CIDADES/MARINGÁ: Maringá convida Hyogo para entrega definitiva do Parque do Japão

A comitiva maringaense retornmou semana passada do Japão onde cumpriu uma série de compromissos como objetivo de agradecer todo o apoio recebido da cidade de Kakogawa e da Província de Hyogo para a concretização do Parque do Japão e formalizar o convite para a entrega definitiva das obras no início de 2013, ano em que a irmandade entre Maringá e a cidade japonesa completa 40 anos de atividade ininterrupta.

A delegação de 24 pessoas, entre as quais o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hossokawa, o presidente da Acema, Afonso Shiozaki, o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço, o presidente do Parque do Japão, Massayoshi Shiraishi, entre outros, acompanharam o prefeito licenciado Silvio Barros na visita ao prefeito Shoichi Tarumoto, que ficou tão satisfeito com as notícias que imediatamente vestiu a camisa do Parque do Japão, com a qual participou até o final da cerimônia e depois do jantar de boas vindas a delegação.

 

O prefeito licenciado de Maringá, Silvio Barros, cumprimenta o prefeito de Hamamatsu, Suzuki (foto: divulgação)

 

Outra parte importante dos compromissos foi o encontro com os arquitetos, paisagistas e jardineiros que fizeram voluntariamente o projeto do Parque e ajudaram em etapas da construção. “Queríamos mostrar as fotos do estágio atual da implantação do projeto bem como agradecer pessoalmente o empenho e a dedicação deles em nos ajudarem a tornar o sonho numa realidade”, declarou o prefeito.

Na sequência a delegação visitou o governador de Hiogo, Toshizo Ido, que foi o primeiro grande incentivador do projeto em 2005. O governador foi uma peça estratégica na viabilização da vinda da fábrica de pneus Sumitomo para o Paraná e ficou animado com a possibilidade de vir a Maringá para a inauguração oficial do Parque do Japão.

As principais autoridades estiveram também em Tóquio para agradecer aos dirigentes da Jica (Agência Japonesa de Cooperação Internacional) pelo apoio e envio do paisagista Hiroshi Kawajimo que ficou por dois anos em Maringa definindo os detalhes de adequação do projeto japonês, as plantas e as condições brasileiras para a implantação do jardim. O diretor para a América Latina da agência, Tomiyasu Seiji, juntamente com o assessor da Direção Geral, Matsushima Masaaki, manifestaram o interesse de intensificar a cooperação com Maringá em duas novas áreas que são agora prioritárias para a JICA: a atenção aos idosos e em função da Rio + 20 o desenvolvimento sustentável das cidades em particular no que diz respeito as questões ambientais.

 

Silvio Barros com o embaixador Marcos Galvão e Shouzo Takagi (foto: divulgação)

 

Em Hamamatsu, cidade que concentra a maior comunidade brasileira no Japão, Silvio Barros, acompanhado do presidente do Iwata Shinkin Bank, Shouzo Takagi, visitou o prefeito Yasutomo Suzuki que foi recentemente condecorado pela presidenta Dilma Roussef com a Medalha Barão do Rio Branco pelo expressivo apoio e amizade dedicados aos brasileiros residentes naquela cidade.

Barros e o Superintendente do Sebrae-PR visitaram também a Câmara de Comércio e Indústria, equivalente a Acim, onde o presidente Hiroshi Sakamoto manifestou interesse e curiosidade em participar da próxima missão econômica organizada pelo Shinkin Bank ao Paraná que deverá ocorrer em novembro.

O prefeito licenciado participou ainda do III Seminário Econômico do Brasil, promovido pelo Iwata Shinkin Bank na cidade de Hamamatsu, com a participação de mais de 300 empresários de médio e pequeno porte interessados no mercado brasileiro. O Seminário foi aberto pelo embaixador do Brasil no Japão, Marcos Galvão e teve participação ativa do Sebrae-Paraná, que inclusive assinou um termo de cooperação para aproximar pequenas e médias empresas japonesas de eventuais parceiros brasileiros para a constituição de joint ventures. O superintendente Alan Costa apresentou dados e oportunidades de negócios no Estado do Paraná e ofereceu apoio do Sebrae para todos que quiserem explorar estas possibilidades.

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ALAGOINHAS/BAHIA: Inauguração da Praça Primo Schin... Inaugurado nesta quarta (29) em Alagoinhas - BA, a Praça Primo Schincariol, contando com a presença do Presidente da Kirin Beer - Senji Miyake, Presid...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Comitiva de Lins visitará Ja... O Professor Akio Matsuura, Presidente da ABCEL, e o Prefeito Edgar de Souza deverão chefiar uma comissão de empresários linenses para o Japão no próxi...
OSASCO: 8º Japan Matsuri confirma expectativas da ... A oitava edição do Japan Matsuri, realizada nos dias 10 e 11 pela Acenbo – Associação Cultural e Nipo-Brasileira de Osasco – em sua sede esportiva, no...
RIO NIKKEI: Associação Nikkei do Rio de Janeiro Pr...     A Associação Nikkei do Rio do Janeiro convida você, a sua família e amigos para a noite mais japonesa da cidade maravilhosa: N...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *