CAMPINAS: 10º Festival do Japão de Campinas marca volta de concurso de beleza

 

O Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas realiza neste fim de semana (7 e 8), das 10 às 20 horas, em sua sede, localizada na Rua Camargo Paes, 118, Jardim Guanabara, a décima edição do Festival do Japão de Campinas.

 

Apresentação de dança também faz parte da programação (foto: divulgação)

 

Considerado o maior evento da comunidade nikkei da região, este ano o festival marca a volta do Concurso Garota Festival do Japão Campinas, coordenado pela diretora Cida Kobayashi, com o desfile de belas jovens da comunidade local. A programação conta também com atrações tradicionais, exposição de artesanato, oficinas de origamis, exposição de ikebana, danças folclóricas, demonstrações de artes marciais, taikô, além de apresentações musicais, com cantores campeões de karaokê.

“São manifestações artísticas que celebram uma cultura milenar que já conquistou  os brasileiros. Os visitantes terão oportunidade de conhecer um pouco da cultura japonesa num só espaço,  encontrar os amigos, num ambiente familiar”, explica Tadayoshi Hanada, presidente do Nipo de Campinas e coordenador do evento.

 

Música e dança – Segundo ele, a expectativa é receber um público estimado entre 15 e 20 mil visitantes nos dois dias de evento. “Na verdade, achamos que esse é o número ideal para que possamos atender a todos com segurança e comodidade”, disse Hanada, lembrando que o Festival do Japão de Campinas foi inspirado no homônimo que este ano chega a sua 17ª edição nos 4, 5 e 6 de julho no Imigrantes Exhibition & Convention Center (ex-Centro de Exposição Imigrantes – Rod. dos Imigrantes, km 1,5), em São Paulo.

 

Karen Ito é uma das atrações do Festival do Japão de Campinas (foto: divulgação)

 

Para quem gosta de música, o Festival do Japão de Campinas é um prato cheio. Os cantores Joe Hirata, Renato Chibana, Karen Ito, Érica Pedrão, Sérgio Tanigawa, o Grupo “Todos Nós” e o “The Friends” são presenças confirmadas. É em Campinas que a cantora internacional Mariko Nakahirainicia a sua turnê pelo Brasil e depois segue para outras cidades. O destaque do domingo é a dança “Awa Odori”, do Grupo Represa, considerado o “carnaval” japonês pelos seus movimentos alegres e contagiantes.

A coordenação artística é da presidente do Karaokê, Aquico Miyamura, que também convidou a tecladista Hideko  Sakuno Hiromoto, com 91 anos de idade, para uma apresentação que será prestigiada por toda a sua família e visitantes do Festival.

 

 

Gastronomia – A praça de alimentação é um show à parte. Com apoio de associações e entidades nipo brasileiras da região, os visitantes encontrarão a diversidade da culinária japonesa, que já conquistou o paladar brasileiro. “Agradeço todos os diretores, patrocinadores, associações, entidades, amigos e voluntários do festival por estes dez anos juntos e sempre trabalhando em prol da preservação e divulgação da cultura japonesa”, disse Hanada.

A realização do 10º Festival do Japão é do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Honda Automóveis e Prefeitura Municipal de Campinas. O patrocínio é das seguintes empresas: Tokio Marine, Hitachi, Fazenda Tozan, Plano de Saúde Vera Cruz, Azuma Kirin, Grupo Nikkei, Satoshi Ito, Higa Atacado, Fast Shop, Broto Legal Alimentos, Hanamih Turismo, Costão do Santinho, Camil, Kumon (São Bernardo,Tancredão), Daiwa Service, Nashi Empório Oriental, Supermercados Shimozono, San mar Turismo e Beni Car.

(Célia Kataoka, especial para o Jornal Nippak)

 

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3241-1213 e 3241-1719 ou pelo site: www.festivaldojapaocampinas.com.br

 

 

==================================================================== 

 

Hideko Hiromoto, 91, uma história de vida

 

Dona Hideo, de 91 anos de idade (foto: divulgação)

 

 

Para os que estão desanimados e “entregando os pontos”, a história de Hideko Sakuno Hiromoto ensina uma maneira especial de se viver. Com muita emoção, o sonho de Hideko será realizado  neste 10º  Festival. É que ela  irá nos abrilhantar tocando no teclado uma música especialmente para todos os familiares, amigos e principalmente para homenagear o grupo de senhoras que trabalha como voluntárias no Nipo de Campinas. “Quero tocar  para todos os presentes e para o fujinkai, pela dedicação do grupo em todos os eventos na divulgação e preservação da cultura japonesa”, disse.

Com “apenas” 91 anos de idade, Hideko sempre lembra a fábula “O coelho e a tartaruga”, com a mensagem de” sempre persistir e nunca desistir”, e“nunca encostar o corpo”.  Hideko acha importante o respeito aos antepassados  e aos pais. Sempre ativa, faz caminhadas, cuida das flores, verduras, gosta de culinária e sempre “faz suas orações”. Graças aos ensinamentos da professora Dalva Torres, com dedicação e paciência, Hideko, quando completou 85 anos, resolveu pôr o seu sonho de juventude em prática: tocar piano. Ao ouvir a sua neta Livia (8 anos) tocar, Hideko  escolheu o teclado eletrônico, devido a dificuldade das mãos no piano. Nascida em Cravinhos, Hideko teve 11 filhos: Hisaiti, Kasuko, Hiroshi, Rosa, Nobuko, Yuriko, Hideyoshi, Shoiti, Emiko e Minoru (falecido). Possui 28 netos e 16 bisnetos.

(Célia Kataoka)

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CINEMA: Filme de Masaharu Fukuyama é o mais visto ...   Cenas do filme Midsummer Formula (foto: divulgação)   A nova produção japonesa para os cinemas "Midsummer Formula" foi o fil...
COMUNIDADE: Associação Okinawa do Carandiru celebr... No último domingo, 9, a AOC - Associação Okinawa do Carandiru, uma das recentes associações nikkeis da zona norte da Capital, realizou a sua 7ª Festa ...
COMUNIDADE: Lançamento de ‘Intercâmbio Cultural Br... Uma cerimônia singela, porém, revestida de grande importância não só para a comunidade nikkei, mas também para a sociedade brasileira, marcou o lançam...
PARANÁ: Pneus da Sumitomo começam a chegar pelo Po... A primeira carga de pneus da Sumitomo Rubber começou a chegar nesta semana ao Porto de Paranaguá. Até o fim do mês, a empresa importará 50 mil pneus q...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *