Celular já pode ser usado como carteira virtual no Brasil

A partir de hoje, portadores dos telefones celulares C7, N9 e 701, todos fabricados pela Nokia, podem usá-los como carteiras virtuais no Brasil.

É possível pagar contas em bares, restaurantes ou até mesmo transferir dinheiro entre duas pessoas. As transações financeiras, por enquanto, só funcionam entre os modelos citados.

Para isso, é preciso baixar o aplicativo do PagSeguro (serviço do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha), lançado hoje na loja virtual do sistema Symbian, que usa a tecnologia NFC, presente nos três modelos.

Divulgação
Aplicativo do PagSeguro rodando em dois celulares Nokia com NFC
Aplicativo do PagSeguro rodando em dois celulares Nokia com NFC

O próprio celular pode fazer tanto o papel de cartão de crédito quanto de terminal de cobrança. Há duas versões do aplicativo: um específico para quem compra e outra para quem vende.

Para que a transação se realize, basta que os aparelhos estejam próximos (cerca de 3 cm) e rodando o aplicativo do PagSeguro, que funciona como um mediador para transações on-line.

“A tecnologia já estava disponível desde o ano passado, mas ainda não havia aplicativos que a utilizassem”, afirma Igor Taquehara, gerente de projetos do PagSeguro.

Taquehara diz que o aplicativo chega para Windows Phone no ano que vem e que o interesse é também disponibilizar o programa para Android e iOS –se a próxima geração do telefone da Apple tiver a tecnologia.

“O aplicativo poderá fazer operações entre celulares de diferentes sistemas”, diz Taquehara. “A única obrigação é que ambos tenham NFC”, afirma o gerente.

A Samsung pode ser a próxima fabricante a disponibilizar celulares com a tecnologia no país. Já a Visa diz que mantém conversas com teles brasileiras sobre o NFC, mas que ainda não há planos.

Carolina Daffara/Editoria de Arte

LÁ FORA

Visa e Samsung já mantêm uma parceria em Londres para implementar um sistema de pagamento via celular que vai funcionar até no transporte público da capital inglesa.

Também na Europa, a Visa tem acordo com a Vodafone, gigante global da telefonia. A bandeira de cartões vai oferecer serviços de cobrança via NFC em cinco países.

Nos EUA, o Google lançou, em setembro passado, a Google Wallet no celular Nexus S, da Samsung, com cartões da MasterCard. Modelos da LG terão o serviço em breve.

Ainda nos EUA, o grupo Isis, união das operadoras AT&T, Verizon e T-Mobile, lançará neste ano sua própria carteira virtual para celular.

Related Post

Robô-guia para cegos e software de reconhecimento ... Feira Tecnológica do Centro Paula Souza começa nesta quarta, 19, no Centro de Eventos PRO MAGNO. Projetos e apps incluem soluções para saúde, ambiente...
TECNOLOGIA: Tristeza nunca mais! Geladeira japones...   Do R7, com Fala Brasil   Cientistas criam tecnologia para aumentar a felicidade da população "na marra"   Além da geladei...
Anatel libera venda do novo iPad no Brasil A Anatel acaba de publicar em seu site oficial a homologação do novo iPad (modelo A1430), processo que libera a venda do modelo mais recente do tablet...
Apple lança iPad Mini de 7,9″ iPad mini Finalmente, após vários lançamentos, Tim Cook voltou ao palco para falar do iPad. Primeiro, ele comparou o tráfego da internet que é li...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *