CIDADES/CURITIBA: Tereza Hatue de Rezende recebe título de Cidadã Honorária

“Esse título é o mais importante das homenagens. É concedido a personalidades de destaque que contribuem de forma engrandecedora, não somente para o âmbito no qual convivem, mas de modo abrangente à coletividade”, disse o vereador Jorge Yamawaki (PSDB), no último dia 18, durante sessão solene de entrega do título de cidadã honorária de Curitiba para a professora, escritora, pesquisadora e historiadora Tereza Hatue de Rezende. A solenidade, presidida pela vereadora Julieta Reis (DEM), contou com a presença de autoridades, familiares, amigos, alunos da agraciada e foi abrilhantada por seu cunhado Cláudio Ribeiro, que cantou e tocou violão.

A professora Tereza Hatue de Rezende e o vereador Jorge Yamawaki com o título de cidadã honorária. (Foto - Anderson Tozato)

Yamawaki falou sobre o currículo da professora, que nasceu em Itaí (SP), é graduada em Filosofia, Ciências e Letras e também em Biologia Cultural. Especializada em Literatura Brasileira pela USP, é, ainda, professora de Línguas, Literatura Portuguesa, Arte e Estética, escritora e palestrante. Ao longo de sua carreira, Tereza desenvolveu inúmeros projetos e proferiu palestras em cursos de graduação, escolas, hospitais, asilos. Lecionou no colégio estadual Vicente Rio, de Londrina; foi vice-diretora do Centro de Letras e Ciências Humanas e chefe dos colegiados de Ciências e Artes da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Chefiou o primeiro intercâmbio Brasil-Japão sob a chancela do Ministério da Educação; trabalhou na Secretaria de Estado da Cultura; chefiou o gabinete da vice-governadoria do Paraná; exerceu cargos de assessoria e de chefia na presidência da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), entre outros.

Tereza Hatue de Rezende disse que compartilha o título com familiares e, em especial, com o marido, o jornalista Claret de Rezende. (Foto: Anderson Tozato

 

Homenagens – Em reconhecimento aos seus trabalhos, a professora também recebeu muitos títulos e homenagens. Destacam-se, entre eles, o Troféu “Mulher Influente”, concedido pelo jornal MG Turismo, de Belo Horizonte; diplomas de honra ao mérito, concedidos pela Associação Brasileira de Escritores de São Paulo, pelo Consulado do Senegal e pela Assembleia Legislativa do Paraná; menção de louvor na Câmara de Vereadores de São Paulo e diploma da Bussiness Professional Women (BPW), no Dia Internacional da Mulher.
Destacou-se em atividades literárias, escrevendo muitos artigos para publicação em jornais e editoras, além de livros. Para finalizar, Jorge Yamawaki ressaltou que a conduta das boas ações em prol da humanidade faz o homem avançar rumo à sabedoria e que a celebração da noite era um exemplo de cidadania.

“A conduta das boas ações em prol da humanidade faz o homem avançar rumo à sabedoria”, destacou Jorge Yamawaki, em seu discurso de saudação. (Foto - Anderson Tozato)

 

Agradecimento – Em seu agradecimento, a professora lembrou que o homem é feito de barro e comentou sobre o barro de que foi feita. Falou da saga da família, do tino literário da mãe, dos livros recebidos de seu pai. Recordou dos tempos escolares e das pessoas que a ensinaram a forjar seu lado político. Disse que se sentia muito honrada com o título, que deveria ser divido com a família e as equipes de trabalho. Citou Mahatma Gandhi e os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais, que são: riqueza sem trabalho, prazeres sem escrúpulos, conhecimento sem sabedoria, comércio sem moral, política sem idealismo, religião sem sacrifício e ciência sem humanismo. Concluiu afirmando que continua combatendo um bom combate e conservando a fé.

O músico Cláudio Ribeiro, cunhado da homenageada, abrilhantou o evento. (Foto - Anderson Tozato)

 

Presenças – Prestigiaram o evento o coordenador geral da Comec, Rui Hara; Joaquim Cancela Gonçalves, da Federação das Indústrias do Paraná; o vice-presidente do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais da Associação Comercial do Paraná, Odone Fortes Martins; os cônsules do Japão, Motohiro Hoshino; da Ucrânia, Laryssa Myronenko; das Filipinas, Kiyoshi Ishitani; do Senegal, Ozeil Moura dos Santos; da Espanha, Saturnino Hernando Gordo, e o vice-presidente da Câmara Brasil-Coréia, Mauro Suyhama, entre outros.

(do site da Câmara Municipalde Curitiba)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMUNIDADE: ‘Diferenciado’, 14º Okinawa Festival s... Realizado pela Associação Okinawa de Vila Carrão nos dias 6 e 7, no Centro Educacional Esportivo Vicente Ítalo Feola, na Vila Manchester (zona Leste d...
9º Festival dos Imigrantes de Jacareí Uma das maiores celebrações populares do Vale dos Paraíba chega a sua nona edição. O Festival dos Imigrantes de Jacareí acontece dias: 05 de agosto...
PASSE JR: JR EAST JAPAN RESPONDE AO NIKKEY SHIMBUN A notícia publicada no Nikkey Shimbun no dia 24 de novembro, de que “só japoneses residentes no exterior não poderão utilizar o Japan Rail Pass (Passe...
SÃO PAULO: JOÃO DORIA DESTACA IMPORTÂNCIA DE AURÉL... A Legislatura 2017-2020 da Câmara Municipal de São Paulo teve início no dia 1º de fevereiro, com a presença do prefeito João Doria (PSDB), de seu vice...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *