CAMPINAS: TADAYOSHI HANADA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO CAMPINEIRO

O presidente do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, Tadayoshi Hanada, recebeu o título de Cidadão Campineiro, uma iniciativa do vereador Carmo Luiz. Segundo o vereador esta homenagem se justifica  pela rica trajetória de grandes realizações, eventos sociais visando atingir não só  a colônia japonesa mas também toda comunidade campineira. O Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas também foi lembrado como um dos clubes mais importantes da cidade, recebendo o Diploma Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao munícipio de Campinas. “Agradeço o vereador Carmo por este título e dedico à minha família, que sempre me apoiou”, disse Tadayoshi. “Dedico também parte dessa homenagem ao Nipo de Campinas, local onde escolhi para que a minha trajetória social fosse mais valorosa contribuindo  muito para a comunidade campineira.”

 

Tadayoshi Hanada recebe o título entregue pelo vereador Carmo Luiz. Foto: Celia Kataoka

 

Estiveram presentes nesta sessão solene da Câmara Municipal de Campinas o cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, o secretário do Bunkyo de São Paulo Celso Norimitsu –  que representou a presidente da entidade, Harumi Goya –, e o secretário de Esportes Dario Saadi, que representou o prefeito Jonas Donizette, além do presidente da Apesec Eduardo Moraes. Eles fizeram parte da mesa diretiva e todos parabenizaram Tadayoshi Hanada e elogiaram o clube.

 

65 anos do Nipo – O domingo, 4 de dezembro, foi marcado por muitas emoções. Além das homenagens solenes, o Nipo de Campinas comemorou 65 anos de existência e realizou o tradicional Bonenkai, com a presença de autoridades, diretores, associados e amigos  do Nipo, numa confraternização especial, com um almoço preparado e servido por voluntários que estão sempre presentes em todos os eventos.

Tadayoshi Hanada atua no Nipo de Campinas desde 1991. Coordenou três concursos de karaokê Paulistão e Brasileirão. Participou de um grupo de trabalho da minissérie Haru e Natsu, promoveu um show com as cantoras japonesas Yuki Saori e Satiko Yassuda e participa de todos os eventos do clube como carnaval, festa junina, concursos de karaokê, exposição de orquídeas, feira oriental, inaugurou a sala de inclusão digital e do lançamento do livro que conta a história do Nipo de autoria de Maria Kobayashi.

Foi responsável pela vinda do Yosakoi soran e do taikô. Sempre com o objetivo de divulgar  e preservar a cultura japonesa para a região metropolitana, promovendo o lazer em família, integrar as associações nikkeys de Campinas e região. São muitas realizações, mas sempre contando com diretores e amigos colaboradores em muitos eventos.

 

Show – Enquanto o telão exibia o vídeo com a história da imigração japonesa e do Nipo de Campinas, vários cantores participaram, cantando músicas da época. Takeshi Nishimura e Angelaisa Toyota abriram o  show e em seguida,  o público se encantou com a voz de Yasmin Yamashita, Marcelo Akamine, Aquico Miyamura, Satie Okamoto, Sandra Higaki, Karina Ito e Takeshi Ami. Em seguida foi a vez dos Kids e jovens dançarem, lotando o palco do Nipo de Campinas. Segundo o cônsul do Japão  Takahiro Nakamae, “o Nipo de Campinas vai ter vida longa e a continuidade está garantida com a participação desses jovens. Pabenizou Tadayoshi Hanada e  elogiou a atuação do Nipo de Campinas na comunidade.” Este pensamento também é do colunista do Jornal Nippak Silvio Sano, que prestigiou o evento.

Participaram da organização Angelaisa Toyota, Fábio Toma, Megumi Assano, Cida Kobayashi, Patrícia Hayashi, Yumi Sonoda, Celso Aoki, Tiyoko Yonamine, Mamoru Hayashi, HiromitiYassunaga, Fumino Yassunaga, Yolanda Takato e Ayako Kubota. Denis Teruya colaborou na sessão solene da Câmara Municipal de Campinas.

 

(Célia Kataoka, especial para o Jornal Nippak)

Related Post

LITERATURA: Hilda Tagusagawa lança livro de Ikeban... Montagens artísticas e belas fotografias compõem a edição de “Ikebana”, o livro dedicado à arte de arranjo floral japonês da ikebanista e autora Hilda...
DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Mulheres Nikkeis Prov...   Antigamente elas eram vistas como sexo frágil, mas os anos passaram e a mulher conquistou autonomia. Além do papel de donas da casa e de mãe...
CARNAVAL: Na Ala de Compositores da Mocidade Alegr... Se o carnaval para uns é pura brincadeira e diversão, para outros é paixão, muito trabalho e responsabilidade. É o caso do gerente financeiro, músico ...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: JAPÃO, LÁ VAMOS NÓS   Foto: D/E: 2 e 3: Prefeito Edgar e Akio Matsuura (Shigueyuki Yoshikuni)     Na reunião realizada no dia primeiro, de man...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *