CIDADES/ANDRADINA: Jamil Ono disputa a fase nacional do Prêmio Prefeito Empreendedor

No próximo 15 de maio, o prefeito de Andradina, Jamil Ono (PT) vai participar da fase Nacional do 7º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Sebrae. No evento, que acontece na sede nacional do Sebrae em Brasília, às 19 horas, dezenas de prefeitos de municípios brasileiros concorrem com projetos consistentes, que contemplam uma política desenvolvimentista integradora, abrangente e inovadora. Jamil Ono, consagrado na fase paulista do evento, é um dos poucos a disputar em duas modalidades.

“Sabemos que é muito difícil chegar na premiação nacional, apenas por participar, representando inciativas que deram certo em Andradina, já nos sentimos prestigiados”, disse o prefeito.

Jamil (com Kassab) Durante a fase estadual Jamil foi o único a receber dois destaques (foto: Divulgação)

 

A cidade de Andradina se diferenciou entre as demais por traçar novas diretrizes na regulamentação das micro e pequenas empresas, que garantiu destaque ao prefeito Jamil Akio Ono nas categorias: Lei Geral Municipal e Crédito e Capitalização

“Isso não é uma conquista individual mas uma somatória do trabalho, ajuda, contribuição e disposição de todos que colaboram e atuam no empreendedorismo da cidade”, disse.

 

Lei Geral Municipal

Ao assumir a prefeitura, em 2009, uma das principais determinações de Ono foi o apoio efetivo aos pequenos negócios locais. O primeiro passo foi ajustar a legislação vigente, da década de 70, incorporando o tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas.

A regulamentação da Lei Geral das pequenas empresas deu espaço para implementação do Programa de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Andradina (Prodesan), com a meta de acelerar o progresso do município por meio de incentivos fiscais e medidas de apoio, facilitando a instalação e ampliação de empresas dos segmentos industrial, comercial e de prestação de serviços.

A lei foi pensada para promover um desenvolvimento sustentável que contemplasse do empreendedor individual até o grande investidor, em contraposição a lei anterior que contemplava tão poucos. Agora o acesso aos incentivos é mais democrático e realmente do tamanho de cada investidor. Também integram o pacote ‘pró pequena empresa’ o incentivo à formalização dos empreendedores individuais, o apoio ao crédito e a abertura do mercado de compras públicas às micro e pequenas empresas do município.

 

Crédito e Capitalização

Para alavancar os pequenos negócios, tratados como principal vetor de crescimento de Andradina, Jamil Ono decidiu investir na concessão de microcrédito para os empreendedores locais.

O município apostou em infraestrutura, compra de equipamentos e contratação de agentes de crédito para o Banco do Povo. Com as campanhas e mutirões de divulgação nos bairros, a oferta de crédito por parte do governo estadual dobrou em 2011, passando de R$ 500 mil para R$ 1 milhão por ano.

O aumento da oferta de crédito em Andradina já rendeu premiações ao município, a cidade conquistou por três anos consecutivos a premiação de melhor desempenho e por três anos a primeira colocação no Mutirão de Microcrédito, ambos destaques dentre os municípios de 50 mil a 100 mil habitantes. A agência de Andradina é comandada pelo gestor voluntário Ari Guimarães Soares, e coordenada pelas agentes locais Andrea Moreira e Adriana Previatto.

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ESPETÁCULO: Bunkyo recebe “Dança Ryukyu Buyo” nest... Para marcar as comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade Brasil – Japão as irmãs Grã-Mestras, Yoshiko Tamita e Mieko Kinjo e o coreógrafo Satoru...
COOPERAÇÃO: PRESIDENTE DA JICA VISITA O PARÁ PARA ... O presidente da Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão), Shinichi Kitaoka, vem ao Pará para conhecer os projetos que estão sendo desenvolv...
ESPECIAL: Cônsul Takahiro Nakamae visita comunidad... O cônsul geral do Japão em São Paulo, Takahiro Nakamae, em companhia do vice-cônsul, Kenji Iwashima, visitou, nos dias 1º, 2 e 3 deste mês, 13 comunid...
RIO DE JANEIRO: Memorável “Miss Nikkey Rio de Jane... Loanda Oliveira Fukuma, 25 anos, representante de Niterói, foi eleita “A mais bela nikkey do Estado do Rio de Janeiro em 20 de maio de 2017 no Salão A...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *