CARNAVAL 2015: Nikkeis vivem a expectativa de desfilar na passarela do samba em SP

Quem gosta de samba e quer experimentar a sensação de desfilar na passarela do samba no Anhembi no Carnaval 2015, eis que surge uma grande oportunidade, a Escola de Samba Águia de Ouro fará uma grande homenagem a comunidade japonesa levando para a apoteose do samba “Brasil-Japão – 120 Anos de União”. Para provar que japonês tem ginga e samba no pé, Jornal Nippak visitou a quadra da escola onde encontrou vários grupos de nikkeis, uns veteranos e outros nem tanto, sondando o ambiente.

 

(FOTO: Luci Judice Yizima)

(FOTO: Luci Judice Yizima)

 

O consultor tributário Ricardo Sunairi esteve pela primeira vez à quadra da escola sentir o clima. “Vim para saber qual é a sensação, e tenho o incentivo da minha esposa Vera Lúcia que também vai participar do carnaval e homenagear a professora Heide Cunha (integrante da escola)”, afirma. “Primeiro que a colônia japonesa é muito grande. Essa homenagem é de uma sensibilidade, é genial da Águia de Ouro, reconhecer esse relacionamento entre Brasil e Japão é fantástico”, Ricardo se declara muito orgulhoso.

A ex-presidente da Comissão de Mães do Grupo Escoteiro Caramuru, Cristina Inui Miyazaki também esteve pela primeira vez a quadra da escola e não pretende fazer feio na passarela do samba. “Eu sempre gostei de carnaval e nunca tive a oportunidade de ir ao Sambódromo”, revela. “Dessa vez temos motivos de sobra para participar, além das homenagens convencionais estaremos em um grupo de amigos com mais de cem pessoas”, confessa Cristina.

Anacleto Hanashiro veio conhecer de perto como funciona e qual a sensação da escola de samba. “Eu quero saber como é a produção de uma escola de samba? Vim conferir”, admite. “Não tenho samba no pé, mas quero participar. Uma oportunidade de festejar a moda brasileira os 120 Anos de Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão”, revela Hanashiro.

 

(foto: Luci Judice Yizima)

(foto: Luci Judice Yizima)

 

Edson Ikuno da diretoria Social do Nippon Country Club afirma que está levando para a passarela do samba mais de 50 pessoas que são associados do Nippon. Confessa gostar de carnaval, e participar de um evento tão brasileiro e estar entre amigos é muito prazeroso.

A veterana nipo-brasileira, assistente social aposentada, Christina Tiemi Nakano, experiente, há dois carnavais desfila na ala das baianas da Águia de Ouro. “Desfilar na Águia de Ouro é delirante, gosto da vibração, da alegria que a escola proporciona”, explica. “A escola me trata muito bem, não tem como se sentir acolhida. Uma escola séria, muito respeitável e familiar. Um ambiente muito gostoso”, define a ‘japabaiana’ Christina.

A presidente da Associação de Aomori Kenjinkai do Brasil, Michiko Tamashiro veio conhecer a escola, e revela que é a primeira vez que pisa em uma quadra de escola de samba. Tamashiro confessa que está animada para o evento, e declara que já tem 18 pessoas da associação inscritas para desfilar.

Em entrevista ao Jornal Nippak o presidente da Escola de Samba Águia de Ouro, Sidnei Carriuolo destaca a simpatia à comunidade japonesa no Brasil e no Japão. “Sempre tive muita afinidade com os japoneses”, diz. “É muito bom essa aproximação, estamos nos adaptando ao ambiente japonês. Um povo comprometido, tranqüilo, muito alegre e gostam de brasileiros, isso vai dar muito samba”, garante Sidnei.

 

resized_DSC_0317

(foto: Luci Judice Yizima)

 

“Hoje a nossa escola possuem três mil e duzentos componentes que irão desfilar em 2015, dentre eles quinhentos serão de japoneses. Nossa missão hoje aqui é mostrar para as lideranças e empresários japoneses como será o Carnaval 2015 e a nossa homenagem para que eles abracem o nosso projeto, tragam seus compatriotas para desfilarem conosco”, enfatiza Carriuolo.

“Acredito que a parceria com o Instituto Paulo Kobayashi (IPK) através da pessoa do Victor Kobayashi, o reconhecimento e o apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo e da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo vamos reunir mais de 500 japoneses e fazer um carnaval espetacular. Vamos acabar com o estigma que japonês não tem samba no pé”, assegura Sidnei.

O Cônsul Geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima confirma a vinda de um carro alegórico de Aomori. “Estamos providenciando a vinda de uma gigante lanterna japonesa de 25 metros de altura “Neputa”, usada no Festival anualmente em Goshogawara, na província de Aomori, chegará a São Paulo em dezembro”, diz. “Também virá para o carnaval 130 japoneses sendo 100 pessoas de Asakusa (bairro de Tóquio), e 30 com a comitiva do prefeito de Goshogawara, Masatoshi Hirayama. Toda mídia do Japão está fazendo a divulgação, a Prefeitura de Goshogawara que está patrocinando a confecção onde abordaremos a tecnologia e culturalidade entre os dois países, Brasil e Japão” conclui o diplomata Fukushima.

 

(foto: Luci Judice Yizima)

(foto: Luci Judice Yizima)

 

Para finalizar, o presidente do Instituto Paulo Kobayashi, Victor Kobayashi destaca a participação da comunidade nikkei. “Estamos mobilizando toda a comunidade nipo-brasileira para participar dessa homenagem que a Escola de Samba Águia de Ouro está fazendo para o Japão”, expressa. “Esperamos que todos nós descendentes e amantes da cultura japonesa possam participar, pois isso também mostra que estamos engajados e agradecidos com essa homenagem”, arremata Kobayashi.

 

(foto: Luci Judice Yizima)

(foto: Luci Judice Yizima)

 

Com o intuito de seduzir mais adeptos para o desfile, a escola apresentou em 20 de novembro um pouco das fantasias que farão parte do desfile na avenida. Para participar do desfile, o folião deverá desembolsar R$ 300,00 pela fantasia (pagamento à vista depósito bancário ou três cheques com pagamento final em 30 de janeiro), onde terá direito a uma Fantasia, uma Camiseta da ala personalizada, uma Camiseta do Águia – Ensaio Geral, uma Carteirinha de acesso gratuito aos ensaios, participação no sorteio de 2 passagens (sem estadia) para o Japão, em Agosto de 2015, para o Carnaval de Asakusa / Toquio (sujeito às regras de participação). Parte do valor será doada a entidades assistenciais. Para aqueles que não optarem em desfilar, mas querem ver de perto ao desfile poderão adquirir convites para o camarote decorado com temas japoneses e comidas típicas orientais, valor do convite ainda não foi divulgado. Os interessados poderão obter mais informações pelo e-mail carnaval2015@ipk.org.br ou telefone (11) 3288-8989 com Márcia.

 

 

(Luci Júdice Yizima)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

LAZER: Baile Allegro está agora também no Hotel Ma... Os frequentadores do Baile Allegro organizado pela promoter Beth Yajima na Associação Miyagui Kenjinkai do Brasil, no bairro da Liberdade, vão ganhar ...
KENKO TAISSÔ: Associação comemora 10 anos e reali... A Associação Cultural e Assistência Social Kenko Taissô do Brasil está completando dez anos em 2016. Para comemorar, a entidade realizará no próximo d...
120 ANOS: Shinnenkai do Bunkyo ‘estreia’ logomarca...   O tradicional Shinnenkai – Cerimônia de Comemoração do Ano Novo – realizado no dia 1º de janeiro pelo Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultu...
UM NOVO OLHAR SOBRE O JAPÃO: Para Kengo Kuma, Japa... Com inauguração prevista para o mês de maio, a Japan House São Paulo – uma iniciativa do governo japonês que promete trazer a São Paulo um novo olhar ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *