CIDADES/ARUJÁ: 21ª ExpoAflord começa no próximo fim de semana e homenageia ‘Brasil de todas as cores’

 

A Associação dos Floricultores da Região da Via Dutra (Aflord) realiza no próximo fim de semana (25 e 26) e nos dias 1º, 2, 7, 8 e 9 de setembro, em Arujá (SP), a 21 ª edição da Expo Aflord. Este ano, o tema escolhido foi “Brasil de todas as cores”, uma homenagem a todos os imigrantes que moram no país. Cada cantinho do Pavilhão Principal será dedicado a uma nação que fazem do Brasil um país multicultural. Estarão representadas comunidades como a japonesa, italiana, portuguesa, holandesa, alemã, espanhola e árabe.

 

Este ano, Aflord presta homenagem aos imigrantes (foto: Vera Nishitani)

 

Segundo o presidente da Aflord, Luiz Ishikawa, quem gosta de flores não se arrependerá. Quem comparecer ao evento terá a oportunidade de conhecer a grande variedade de flores e plantas produzidas na região da Via Dutra.

“Todos os anos surgem novas variações de uma mesma linhagem”, diz Ishikawa, explicando que a Aflord conta com um laboratório onde são desenvolvidas modernas técnicas de produção que os visitantes podem conferir durante os sete dias de exposição.

“A exposição nasceu justamente em função da necessidade de aplicarmos recursos em novas pesquisas. Este ano, por exemplo, recebemos um técnico da Jica [Japan International Cooperation Agency], a Agência de Cooperação Japonesa, que está nos assessorando”, conta Ishikawa, explicando que a Aflord reúne hoje cerca de 70 produtores de regiões como Guarulhos, Mogi das Cruzes, Guararema, São José dos Campos, Taubaté e Jacareí.

 

ExpoAflord (foto: Vera Nishitani)

 

“Não podemos ficar parados”, diz Ishikawa, lembrando que durante toda a exposição, engenheiros e técnicos agrônomos permanecem na área de exposições para fornecer orientação aos compradores sobre como garantir maior durabilidade e saúde dos produtos adquiridos.

Além disso, poderão adquirir os produtos com preços bem abaixo daqueles praticados normalmente do mercado.

No entanto, Ishikawa antecipa que uma das grandes novidades ano não está exatamente em um novo cruzamento nem numa nova espécie de orquídea a ser lançada. “Este ano reformamos toda a Praça de Alimentação, que ficou bem mais agradável”, revela Ishikawa, afirmando os visitantes poderão degustar delícias da culinária japonesa e pratos regionais.

 

Programação Cultural é outro atrativo da ExpoAflord (foto: Vera Nishitani)

 

Outra preocupação dos organizadores, diz Ishikawa, refere-se à programação de palco. Além do tradicional show comandado péla Rádio e TV Nikkey (a cargo dos apresentadores Paulo Miyagui e Mieko Senahara), estarão se apresentando grupos de taikô e de yosakoi soran, grupos de danças folclóricas do Japão, Rússia, Bolívia e Espanha. Haverá ainda demonstração de artes marciais, shows de mágica e cães adestrados.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

 

Escreva um Comentário