BUNKYO: Premiação do I Concurso Bunkyo de Contos acontece hoje (26)

 

Ao final das inscrições, a primeira edição do Concurso Bunkyo de Contos já surpreendia os jurados pelo volume do material recebido e pela diversidade de pessoas participando. Após a escolha dos premiados, o juri destaca “o bom nível de grande número dos contos inscritos”. Neste dia 26 de fevereiro, os autores dos três melhores contos serão premiados em cerimônia que acontece no Salão Nobre do Bunkyo, às 19h, com entrada franca.

Com um tema bastante amplo, Encontro entre as culturas brasileira e japonesa, o concurso possibilitou que os participantes soltassem a imaginação. Os 184 contos chegaram de 16 estado do Brasil, do Distrito Federal, de Penafiel (Portugal) e de Saitama (Japão).

A difícil tarefa de identificar as melhores histórias ficou  a cargo de quatro jurados: Ernesto Yoshida, jornalista; Francisco Handa, doutor em História Social e presidente da Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo; Heloisa Jahn, tradutora e editora, e Roberto Akira Goto, pesquisador e doutor em Educação.

Os contos premiados refletiram a diversidade do concurso:

O 1º lugar ficou com “Duas cenas, um muro?”, de Célia Sakurai (São Paulo-SP), e aborda com bom humor as diferenças, coincidências e semelhanças da vida de uma família japonesa e outra brasileira que são vizinhas.

Em 2º lugar, “Ipês brancos”, de Camilla Ferreira (Brasilia-DF), que conta sobre um senhor que muda de país para, novamente, se sentir em casa.

Houve ainda empate no 3º lugar: “Corrente fria, corrente quente”, de Fernanda Caldas Fuchs (Curitiba-PR), que relata a rotina das filhas de um pescador e aborda as mudanças que ocorrem no porto. O conto divide o prêmio com “Um noivo para a filha do senhor Murakoshi”, de Francisco Pascoal Pinto (São Paulo-SP), que fala sobre como os costumes permanecem arraigados a nossas vidas.

O I Concurso Bunkyo de Contos conta com o patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka, Century Travel e Turismo, Sakura Nakaya Alimentos Ltda., China in Box e Gendai Culinária Japonesa.

 

(Kenia Gomes)

 

Premiação do I Concurso Bunkyo de Contos
Data/Hora
: dia 26 de fevereiro de 2013, às 19h
Local: Salão Nobre do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social
Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP
(próx. Estação São Joaquim do Metrô / estacionamento: Rua Galvão Bueno, 540)
Informações: (11) 3208-1755, com Ana Aoki

 

Fonte: Bunkyo

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

NIPPAK PESCA: Salema – Anisotremus virgini Marcelo Szpilman     Coloração: Corpo amarelado com seis a oito faixas longitudinais azuladas da cabeça ao pedúnculo caudal. Ap...
SHOW: Dinner Show de Joe Hirata e Karen Ito No último sábado, 10, cerca de 220 fãs dos cantores Joe Hirata e Karen Ito tiveram o privilégio de vê-los cantar e contar passagens marcantes de suas ...
SOCIAL: BAILE ALLEGRO BAILE ALLEGRO – A promoter Beth Yajima realizou no dia 10 de junho, nas dependências da Associação Miyagui Kenjinkai, no bairro da Liberdade, tradicio...
COMUNIDADE / OKINAWA: Ushitaro Kamia homenageia pr... Em sessão solene realizada na no último dia 1º, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, o professor japonês Tokuichi Nishihara foi homenagead...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *