CARNAVAL: Águia de Ouro levará os 120 Anos do Tratado para o Sambódromo

Terceira colocada no Carnaval paulistano deste ano, a Escola de Samba Águia de Ouro, do Grupo Especial, promete surpreender no Sambódromo em 2015 e conquistar o tão sonhado título para a “família azul e branco da Pompéia” – como é conhecida a escola pela comunidade que a frequenta. Com Brasil e Japão – 120 Anos de União, a escola fará uma grande homenagem ao Japão com o tema sobre os 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão a ser comemorado no próximo ano.

 

Águia de Ouro esteve presente em diversos eventos da comunidade nikkei, como na Copa do Mundo (foto: arquivo)

Águia de Ouro esteve presente em diversos eventos da comunidade nikkei, como na Copa do Mundo (foto: arquivo)

 

A festa de lançamento do enredo, samba-enredo e o desfile das fantasias piloto acontece neste sábado (4), a partir das 18 horas, na quadra da escola – localizada na Av. Presidente Castelo Branco, 7683 (Marginal Tietê), em São Paulo, com a realização do Águia Matsuri.

Realizado em conjunto com o Instituto Paulo Kobayashi, parceiro da Águia de Ouro há quatro anos, o Águia Matsuri é o primeiro festival de cultura japonesa dentro de uma Escola de Samba no Brasil. Além do lançamento oficial do Carnaval 2015 da escola, o evento contará com barracas de gastronomia japonesa, diversas apresentações esportivas e atrações culturais como taikô, danças folclóricas e shows com o cantores Joe Hirata e Mariana Suzuke.

Segundo o presidente da agremiação, Sidnei Carriuolo, a escolha do enredo foi “um caminho natural”. “Há quatro anos realizamos um projeto de intercâmbio cultural com o Carnaval de Asakusa, considerado o segundo maior carnaval de rua depois do Brasil”, explica Carriuolo, lembrando que este ano a Águia de Ouro participou do carnaval de Tóquio com 25 componentes entre ritmistas, passistas e cantores. O desfile  deste ano , que chegou a sua 33ª edição no dia 23 de agosto, contou com a participação de nove grupos pela Liga 1 e de sete pela Liga 2.

 

1920045_780095818686962_1351190807_n

Escola ficou em terceiro lugar no Carnaval deste ano (foto: divulgação)

 

Outro enfoque – De acordo com o presidente da Águia, a escola pretende mostrar uma visão diferente do Japão. Para se ter uma ideia, Sidnei garante que a agremiação não levará a imigração nem o Kasato Maru para o Sambódromo. Ou seja, nada de retratar a dura vida nas lavouras de café “nem o Japão cinzento”. “Vamos mostrar justamente o resultados desses 120 Anos de Tratado, isto é, vamos apresentar o Japão moderno, com suas tecnologias”, revela Carriuolo, lembrando que a Estação Primeira de Mangueira, uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio de Janeiro também estava de olho no tema.

 

Cônsul Fukushima com Kobayashi e Sidnei Carriuolo (foto: divulgação)

Cônsul Fukushima com Kobayashi e Sidnei Carriuolo (foto: divulgação)

 

Segundo o fundador do IPK, a sugestão de levar os 120 Anos do Tratado de Amizade para o Anhembi partiu do cônsul geral do Japão em São Paulo, Noriteru Fukushima, um dos “integrantes” da Águia no desfile deste ano. “Levamos o projeto para o presidente da Águia e o Sidnei, apaixonado que é pelo Japão, topou na hora”, conta Victor Kobayashi, acrescentando que o objetivo é levar o maior número possível de foliões nikkeis para o Sambódromo. “A meta é bater o recorde do meu pai, que em 1998 levou mais de 600 nikkeis para desfilar na Vai Vai”, explica Kobayashi referindo-se ao saudoso Paulo Kobayashi.

Coincidência ou não, em 1998, com o enredo Banzai! Vai-Vai, a escola do Bixiga ficou em primeiro lugar do Grupo Especial do carnaval paulistano ao homenagear os 90 anos da imigração japonesa no Brasil.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

 

Águia Matsuri

Quando: Sábado, dia 4 de outubro, a partir das 18 horas

Onde: Quadra da Escola de Samba Águia de Ouro (Av. Presidente Castelo Branco, 7683)

Mais informações podem ser obtidas com o IPK (pelo telefone: 11/3288-8989) e secretaria da Águia de Ouro (telefone: 11/3872-8262)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

EXPOSIÇÃO: 94ª EXPOSIÇÃO DE ORQUIDEAS AOSP Onde: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistencia Social (Rua São Joaquim 381, Liberdade, São Paulo/SP) De 18 a 20/03/2016 Horário...
GUEINOSAI: 47º Festival de Música e Dança Folclóri... A 47ª edição de Música e Dança Folclórica Japonesa (Gueinosai) acontece neste fim de semana ( dias 23 e 24), no Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade ...
BENEFICENTE: Kodomo-No-Sono promove o 5º Temaki Fe...   No próximo domingo, dia 27 de outubro, das 11h às 15h, a Associação Pró-Excepcionais Kodomo-No-Sono realizará a 5ª edição do Temaki Fest, na...
LITERATURA: Estação Liberdade lança romance de iní... Décimo título do escritor Prêmio Nobel Yasunari Kawabata traduzido pela Estação Liberdade, A Gangue Escarlate de Asakusa é uma das raras narrativa...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *