CANTO DO BACURI > Mari Satake: Professora de trico

canto-do-bacuri-maki

 

Regininha nasceu no Brasil. É a caçula de uma grande família de imigrantes japoneses. Seus pais tiveram treze filhos antes dela e ela, sempre diz, nasceu por acaso. A justificativa para isso, é que, entre os irmãos todos, há uma mínima diferença na idade, às vezes até menos de um ano. Já, entre ela e sua irmã logo acima é de cinco anos. Daí a sua conclusão: nasceu sem querer, por acaso.

Pequena ainda, lá pelo início do curso ginasial, percebeu que diferentemente de boa parte dos irmãos não era muito chegada aos estudos. Ela gostava de ficar perto da mãe, às voltas com os afazeres domésticos. A mãe, percebendo isso, tratou de direcionar a menina às boas artes do lar. Já que a filha não demonstrava o mínimo interesse em se formar professora, pelo menos, seria preparada para ser uma dona de casa completa. Ela deveria saber cozinhar, costurar, bordar além outras artes manuais.

Esperta que era Regininha logo anunciou que ser dona de casa e se encher de filhos não fazia parte de seus planos. Ela queria trabalhar em loja para ter seu próprio dinheiro e não queria saber de ninguém a quem dar satisfações. Já lhe bastava a imensa família que tinha.

Mal terminou o curso ginasial, Regininha já estava empregada na loja de confecções mais chique da cidade. Ter conseguido o emprego ali era seu maior orgulho. Entrou aprendiz e lá ficou até se aposentar.

Os irmãos todos foram aos poucos se mudando da cidade. Regininha não. Nunca se casou e nunca mudou de casa. Trabalhava o dia todo e ainda cuidava da casa e dos pais idosos. Primeiro morreu o pai, a mãe ainda viveu por muitos anos.

Quando Regininha se aposentou, bem antes de completar sessenta anos, a mãe era viva ainda. Foi ela quem deu a ideia para Regininha, dar aulas de tricô. É que daqueles anos de meninice, entre as muitas artes que a mãe a obrigou a aprender, estava o tricô. Arte pela qual a menina se apaixonou de cara. Depois que aprendeu a tricotar, nunca mais parou. Mesmo trabalhando o dia inteiro na loja e cuidando da casa, ela sempre tinha as suas encomendas. Suas freguesas ficavam em filas de espera. Assim foi durante todos os seus anos de trabalho.

Regininha abraçou a ideia da mãe. Seria professora. Mas, professora de tricô. Logo que se aposentou fez uma boa reforma na casa onde moravam. Adaptou uma sala para receber suas futuras alunas de forma bastante confortável, sem atrapalhar a rotina e privacidade da mãe.

Duas vezes por semana recebia suas alunas. Por ali passaram muitas pessoas, mas havia as alunas fixas, as fiéis tricoteiras desde a primeira aula. Estas só não compareciam nas férias de Regininha ou quando ficavam doentes ou viajavam. Foram muitos anos de aulas de tricô. Ano retrasado ela anunciou que no próximo ano encerraria as atividades. Foi uma chiadeira geral das velhas amigas tricoteiras. Apesar de não dar mais aulas, sua sala sempre recebia a visita das amigas.

Agora, aos poucos, está dando a notícia às amigas, é tempo de se juntar à família. Em São Paulo, estão as irmãs queridas que há muitos anos fazem campanhas para que ela se mude. Antes havia Lili, sua querida Poodle Toy. Lili não suportaria a mudança. Mas Lili se foi há mais de quatro anos e Regininha confessa, tem sentido muita falta das poucas irmãs que ainda lhe restam. E, em São Paulo, estão também os sobrinhos e sobrinhos netos que ela tanto quer bem.

Bem vinda a São Paulo, Regininha!

 

MARI SATAKE

MARI SATAKE

marisatake@yahoo.com.br
MARI SATAKE

Últimos posts por MARI SATAKE (exibir todos)

     

     

    Related Post

    AKIRA SAITO: SER, UMA QUESTÃO DE ESCOLHA   “Todo sonho parece impossível até ser realizado”     Muitos dizem ter sonhos, mas na prática parece que poucos acreditam ou v...
    NOTÍCIAS DE LINS: PAPA DO BUDISMO PRIMORDIAL – HBS... O Papa (Foto: divulgação)   O 25º Sumo Pontífice Yamauti Mitikai Sounin virá do Japão especialmente para realizar o Grande Culto no dia 19...
    ERIKA TAMURA: Suíça e sua democracia ativa Recentemente estive na Suíça, de férias. Fui passear, mas achei interessante a forma de governo suíço. O governo da Suíça é constituído por set...
    SILVIO SANO: Um Tributo às mamães   Prezados Amigos. Apesar de o vídeo da conquista do tricampeonato mundial já estar no “forno”, permitam-me incomodá-los, antes, com algo m...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *