BUNKYO/ELEIÇÃO: Com recusa de Jorge Yamashita, diretoria estuda ‘opções’ para sucessão de Kihatiro Kita

Considerado o “candidato ideal” e que seria “consenso” entre os membros da diretoria do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), o atual segundo vice-presidente da entidade, Jorge Yamashita, recusou oficialmente a indicação para disputar a sucessão de Kihatiro Kita na eleição marcada para o dia 25 de abril.

 

Jorge Yamashita (direita) durante cerimônia de apresentação das obras de modernização do Bunkyo (foto: Bunkyo)

Jorge Yamashita (direita) durante cerimônia de apresentação das obras de modernização do Bunkyo (foto: Bunkyo)

 

Segundo apurou o Jornal Nippak, Yamashita teria dito o “não oficial” na semana passada. Até então, o atual presidente depositava todas as suas fichas em sua candidatura. Na sexta-feira passada (27), Kita, enfim, “jogou a toalha” ao admitir à reportagem que “insisti até onde deu”. O Jornal Nippak tentou falar com Jorge Yamashita desde sexta-feira passada, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição, na quarta-feira (4).

“Para o bem da comunidade nipoo-brasileira, da sociedade brasileira e das relações entre o Brasil e o Japão, seria muito importante ter uma pessoa com o perfil do Jorge Yamashita na presidência do Bunkyo, especialmente no ano em que comemoramos os 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e os 60 anos de fundação da entidade”, explicou Kita.

Diante da recusa, Kita revelou que pretende “ouvir o maior número de pessoas” para tomar uma decisão. “Não gostaria de assumir esta decisão com um grupo de cinco ou seis pessoas”, disse Kita, admitindo que ficou “frustrado”. “Sem dúvida que estava contando [que o Jorge Yamashita aceitasse], mas precisamos entender os motivos dele”, afirmou o presidente, acrescentando que “caso ele fosse o candidato não haveria contestação”.

Apesar de vários nomes serem ventilados – entre eles o da 1ª vice-presidente, Harumi Goya; do presidente do Conselho Deliberativo, Kiyoshi Harada; do presidente do Conselho Superior de Apoio e Orientação, Hatiro Shimomoto, além do assessor da presidência Tomio Katsuragawa e do 7º vice-presidente, Osamu Matsuo – Kihatiro Kita fez questão de esclarecer que, “por enquanto não tenho nenhum outro nome”. “Pelo menos não é do meu conhecimento”, assegurou.

 

Kita: "Por enquanto não tenho nenhum outro nome" (foto: arquivo)

Kita: “Por enquanto não tenho nenhum outro nome” (foto: arquivo)

 

Eleição – Enquanto isso, prossegue o processo eleitoral que definirá a futura diretoria da entidade. Conforme publicou a reportagem do Jornal Nippak, nesta segunda-feira (2) foram enviadas para cerca de 2200 associados da entidade as cédulas contendo os 82 candidatos que concorrem a uma das 50 vagas ao Conselho Deliberativo – serão eleitos também 25 suplentes.

A Assembleia Geral está marcada para o dia 28 de março. De acordo com a Comissão Eleitoral a votação pode ser por corrspondência ou presencial. “No caso da votação por correspondência, a cédula deve estar na Secretaria do Bunkyo até às 18 horas do dia 27 de março”, explicou o presidente da comissão, Tuyoci Ohara. Quem preferir pode votar no dia da assembleia, das 9 às 10 horas.

Os 50 novos membros do Conselho Deliberativo, bem ciomo os 25 suplentes serão anunciados tão logo termine a apuração. No dia 25 de abril, esses 50 novos membros se juntarão aos 50 com mandato até 2017, mais os sete conselheiros natos – incluindo o atual presidente, Kihatiro Kita – para escolher a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Diretoria do Conselho Deliberativo da entidade para o próximo biênio.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

IMIGRAÇÃO: Embaixador do Japão prestigia lançament... O lançamento do livro “Do Conflito à Integração –  Uma História da Imigração Japonesa no Brasil – volume II (1941/2008)”, de autoria do professor Shoz...
TEATRO YOSE: Teatro clássico de variedades se apre... Rio de Janeiro e São Paulo tiveram oportunidade de conferir a apresentação do Teatro Yose – teatro clássico de variedades. Em São Paulo, as apresentaç...
JAPÃO: Japão promove ‘trabalho escravo’ para estra... Uma matéria publicada pela agência de notícias AFP revela o lado obscuro da fome do Japão por mão-de-obra barata. Os programas de “treinamento” oferec...
TÊNIS DE MESA: 66º Campeonato Brasileiro Intercolo... 17Todo segundo domingo do mês de setembro acontecem as seletivas regionais para a formação das equipes para o Campeonato Brasileiro Intercolonial do a...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *