CANTO DO BACURI > Mari Satake: E domingo tem eleição

canto-do-bacuri-makiImagine você deixando passar a oportunidade de se manifestar que deseja dias melhores para seus filhos e netos.

Ou você faz parte daquele time que acha que tudo bem, gente nasceu para ralar e se esfalfar até morrer, sem direito a garantias trabalhistas, saúde e educação igualitária para todos? Você faz parte daquele time que acha bom que uns se matem de trabalhar para outros usufruírem das benesses deste sacrifício?

Imagine você, um imenso território onde havia uma grande massa de miseráveis e famintos e que há menos de vinte anos, estes miseráveis começaram a ter direito a sonhar e alguns deles viram seus filhos se tornando doutores na melhor universidade do país. Acredite. Isto aconteceu. E, não são poucos os casos de novos doutores, vindo de famílias humildes que tiveram a chance de prosseguirem seus estudos em grandes centros de pesquisas sediados em outros países com bolsas de estudos, subsidas pelo governo federal. Isto vinha acontecendo. E isto é apenas um bom exemplo das coisas boas que vinha acontecendo e quase ninguém da grande imprensa mencionou. E se mencionou foi muito discretamente para passar despercebido.

Mas, imagine! Havia aqueles que não gostavam nada disso. Não se conformavam que seus filhos não conseguissem ser selecionados para as melhores universidades ao lado dos filhos de seus empregados.  Que afronta! Afrontados, acostumados a terem sempre a melhor fatia do bolo apenas para si e seus assemelhados começaram a se unir. Na calada da noite. Foram várias longas noites. Longas noites e curtos dias de conspiração. Fizeram o que fizeram.

Este país era governado para uma nobre figura humana. Ela, desde muito nova ainda, sonhava com um país melhor para todos, onde todos tivessem direitos e garantias iguais. Sonhava com uma pátria justa e igualitária para todos. Dedicou sua vida toda ao trabalho honesto, digno. Houve quem a reconhecesse e ela se tornou presidente do país. Legitima e honestamente eleita pela população que acreditava que dias melhores eram possíveis de se viver. Já vinham vivendo.

A nova governante, já em seu primeiro dia, quis ressaltar o fato de ser a primeira mulher a ocupar o cargo e manifestou seu desejo de ser chamada de presidenta do país. A presidenta prosseguiu o seu mandato. Levou adiante seu plano de governo e conseguiu se reeleger. Com 54 milhões de votos.

A turba dos contrários a ela, irada por estar longe do poder tanto tempo, desde que seu antecessor, o grande líder, conseguiu governar o país por oito anos e ainda eleger uma sucessora, prometeu. Fariam de tudo para dificultar a vida da presidenta. E fizeram o que fizeram. Fizeram do país um inferno. E deu no que deu.

Um triste país. Governado por um usurpador. Um traidor.

É uma piada?

Mas é real. Vem acontecendo. Só para lembrar uma das inesquecíveis: Ministério da Educação abre suas portas para um Go Go Boy, o mesmo que teve o desplante de declarar em rede nacional a forma como cometeu um estupro e pasmem, continuou livre, leve e solto desfilando pelas praças. Desfilando e fazendo suas besteiras e chegou num dos ministérios do usurpador. Quer mais? São tantas as asnices!

E domingo temos eleição. Independente de serem estes ou aqueles os candidatos, acima de tudo é imprescindível pensar o que queremos para as nossas vidas e a de nossos sucessores. O que você quer? Continuar acreditando nas muitas mentiras veiculadas em prol do fortalecimento das leis do mercado que só fortalece aos donos do capital e ser apenas parte da massa de manobra ou ficar do lado daqueles que acreditam numa sociedade mais justa e igualitária para todos? Pense e manifeste-se. Ainda estamos tendo o direito ao voto. Você pode não gostar deste ou daquele candidato, mas acima de tudo você deve pensar o que deseja para si e seus filhos e netos. Fortaleça aquele que pode te fortalecer e não o contrário.

 

MARI SATAKE

MARI SATAKE

marisatake@yahoo.com.br
MARI SATAKE

Últimos posts por MARI SATAKE (exibir todos)

    Related Post

    BEM ESTAR: A razão do viver As pessoas vivem em busca de que? O que procuram? O que precisam?   Muitos estão amarrados, comprometidos, compenetrados,   com dever...
    SILVIO SANO: Ah! Um criativo concurso de karaokê!   Fui a Campinas para dar um abraço ao, agora professor, Renato Chibana e conferir esse seu intensamente badalado II Karaoke Taikai, conforme ...
    AKIRA SAITO: ARTES PARA A VIDA “A simples prática de uma Arte tem o poder de transcender a matéria e alcançar o espírito”   Assim como no Budo (Caminho Marcial) as artes ja...
    JOJOSCOPE: Miyazaki Hayao lança “Kaze Tachin...   A nova animação de Miyazaki Hayao estreia dia 20 de Julho nos cinemas do Japão. Escrito e dirigido por Miyazaki, o filme é baseado no...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *