CAMPINAS/BRASÍLIA Renato Chibana e Isadora Kataoka participam da Mostra da Cultura Japonesa 2012

 

Com um público animado e interessado em conhecer um pouco da cultura japonesa, foi realizado no dia 21 de outubro a “Mostra da Cultura Japonesa 2012” em Brasília. Como parte da programação, aconteceu o 1° Festival de Karaokê e o 24° Concurso Brasiliense da Canção Japonesa, que contou com a participação do vencedor do Gran Prix do Brasileirão 2012, Renato Chibana e campeão do Concurso Taishu Ongakusai do Japão. Ao lado dele, também se apresentou a cantora Isadora Kataoka, vice-campeã no Brasileirão 2012 e campeã na categoria Juvenil.

Renato Chibana foi bastante elogiado (foto: Aldo Shiguti)

 

Com a participação de 59 cantores, o Festival e o Concurso conseguiram atrair uma plateia bem interessada na música popular japonesa. No Concurso, as crianças Kenzo Kato Horikawa, Ayumi Watanabe e Matheus Katsuo Sagae interpretraram Ookina Kuri no Kino Shitade, Hoshi no Sekai e Donguri Korokoro, respectivamente. Já na categoria Adulto A, Márcio Yukihiro Mikami cantou “Sorayo”, Kelly Nishikawa interpretou “Ano Hino Youni” e Gabriela Sue Okada da Cunha cantou “Tsugaru Kaikyou Fuyu Geshiki”. Em seguida subiu no palco o cantor Thiago Fernando Silva, Ligiane Sagae Shimabukuro, Paulo Marcio Yamaguti, Takashi Igarashi e finalizando a categoria, Henrique Hideaki Mikami com a música “Arigatou Kansha”. No POP, Chiaki Kobayashi e Hideaki,Yukihiro e Takahashi deram um show de interpretação. Vários cantores mostraram talento e garra e sempre divulgando a cultura através da música nas categorias Veterano A, B, C e Super Veterano.

 

Isadora Kataoka: “Cidade Limpa” (foto: Aldo Shiguti)

No 1° Festival de Karaokê, Camila e Rafael Nishikawa, além de Ayumi, Yuri e Akemi Watanabe foram uma das atrações, ao lado de Mitsuko Mikami e Hitoshi Ito, Rosa Matsunaga, Sakura Nakamura e Kazuya Takematsu, entre outros. As músicas foram bem escolhidas e animavam o público presente que prestigiou o evento que faz parte de um projeto maior intitulado “Mostra da Cultura Japonesa 2012, com exposições de ikebana, origami, mostra de cinema e palestras com temas variados.

 

Workshop – A convite da comissão organizadora, o Workshop do professor e cantor Renato Chibana foi bem elogiado pelos participantes. Muitos se surpreenderam pela apresentação e explicações sobre as técnicas utilizadas na música e as possibilidades que a voz tem a oferecer para uma boa apresentação. Segundo Isadora Kataoka, “Brasília é uma cidade que tem um povo acolhedor e foi muito bem recebida por todos. Tudo é muito limpo e foi bem bacana conhecer os pontos turísticos e passear pelas ruas da cidade”.E para prestigiar o professor, um grupo de amigos de Brasília estará participando do II Renato Chibana Kyoshitsu Karaokê Taikai que acontece neste fim de semana no Nipo de Campinas.

(Celia Kataoka)

 

 

2° Renato Chibana Kyoshitsu Karaokê Taikai acontece neste fim de semana

 

Pela primeira vez, um taikai será realizado em dois dias, com a participação de grandes campeões de Karaokê do Brasil com o 2° Golden Grand Prix. Confirmados os cantores Alexandre Hayafuji, Angelaisa Toyota, Cintia Nishimura, Hideo Tanaka, Isadora Kataoka, Jane Ashihara, Kazue Fugi, Kunihiro Tanahara, Luis Yabiku, Mario Chibana, Mônica Misawa, Sayuri Ohashi, Sergio Tanigawa, Yuka Osawa e Yoshiaki Shinde. Será neste fim de semana (dias 10 e 11), nas dependências do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, localizado à Rua Camargo Paes, 118. O Golden é patrocinado pela Shimano, Dream Concert e Sugoi Big Fish, com entrada franca.

O Karaokê Taikai tem os mesmos moldes do Paulistão em relação as categorias e também com premiações em dinheiro, além de videogames para as crianças e para os adultos, DVD portátil. Com coordenação de Aquico Miyamura e Mariana Kataoka, presidente de honra, o professor Maeda, o Taikai conta com cerca de 400 cantores representantes de associações convidadas de várias regiões do Brasil, Brasília, São Paulo e Paraná. A sonoplastia, decoração e iluminação a cargo de Atsuhi Abe.

(Celia Kataoka)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

KARAOKÊ: Yuka Osawa conquista o Grand Prix do 23º ... Com “Aitakute Ima”, de Misia, a paulistana Yuka Osawa, de 32 anos, conquistou, pela primeira vez, o Grand Prix do 23º Concurso de Karaokê do Estado de...
ESPETÁCULO: ‘Toki no Kodama’ celebra 15 anos do Re... Não se deixe enganar pela aparência frágil de Hatsue Omine. Omine Sensei – como é conhecida por seus alunos – conquistou respeito num meio até então d...
ENTREVISTA: Kurimori quer intensificar fiscalizaçã... Reeleito para o segundo mandato como presidente do Crea-SP com quase 80% dos votos, o engenheiro Francisco Kurimori já assumiu administrativamente. En...
SAÚDE: Benefícios da prática do Kenko Taissô vira ... Fazer exercício físico é sem dúvida nenhuma um benefício em todas as idades, porém uma nova modalidade vem conquistando cada vez mais adeptos nas quad...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *