CIDADES/CURITIBA-PR: Dekasseguis retornados trocam experiências na ABD

A Associação Brasileira de Dekasseguis – ABD realizou no dia 28 de março, em sua sede (rua 24 de maio 765 A, em Curitiba), encontro de grupo de apoio com dekasseguis retornados com o intuito de promover trocas de experiências vividas no Japão entre os participantes e discutir a situação atual do país, além do mercado de trabalho.

Participaram do grupo 11 pessoas entre ex-dekasseguis que retornaram antes e após a crise de 2008 e alguns dekasseguis que retornaram após tsunami e terremoto de 2011. A opção de um grupo menor foi proporcionar um espaço em que todos os presentes pudessem relatar sua experiência de forma mais participativa.


Experiências vividas e dificuldades ao regresso foram relatadas. Entre os participantes, alguns ainda se encontram no estágio de readaptação no Brasil e relataram suas vivencias do regresso e também o ‘choque cultural’ entre Brasil e Japão. Foram mencionados como exemplos a tecnologia e o trânsito diferentes nos dois países.

Ao regressar, após longos anos, muitos laços de amizades são perdidos, e este foi também um dos objetivos do grupo, proporcionar um espaço para que os retornados pudessem entrar em contato com pessoas que viveram ou estão vivendo experiências semelhantes às suas e juntos pudessem compartilhar histórias.

Questões relacionadas com a família, a língua, o social e a cultura foram mencionados entre fatores a serem considerados ao estar no Japão ou para quem decide ir ao Japão. A importância do planejamento e a busca de informações foram mencionados como imprescindíveis antes de ir e para quem volta.

Entre os que voltaram, alguns ainda pensam em retornar ao Japão futuramente, pois se acostumaram com a cultura e a vida no país. Já outros apostam nas perspectivas futuras no Brasil.

*** Se você  tem interesse em participar de encontros de grupos de dekasseguis retornando entre em contato com a ABD através do email: abd@abdnet.org.br

(Fonte: ABD)

 

CLASSIFICADOS ABD

Filial Japonesa de Joinville está com vagas para:

Auxiliar administrativo

Requisitos: Preferência com noção de língua japonesa e more em Joinville ou região; possuir Carteira de habilitação.

Benefícios: Vale transporte e Vale refeição.

Salário compatível com a função.

Não é necessário experiência. Somente disposição e vontade de trabalhar.

Interessados entrar em contato com a ABD, através do telefone: (41) 3233-8449 ou e-mail: abd@abdnet.org.br

 

Supervisão Comercial / Gerência

Requisitos: Noção de comércio exterior – importação/exportação, experiência com vendas, fluência em  japonês e português. Intermediário em Inglês e espanhol.

Disponibilidade para morar em Joinville – SC e quando necessário viajar a trabalho. Salário compatível com o cargo de gerência.

Interessados entrar em contato com a ABD, através do telefone: (41) 3233-8449  ou e-mail: abd@abdnet.org.br

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

INTERCÂMBIO: Nikkei orienta estudantes brasileiros... Faz tempo que aprender outro idioma se tornou requisito quase que obrigatório para quem quer se dar bem na vida. Seja para ingressar no mercado de tra...
PIRACICABA-SP: 7ª Festa da Primavera – Mostr...  O Clube Cultural e Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba, realiza nos dias 14 e 15 de setembro, a tradicional festa mantida pela colônia japonesa,...
REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL: ‘Tínhamos que dar uma... Aprovada em primeira votação na Câmara dos Deputados, a proposta de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos para alguns crimes hediondos deve i...
COMUNIDADE: Associação Okinawa Kenjin do Brasil fa... Fundada em 1926 com o objetivo de promover e incentivar a mais ampla e perfeita harmonia entre os associados e apoiar atividades culturais, esportivas...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *