CAFELÂNDIA: Os ideais de Hirano foram concretizados, diz Ihoshi

Com merecida pompa e alegria, a Associação Cultural, Agrícola e Esportiva de Hirano celebrou, no último dia 2 (a data exata é o dia 3) os 100 anos de existência da Colônia Hirano, em Cafelândia (SP). Fundada por Humpei Hirano, considerado “O Pioneiro da Colonização Japonesa no Brasil”, a festa reuniu as poucas famílias (12) ainda residentes no local, que quase não sobrevive atacada pela malária logo após a fundação. Mas renasceu das cinzas e no auge havia mais de trezentas famílias.

 

Walter Ihoshi com o prefeito de Cafelândia (ao fundo): “Sinto orgulho de poder participar do evento” (Foto: Shigueyuki Yoshikuni)

Walter Ihoshi com o prefeito de Cafelândia (ao fundo): “Sinto orgulho de poder participar do evento” (Foto: Shigueyuki Yoshikuni)

 

Dois livros registram a sua história: A Mata das Ilusões, de Masao Daigo, edição de 1988, traduzido do japonês –Mori no Yume – pela Sônia Regina Longhi Ninomiya e Colônia Hirano: 100 anos, de nossa autoria, edição de 2015. Um Nanibushi; Documentário exibido em dois capítulos pela NHK, filme em preto e branco(CD).

O presidente anfitrião, Hissasse Moribe, recebeu cerca de 500 visitantes, entre eles o o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae; o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP); o prefeito Luís Otávio Carvalho; o presidente da Câmara Municipal, Carlos Camargo; a presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Harumi Goya; o vice-prefeito, vereadores e secretários e o presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileiras da Noroeste, Kazoshi Shiraishi, entre outros

 

Legado – “A Colônia Hirano foi fundada por Humpei Hirano, que veio no período pré-imigração, para preparar o terreno para a imigração japonesa no Brasil. Ele morreu muito cedo, aos 34 anos, vítima de malária, como muitos imigrantes, mas deixou um legado muito importante e seus ideais foram concretizados”, destacou Ihoshi, explicando que “hoje são poucas famílias que ainda moram no local”. “Elas cuidam de um templo muito bonito onde rezam pelos antepassados”, conta o parlamentar, afirmando que já visita a região há quase 10 anos.

“Minha mãe nasceu em Guaiçara, que fica próxima a Cafelândia, e sempre me contava das dificuldades dos pioneiros. Por isso, para mim é motivo de orgulho toda vez que visito a região”, disse Ihoshi, acrescentando que ficou feliz em poder reencontrar muitos amigos, incluindo pessoas que se mudaram para a capital paulista e retornam à terra natal sempre que podem.

 

Busto – A Hirano foi a primeira colônia fundada na Noroeste, não do Brasil, como afirmaram diversos oradores. Há uma lei federal, nesse sentido. Em 20 de agosto de 2007, o governador de Shizuoka, Yoshinobu Ishikawa; o prefeito de Kakegawa, Shinya Totsuka; o presidente da Assembleia, Kosuke Sano e comitiva de deputados, vereadores e assessores visitaram a Colônia. Nessa ocasião, foi solicitado ao governador que erguesse um busto de Hirano no Japão. O pedido foi atendido e o busto inaugurado em 18 de junho de 2008, no centenário da imigração,em Kakegawa.

Apesar de poucos moradores o núcleo vivem bem tranquilo com a exploração da propriedade de 84 alqueires de terras deixada por uma cooperativa dos áureos tempos, o que possibilitou que procedesse ampla reforma da sede da associação, especialmente para esse acontecimento.

(Shigueyuki Yoshikuni. Colaborou: Aldo Shiguti)

 

SHIGUEYUKI YOSHIKUNI

SHIGUEYUKI YOSHIKUNI

Jornalista e escritor

Membro da Academia Linense de Letras
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI

Últimos posts por SHIGUEYUKI YOSHIKUNI (exibir todos)

    ALDO SHIGUTI

    ALDO SHIGUTI

    Redator-chefe
    ashiguti@uol.com.br
    ALDO SHIGUTI

    Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

      Related Post

      KODOMO-NO-SONO: Itaquera recebe a 31ª Edição do Fe...   A Associação Pró Excepcionais Kodomo-No-Sono realiza neste fim de semana (19 e 20 de julho), em sua sede, em Itaquera, a 31ª edição do Festi...
      CIDADES/PIRACICABA: Fábrica da Hyundai gera milhar...   A cidade de Piracicaba (SP) foi palco, no último dia 9, da inauguração da primeira fábrica da Hyundai Motor Brasil e a primeira da América L...
      SEKAI NO UCHINACHU TAIKAI: Vice-governador de Okin... A Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB) foi sede de um encontro com diversas lideranças, personalidades e interessados em cultura japonesa em ger...
      AGRICULTURA /PRÊMIO KIYOSHI YAMAMOTO: Comissão Org... Instituido em 1965, o Prêmio Kiyoshi Yamamoto do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social –, está recebendo indicaçõe...

      Faça seu comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *