CIDADES/CURITIBA-PR: Dekasseguis retornados trocam experiências na ABD

A Associação Brasileira de Dekasseguis – ABD realizou no dia 28 de março, em sua sede (rua 24 de maio 765 A, em Curitiba), encontro de grupo de apoio com dekasseguis retornados com o intuito de promover trocas de experiências vividas no Japão entre os participantes e discutir a situação atual do país, além do mercado de trabalho.

Participaram do grupo 11 pessoas entre ex-dekasseguis que retornaram antes e após a crise de 2008 e alguns dekasseguis que retornaram após tsunami e terremoto de 2011. A opção de um grupo menor foi proporcionar um espaço em que todos os presentes pudessem relatar sua experiência de forma mais participativa.


Experiências vividas e dificuldades ao regresso foram relatadas. Entre os participantes, alguns ainda se encontram no estágio de readaptação no Brasil e relataram suas vivencias do regresso e também o ‘choque cultural’ entre Brasil e Japão. Foram mencionados como exemplos a tecnologia e o trânsito diferentes nos dois países.

Ao regressar, após longos anos, muitos laços de amizades são perdidos, e este foi também um dos objetivos do grupo, proporcionar um espaço para que os retornados pudessem entrar em contato com pessoas que viveram ou estão vivendo experiências semelhantes às suas e juntos pudessem compartilhar histórias.

Questões relacionadas com a família, a língua, o social e a cultura foram mencionados entre fatores a serem considerados ao estar no Japão ou para quem decide ir ao Japão. A importância do planejamento e a busca de informações foram mencionados como imprescindíveis antes de ir e para quem volta.

Entre os que voltaram, alguns ainda pensam em retornar ao Japão futuramente, pois se acostumaram com a cultura e a vida no país. Já outros apostam nas perspectivas futuras no Brasil.

*** Se você  tem interesse em participar de encontros de grupos de dekasseguis retornando entre em contato com a ABD através do email: abd@abdnet.org.br

(Fonte: ABD)

 

CLASSIFICADOS ABD

Filial Japonesa de Joinville está com vagas para:

Auxiliar administrativo

Requisitos: Preferência com noção de língua japonesa e more em Joinville ou região; possuir Carteira de habilitação.

Benefícios: Vale transporte e Vale refeição.

Salário compatível com a função.

Não é necessário experiência. Somente disposição e vontade de trabalhar.

Interessados entrar em contato com a ABD, através do telefone: (41) 3233-8449 ou e-mail: abd@abdnet.org.br

 

Supervisão Comercial / Gerência

Requisitos: Noção de comércio exterior – importação/exportação, experiência com vendas, fluência em  japonês e português. Intermediário em Inglês e espanhol.

Disponibilidade para morar em Joinville – SC e quando necessário viajar a trabalho. Salário compatível com o cargo de gerência.

Interessados entrar em contato com a ABD, através do telefone: (41) 3233-8449  ou e-mail: abd@abdnet.org.br

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

CULTURA: Bunkyo homenageia escritores, poetas e ma...   A Comissão de Atividades Literárias do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), realizou no último dia 17,...
SILVIA IN TOKYO: JAPÃO PERDE 1 MILHÃO DE HABITANTE... ÚLTIMO CENSO REVELA QUE A POPULAÇÃO ENCOLHEU PELA PRIMEIRA VEZ DESDE O INÍCIO DESSAS ESTATÍSTICAS, EM 1920   População cresce em Tokyo mas d...
SUMARÉ: Ryukyu Koku Matsuri Daiko, Grupo Todos Nós... O ponto alto da 8ª Semana da Cultura Japonesa de Sumaré acontece neste sábado e domingo (20 e 21), com as atrações artísticas. No sábado, das 19 às 22...
CRIME: ELIZE MATSUNAGA É CONDENADA A 19 ANOS E 11 ... A bacharel em direito e técnica em enfermagem Elize Matsunaga, 35, foi condenada na madrugada desta segunda-feira (5) a 19 anos, 11 meses e 1 dia de p...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *