CAMINHADA: PROGRAMA ARUKOKAI DA NAGUISA REFAZ TRAJETO DA ESTRADA VELHA DE SANTOS

Em 25 de janeiro de 2006, a Associação Naguisa iniciava o seu Programa Arukokai Naguisa (PAN), com uma caminhada na Estrada Velha de Santos, um trajeto de 9 quilômetros em descida constante, a partir de Riacho Grande até Cubatão.

 

Para descer, todo santo ajuda… E andar em grupo é sem dúvida, a melhor coisa, não tem igual. Foto: Jorge Mori

 

A partir daí, todas as datas de 25 de janeiro fazia esse mesmo trajeto, para marcar o aniversário das caminhadas.

A partir de 2011 a caminhada foi interrompida pelo fechamento daquela estrada, por causa dos deslizamentos provocados pelas chuvas e a estrada permaneceu fechada  até dezembro de 2013.

 

Foto: Jorge Mori

 

No dia 27 de julho deste ano, os participantes do Programa Arukokai Naguisa voltaram a caminhar naquela estrada, para “matar saudade”.

 

Foto: Jorge Mori

 

Agora a caminhada dos mesmos 9 quilômetros, sempre monitorada por guias especializados, demora mais, levando cerca de 4 horas para concluir. Isso porque as paradas agora são muitas e mais demoradas para explicações envolvendo a história da estrada, das diversas espécies de flora que vai-se encontrando pelo caminho, os monumentos, a fauna, os monumentos e ecologia.

 

Foto: Jorge Mori

 

Existe agora a opção de 2 tipos de percurso: o que desce os 9 quilômetro diretamente até Cubatão e o outro que desce até a metade do caminho e depois volta subindo até o início da caminhada.

 

Foto: Jorge Mori

 

Para os participantes da Naguisa que já conheciam o caminho, foi uma boa oportunidade parar rever e sentir novamente o ar puro, a vista do litoral, e mata que bordeia a estrada.

 

Foto: Jorge Mori

 

Terminando a caminhada em Cubatão, o grupo seguiu até Santos, na Ponta de Praia almoçar num dos restaurantes especializados em frutos do mar.

 

Agendamento: As visitas deverão ser agendadas previamente pelo tel.(11)2997-5000 r.356

Horário de Atendimento: Segunda a sexta, das 08:00 às 17:00.

Site: http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/nucleos/caminhos-do-mar/

Taxa: R$ 31,00 por visitante (os maiores de 60 anos e crianças menores de 12 estão isentos).

 

Related Post

SOCIAL: 33ª edição do Festival Kodomo-no-Sono R... KODOMO-NO-SONO – A Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono realizou nos dias 16 e 17, em sua sede, em Itaquera (zona Leste de São Paulo), a 33ª edi...
MÚSICA: Joe Hirata é atração em duas ‘festas julin...   Depois de se apresentar no 31º Festival Kodomo-no-Sono – Bazar Beneficente, da Associação Pró-Excepcionais Kodomo-no-Sono, em Itaquera, o ca...
KARAOKÊ: Participante de Indaiatuba foi um dos des...   Shinichi Nomura sagrou-se campeão de uma das categorias do evento realizado no CIAEI no último dia 4   O arquiteto e cantor Shinichi ...
GAIMUSHO KENSHUSEI: Após experiência no Japão, bol...   Retomado em 2013 após sete anos – graças ao empenho do cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima – a bolsa de estudos concedida...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *