CAMPOS DO JORDÃO: 46ª Festa da Cerejeira em Flor começa no próximo dia 19

 

A Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo) – que mantém o Recanto de Repouso Sakura Home –  e o Clube Cultural e Recreativo Cereja, com apoio da Prefeitura de Campos do Jordão e Secretaria de Turismo realizam, entre os dias 19 de julho e 10 de agosto, sempre aos sábados e domingo), a 46ª Festa da Cerejeira em Flor. O evento, um dos destaques do inverno de Campos do Jordão, acontece no Parque das Cerejeiras , na Vila Albertina.

 

Festa da Cerejeira em Flor tem como objetivo unir e transmitir a cultura japonesa (foto: divulgação)

 

A programação da 46ª edição traz barracas com delícias japonesas como obentô, sushi, tempurá, truta na chapa e os tradicionais udon e yakissoba, além de apresentações culturais com corais, danças e demais manifestações artísticas.

A Festa da Cerejeira em Flor que é uma forma de unir e transmitir a cultura japonesa, tão milenar e que chegou ao Brasil no início do século 20,  às novas gerações, também traz em seu intuito arrecadar fundos para a Casa de Repouso Sakura Home.

A Festa da Cerejeira em Flor relembra o “hanami”, a festividade realizada no Japão em comemoração a florada das cerejeiras que marcam para seu povo o ciclo de “renovação”, como a volta as aulas e a busca do primeiro emprego pelos jovens nipônicos. Ao mesmo tempo em que se homenageia essa flor que dura apenas 3 dias e, que reúne lendas e misticismo como a lenda da princesa Kono-hana-sakuya-hime que caiu do céu sob uma cerejeira, no Monte Fuji.

 

Em Campos do Jordão – As primeiras mudas de cerejeira chegaram à cidade em 1936, com a criação do Sanatório Dojinkai, mas foi em 1937, que colonos japoneses moradores do Lajeado começaram a cultivar três tipos de cerejeira, que se adaptaram ao solo da Mantiqueira. Em 1967, o Palácio Boa Vista ganhou um jardim com 500 mudas de cerejeiras do tipo Some Yoshino, vindas diretas do Japão. E com as proximidades de sua florada, japoneses e descendentes de várias regiões do estado vinham a Campos do Jordão para conferir o espetáculo da natureza, já que a cidade é a única que essas plantas florescem efetivamente.

Com o crescente número de visitantes, surgiu o interesse de promover um evento que ressaltasse a beleza e a importância da planta para os japoneses e, em 05 de outubro de 1965, o então prefeito em exercício, Arakaki Masakazu, sancionou a Lei da Câmara Municipal instituído a Festa da Cerejeira em Flor em Campos do Jordão.

 

 

SERVIÇO

46ª Festa da Cerejeira em Flor de Campos do Jordão

Quando: Dias 19, 20, 26 e 27 de julho e 2,3, 9 e 10 de agosto

Horário: Das 9 às 16 horas

Onde: Parque das Cerejeiras Vila Albertina (Av. Tassaburo Yamaguchi, 2173 – Campos do Jordão

Ingressos: R$ 10,00/pessoa (idosos e estudantes com carteirinha pagam R$ 5,00)

Informações pelo tel.: 12/3662-2911.

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MEDICINA: Hospital Nipo-Brasileiro prepara grande ... O Hospital Nipo-Brasileiro realiza no próximo dia 24, das 8 às 17 horas, no Novotel São Paulo (zona Norte de São Paulo), o III Congresso de Medicina, ...
PROMOÇÃO MÊS DA CRIANÇA: Veja os ganhadores       Meu filho Davi completa 11 meses hoje, nasceu em 11/11/11, uma criança cheia de luz, sobre quem relatarei um pouco d...
EVENTOS: Ano Novo Chinês – O Grande Ano da S...   Ano Novo Chinês acontece dias 02 e 03 de fevereiro, no bairro da Liberdade (foto: divulgação)   Nos dias 2 e 3 de fevereiro, mai...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *