Cidades/Ivoti: RS assina termo de doação à prefeitura de acervo de Shiga

O secretário de Estado do Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Rio Grande do Sul, Mauro Knijnik assinou termo de doação de acervo da Província da Shiga, no Japão, à prefeitura de Ivoti, durante cerimônia realizada no último dia 27 no Memorial da Colônia Japonesa. O documento foi assinado também pela chefe do Executivo Maria de Lourdes Bauermann e o secretário de Educação e Cultura Marcelo Augusto Fröhlich. “O povo que cultua a memória merece respeito. Japão faz isso e merece nosso respeito e admiração. Ao apresentarmos o acervo em Ivoti, vemos um exemplo de uma importante integração entre as comunidades de colonização alemã e japonesa e um espaço de homenagem à esse laço firmado no governo de Amaral de Souza, do qual também tive o privilégio de integrar, em 1980”, falou o secretário Mauro Knijnik.

Cerimônia foi realizada no Memorial da Colônia Japonesa; objetivo é fortalecer os laços de amizade (Divulgação)

O acervo é composto por 81 objetos cerâmicos, artesanais e adereços que estarão em exposição ao longo do ano. “O acervo local é uma demonstração da valorização cultural que a cidade dá para a etnia japonesa.

Convidamos a todos para conhecer mais aspectos da cultura e da economia do estado coirmão”, falou a prefeita. A cerimônia contou com apresentações de danças japonesas de grupo de moradores locais e da Camerata Ivoti, sob regência de Irving Feldens e coordenação de violinos e violas de Alexa Lang.

O ato contou com a presença do cônsul do Japão em Porto Alegre Takeshi Goto, o vice-prefeito Edio Klein, o presidente da Câmara de Vereadores Cleiton Birk, o presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira Kuniharu Orita, o deputado estadual Luís Lauermann, entre outros.

Convênio – O convênio de fraternidade que declarou “estados-irmãos” o Estado do Rio Grande do Sul – Brasil e a Província de Shiga – Japão, foi assinado pelo então governador do Estado do Rio Grande do Sul, José Augusto Amaral de Souza, e pelo governador da Província de Shiga, Masayoshi Takemura, em 1980.

Acervo é composto por 81 objetos cerâmicos e artesanais

Ainda hoje em vigor, tem como objetivo fortalecer os laços de amizade existentes entre o Rio Grande do Sul e a Província de Shiga, bem como manter o intercâmbio e a cooperação nos setores da Educação e Cultura, Economia e Tecnologia, Política e Administração e Relacionamento Popular.

No ano 2000, por ocasião das Comemorações dos 20 anos do Convênio de Fraternidade, uma significativa missão oficial do Governo de Shiga esteve no Rio Grande do Sul, composta pelo Governador, autoridades governamentais, empresários e cidadãos de Shiga.

Visitação – A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h e das 13h30 às 18h.
Mais informações pelo e-mail cultura@ivoti.rs.gov.br.
(Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Ivoti)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

21º Concurso Nacional de Oratória em Língua Japone... A Fundação Japão em São Paulo, em parceria com o Instituto Cultural Brasil Japão (ICBJ), promove este ano o 21º Concurso Nacional de Oratória em Língu...
ANDRADINA: Jamil recebe Medalha do Pacificador ent... Jamil, o Comandante Militar do Sudeste, João Camilo Pires de Campos; e o general de Brigada, Riyuzo Ikeda durante evento que fez parte das comemoraçõ...
HOMENAGEM: Aurélio Nomura entrega Título de Cidadã... Cerimônia de entrega do título de Cidadão Paulistano ao médium João de Deus. Foto: arquivo pessoal No último sábado, 24 de junho, dia em que João ...
POLÍTICA: Toshio Toyota afirma que levará dois ano...   Toshio Toyota prefeito eleito de Novo Horizonte (foto: divulgação) O prefeito do município de Novo Horizonte, Toshio Toyota, levará dois...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *