BUNKYO / VISITA DO PRÍNCIPE: Bunkyo solicita confirmação de presença até o dia 23 deste mês

A Embaixada do Japão no Brasil divulgou, na semana passada, a programação oficial da visita do príncipe Akishino e da princesa Kiko ao Brasil. O casal representará a família imperial nas comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. Akishino, de 49 anos, é o filho mais novo do imperador Akihito e da imperatriz Michiko, e segundo na linha sucessória ao trono do Crisântemo. Ele já esteve no Brasil em 1988, por ocasião das comemorações dos 80 anos da imigração japonesa no Brasil. Já a princesa estará vindo pela primeira vez ao Brasil.

 

Esta será a segunda vez que o príncipe Akishino visitará o Brasil; a primeira foi em 1988 (Foto: Massayuki Fukasawa)

Esta será a segunda vez que o príncipe Akishino visitará o Brasil; a primeira foi em 1988 (Foto: Massayuki Fukasawa)

 

No Brasil, conforme antecipou com exclusividade o Jornal Nippak, a visita terá início pela capital paulista, no dia 28 de outubro. Nesse dia, após um breve descanso da viagem, o casal começará a agenda com visitas ao Monumento em Homenagem aos Pioneiros da Imigração Japonesa no Brasil do Pavilhão Japonês, no Parque do Ibirapuera (zona Sul de São Paulo), e depois está programada uma ida ao Hospital Santa Cruz.

Em seguida, o casal deve seguir para o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), onde cumprem uma série de compromissos. A programação é a mesma revelada pelo Jornal Nippak. Akishino e Kiko têm chegada prevista ao prédio da entidade exatamente às 15h15 e devem entrar pelas escadarias que dão acessso ao hall de entrada, onde será estendido um tapete vermelho.

Já no hall de entrada, antes de seguirem para o segundo andar, o casal será recepcionado por idosos que participaram da Homenagem aos Idosos acima de 99 anos (Hakujusha Hyoshou) de 2014 e deste ano. No segundo andar, o casal terá um encontro com representantes de associações e entidades nipo-brasileiras, além de políticos nikkeis. Tanto a programação como os convidados estarão a cargo do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

 

 Akishino, de 49 anos, é o filho mais novo do imperador Akihito e da imperatriz Michiko (Foto: Massayuki Fukasawa)

Akishino, de 49 anos, é o filho mais novo do imperador Akihito e da imperatriz Michiko (Foto: Massayuki Fukasawa)

 

Buquê de flores – De lá, o casal imperial segue de elevador para o sétimo andar, onde começam a visita ao Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil (MHIJB). Estão previstos 10 minutos em cada andar, portanto, serão 30 minutos para conhecer um pouco mais sobre a trajetória dos pioneiros. Do nono andar, eles descem para o primeiro andar, onde está previsto um descanso de 15 minutos.

Às 17 horas Akishino e Kiko participam de um dos momentos mais aguardados pela comunidade nipo-brasileira em sua passagem pela capital paulista, ou seja, a “Recepção de Boas-Vindas” no Grande Auditório da entidade.

De acordo com a organização, eles entrarão por trás do palco, isto é, não passarão pelo corredor, e ficarão no centro do palco, onde serão colocadas uma mesa e cadeiras. Além dos discursos do príncipe e da presidente do Bunkyo, Harumi Goya, a programação prevê entrega de um buquê de flores à princesa e participação do Coral Feminino do Bunkyo, que interpretará os hinos nacionais brasileiro e japonês. A cerimônia deve durar 45 minutos.

O Bunkyo solicita aos interessados em participar da recepção no Grande Auditório, cuja capacidade é de 1.200 lugares, confirmar presença até o dia 23 de outubro, pelo telefone: 11/3208-1755 ou pelo e-mail: contato@bunkyo.org.br.

 

Ikoi-no-Sono – No dia 29, ainda na Capital, o casal deve conhecer o trabalho da Assistência Social Dom José Gaspar “Ikoi-no-Sono”, no Jardim de Repouso, em Guarulhos, entidade fundada por dona Margarida Vatanabe e que conta atualmente com 76 residentes com média de idade de 86 anos. A agenda prevê ainda encontro com alunos do curso de língua japonesa da Universidade de São Paulo e visita ao Instituto Butantan (zona Oeste de São Paulo). À tarde, o casal será recepcionado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) no Palácio dos Bandeirantes.

 

Paraná e Brasília – No dia 30, uma sexta-feira, Akishino e Kiko cumprem uma extensa agenda em Curitiba, com visitas ao Parque do Japão, à Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkey Curitiba) e ao Museu Oscar Niemeyer. Ainda na capital paranaense, o casal deve se reunir com representantes de entidades e associações nikkeis de Curitiba, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Está previsto também um jantar na residência oficial do governador Beto Richa.

No dia 31, o casal segue para Londrina, onde cumpre agenda no Bunkyo, na Praça Tomi Nakagawa e na  Liga Desportiva e Cultural Paranaense /Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná. À tarde, Akishino e Kiko seguem para Rolândia, onde se reúnem com representantes nikkeis no Imin Center – Museu Histórico da Imigração Japonesa do Paraná. De lá eles seguem para Maringá, onde visitam o Parque do Japão e o Bunkyo local.

No dia 1º de novembro, com a agenda livre, o casal deve aproveitar para conhecer o Pantanal. No dia 2 está previsto uma visita ao Museu de Culturas Dom Bosco de Campo Grande (MS) e um encontro com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB). No dia 3 será a vez de Belém (PA) receber o casal, que entre outros compromissos deve se reunir com representantes nikkeis da Amazônia e com o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB).

No dia 4, o casal deve aproveitar o dia livre para conhecer o Rio Amazonas e no mesmo dia seguem para Brasília, onde no dia 5 acontece a cerimônia oficial dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão. Em Brasília, também estão previstos encontros com políticos nikkeis e uma recepção na residência oficial do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda.

 

Rio de Janeiro – No dia 6, o príncipe e a princesa devem ser recebidos pela presidente Dilma Rousseff (PT) e participar de um almoço oferecido pelo ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira. Nos dias 7 e 8 a agenda será no Rio de Janeiro, com visitas ao Jardim Botânico, Museu de História Nacional e ao Corcovado, além de encontros com a comunidade local na Associação Nikkei do Rio de Janeiro e com o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Do Rio de Janeiro, Akishino e Kiko se despedem do Brasil. Se as expectativas se confirmarem, Dilma Rousseff deverá retribuir a visita em dezembro deste ano.

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    COMUNIDADE: Nikkey Matsuri celebra 10 anos em novo... Considerado um dos principais eventos da comunidade nipo-brasileira na capital paulista, o Nikkey Matsuri comemora seu 10º aniversário em 2015. E a da...
    Elza Oda participa de exposições em Piracicaba A artista plástica Elza Oda participa de duas exposições na cidade de Piracicaba (SP). Uma delas é o 1º Salão de Aquarela, que fica em cartaz até 3 de...
    “SEMANA DA CULTURA DE PAZ”: Cônsul do Japão partic... O CEU Vila Formosa foi palco, no último dia 29 da premiação dos alunos e alunas que participaram da “Semana da Cultura de Paz”, campanha criada pelo M...
    COMUNIDADE: Coopercotia promove Noite de Julho O Coopercotia Atlético Clube promove no próximo sábado (7), das 17 às 23 horas, em sua sede, a tradicional festa Noite de Julho, que este ano chega a ...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *