio, o Bunkyo será homenageada com a Salva de Prata, decreto legislativo 66/2011 de autoria do então vereador Victor Kobayashi. Praticamente no mesmo horário, mas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o deputado estadual Jooji Hato estará homenageando diversas entidades e personalidades (leia mais nesta página). Na quinta-feira (21), às 18h30, será a vez do deputado Hélio Nishimoto convocar a comunidade para o ato solene em comemoração aos 104 anos da imigração.

 

Kihatiro Kita e Victor Kobayashi - Homenagem agendada com antecedência (foto: Bunkyo)

 

Autor do projeto que concede a Salva de Prata – a mais importante honraria outorgada pela municipalidade à uma entidade – ao Bunkyo, Victor Kobayashi disse que ficou surpreso ao constatar que a principal entidade representativa da comunidade nipo-brasileira ainda não havia sido homenageada em mais de cinco décadas de existência.

A data, segundo ele, foi “agendada com antecedência”. “Reservei o dia 18 de junho assim que a Câmara abriu sua agenda, em fevereiro deste ano”, disse Kobayashi, acrescentando que “achei justo prestar a homenagem na data em que se comemora o Dia da Imigração”.

“[A homenagem] é algo que transcende o Bunkyo. No dia 18 estaremos homenageando a principal entidade representativa da comunidade através de um decreto legislativo. Trata-se de uma homenagem da cidade de São Paulo para a entidade que representa a comunidade nikkei”, destaca Kobayashi, afirmando que recolheu 37 assinaturas de vereadores para aprovar o projeto. “Todos eventos têm seu brilho”, explica Kobayashi, referindo-se ao fato de terem sido marcados dois eventos para o mesmo dia e horário.

 

Reconhecimento – “Toda homenagem é bem-vinda e estamos bastante motivados e felizes”, ressaltou o presidente do Bunkyo, Kihatiro Kita. Segundo ele, “sempre que uma entidade é lembrada para receber uma homenagem, é sinal que o trabalho está sendo reconhecido”. Por isto, Kita conta que mudar de lugar, isto, ser a homenageada ao invés de organizar a homenagem, é uma honra.

“Este reconhecimento não é só desta diretoria. Este reconhecimento deve ser estendido aos fundadores, a todos que me antecederam e a todos os funcionários e voluntários que trabalharam e trabalham em prol do Bunkyo. Se hoje nós temos condições de dar prestar serviços para a comunidade e preservar a cultura japonesa, é porque teve pessoas que iniciaram esse trabalho e nós estamos apenas dando continuidade. A cultura japonesa é muito rica e isso tem que ser divulgada. Estamos somando para a criação de uma verdadeira cultura brasileira”, disse Kita.

 

Aldo Shiguti

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

GUITAR DUO ICHIMUJIN WORLD TOUR 2015 Onde: Tonton Jazz Music Bar (Alameda dos Pamaris 55, Moema, São Paulo) Dias 26 e 27/08/2015 Horário: 20h Reservas: 11/5044-7239 e 11/3804-085...
JAPÃO/COMUNIDADE BRASILEIRA: Cristiano Kaminishi: ...   A “Cheguei sozinho ao Japão no dia 14 de julho de 1996, dia do meu aniversário de 17 anos. Meu presente no outro dia foi trabalhar 12 horas ...
HAICAI BRASILEIRO   A partir desta semana – e semana sim, semana não – o Jornal Nippak passa a publicar a coluna Haicai Brasileiro, um espaço dedicado a haicaísta...
ESPETÁCULO: Wadaiko Sho comemora 10 anos no Teatro... O grupo Wadaiko Sho celebra uma década de atividades no evento intitulado "10 anos de Wadaiko Sho", que acontece neste domingo (1º de julho), às 10h45...

One Comment

  1. uma justa homenagem, sem dúvida. Parabéns ao preasidente Kita e ao nobre vereador Victor Kobayashi.
    Prof. Issao Minami USP

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *