CIDADES/CURITIBA: Consulado do Japão doa “Mini enciclopédia do Japão” às bibliotecas municipais

Em visita à Secretaria Municipal de Educação (SME), no dia 13, o Cônsul Geral do Japão em Curitiba Noboru Yamaguchi doou 181 exemplares da “Mini enciclopédia do Japão” às bibliotecas municipais de Curitiba. Na ocasião o cônsul geral foi recebido pela secretária de Educação Liliane Casagrande Sabbag e pela gerente de Bibliotecas e de Faróis do Saber Margareth Fuchs.

 

Cônsul Geral foi recebido pela secretária de Educação Liliane Casagrade Sabbag e pela gerente de Bibliotecas e de Faróis do Saber Margareth Fuchs (foto: divulgação)

 

O cônsul geral destacou a relação de amizade entre o Japão e o Brasil e fez uma breve explanação sobre a motivação da publicação. Manifestou o desejo de que os alunos da rede municipal, cidadãos curitibanos de amanhã, possam com ela aumentar os conhecimentos sobre o Japão, para que a relação entre os dois países possa se intensificar cada vez mais.

A Secretária Liliane agradeceu pelo inesperado presente do Governo Japonês e disse que a Mini enciclopédia será de grande valia para os alunos da rede e também a todos da comunidade curitibana que queiram conhecer melhor sobre o Japão.

 

Cônsul fez uma breve explanação sobre a motivação da publicação (foto: divulgação)

 

Por fim houve a apresentação, pela Gerente de bibliotecas, do sistema de pesquisa de acervo “on line“ da Rede de Bibliotecas. Este sistema, disponível na página da SME na internet, permite pesquisar se uma determinada obra faz parte ou não do acervo da rede e em qual unidade ela está disponível para consulta ou empréstimo. Ela será de extrema utilidade para auxiliar a comunidade a ter fácil acesso à obra ora doada.

As mini enciclopédias serão distribuídos para cada um dos Faróis do Saber e das bibliotecas escolares que compõem a rede de Rede de Bibliotecas Escolares do município de Curitiba.

 

Fonte – Mini enciclopédia do Japão: o “Projeto de Promoção do Intercâmbio Cultural Brasil – Japão, Publicação da Mini enciclopédia do Japão” nasceu em 2008, ano do centenário da imigração japonesa no Brasil. A obra foi elaborada para oferecer às crianças mais conhecimentos sobre o Japão.

O projeto teve apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Fundação Japão em colaboração à Federação de Negócios do Japão (Keidanren). Ricamente ilustrada, sua linguagem foi adequada para os alunos do ensino fundamental para servir de fonte de pesquisa sobre a história, geografia, cultura, costumes e tradições do Japão.

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SANTO ANDRÉ: Culinária é destaque da 8ª Festa Tana... Com o objetivo de divulgar a cultura japonesa aos não descendentes de japoneses e também às novas gerações, a Sociedade Cultural do ABC (Bunka Kyokai)...
BUNKYO: Nihon no Bi – Beleza do Japão aconte... Por Kenia Gomes    Chado Urasenke - cerimônia do chá (foto: divulgação) No próximo mês se iniciam as atividades pelos 105 anos de imigr...
MOSTRA ANIME CRIATIVO Os cinco animes dos renomados estúdio de animação STUDIO4ºC e KOO-KI estarão em cartaz no MIS, em setembro   Depois de uma temporada em Belém...
HAIKU: Bunkyo recebe inscrições para o 29º Itoen O... O Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – está recebendo até o próximo dia 26 as inscrições para o 29º Itoen Oi Oc...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *