CIDADES/MOGI DAS CRUZES: 27º Akimatsuri espera entre 70 e 80 mil visitantes

O Akimatsuri (Festa de Outono), tradicional festa da comunidade nikkei em Mogi das Cruzes, chega a sua 27ª edição. Este ano, o evento será realizado nos dias 13, 14 e 15 de abril, no Centro Esportivo do Bunkyo de Mogi das Cruzes, e os organizadores esperam receber um público estimado entre 70 e 80 mil visitantes. A expectativa dos organizadores é aprontar a estrutura do evento o quanto antes para garantir a qualidade da infraestrutura e o conforto dos boxistas e expositores da festa. “Normalmente, começamos a montar a estrutura em meados de março. Este ano, para evitarmos atropelos, iniciamos a montagem no dia 5 de março”, conta o presidente da Associação Cultural de Mogi das Cruzes (Bunkyo), Kiyoji Nakayama.

Ao todo, serão 34 estandes para a exposição de serviços, 19 para automotivos, oito para venda de produtos alimentícios e 42 para os bazaristas, dentro do espaço reservado para o Centro de Negócios. Além do palco principal, reservado para apresentação de atividades culturais e artísticas, o local abrigará a praça de alimentação.

Akimatsuri acontece dias 13, 14 e 15 de abril. (Divulgação)

Neste ano, o tema será “Okaerinassai – De volta às origens”. “A ideia é receber de braços abertos os dekasseguis que retornaram e os que estão retornando depois da crise mundial. A comunidade nikkei de Mogi quer acolher tanto os que tiveram sucesso como também os que não foram felizes nesta empreitada”, explicou o presidente do Bunkyo de Mogi, Kiyoji Nakayama.

Segundo o coordenador pelo Pavilhão Agrícola e Cultural, Yusi Edagi, a festa também terá um ar de “saudosismo”. “Criamos um cenário, através de casas e objetos da época, recriando a trajetória dos imigrantes japoeses”, revela Edagi, acrescentando que o Akimatsuri também tem como objetivo divulgar a vocação agrícola de Mogi das Cruzes e Região com exposição de flores, frutas, hortaliças, verduras e ovos.

Não à toa, explica Nakayama, o Akimatsuri é hoje o segundo maior evento da comunidade nipo-brasileira, atrás apenas do Festival do Japão, realizado no Centro de Exposições Imigrantes, na capital paulista, pelo Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil). “Perdemos em quantidade de público, mas em termos de exposição agrícola e atrações culturais não ficamos atrás de ninguém”, assegura Nakayama, acrescentando que o Centro Esportivo da Associação Cultural de Mogi das Cruzes, no Bairro da Porteira Preta, possui uma área de 20,4 mil metros quadrados.

Espetinho de shimeji – “Para se ter uma ideia, serão 500 expositores de frutas, legumes e folhagens, além de cogumelos e flores. Além disso, a região de Mogi das Cruzes é a maior produtora de orquídeas da América do Sul e conta com o maior produtor de shimeji do mundo, o Eduardo Urakami, que produz entre 60 e 70 toneladas por mês”, orgulha-se Nakayama, lembrando que o espetinho de shimeji já virou uma espécie de símbolo do Akimatsuri tamanho seu sucesso.

“Na nossa praça de alimentação, outro destaque da festa, teremos mil mesas”, conta o presidente do Bunkyo, afirmando que as atrações de palco também mereceram uma atenção especial dos organizadores. Na sexta, haverá a 4ª edição do Concurso Miss Akimatsuri – cujas inscrições se encerraram no último dia 25 – e show pirotécnico. No sábado, a programação terá início às 8 bhoras com a celebração do tradicional culto budista próximo ao memorial. A abertura oficial acontece por volta das 9h30. As atividades de palco prosseguem com os Concursos Miss e Mister Juniores, show com o cantor e apresentador Yudi Tamashiro, tooro nagashi e apresentação do mágico Mario Kamia.

No domingo, os destaques ficam por conta da ginástica rítmica japonesa (rádio taissô), a Banda Tontonmi, grupo de taikô de Okinawa, apresentações de bon odori e yosakoi soran. O encerramento estará a cargo do cantor Joe Hirata.

(Aldo Shiguti)

 

SERVIÇO

27º Akimatsuri – Festa de Outono

Quando: Dias 13, 14 e 15 de abril

Onde: Centro Esportivo do Bunkyo (Av. Japão, 5919, Bairro Porteira Preta – Mogi das Cruzes – SP)

Informações pelo tel.: 11/4791-2022 ou no site: www.akimatsuri.com.br

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

61º PRÊMIO PAULISTA DE ESPORTES: Para homenageados... Pelo sexto ano consecutivo, a Câmara Municipal de São Paulo abre suas portas para a cerimônia de outorga do Prêmio Paulista de Esportes. Em sua 61ª ed...
ELEIÇÕES 2016: Candidatos nikkeis a vereador em Sã... A três dias das eleições municipais, o clima entre os candidatos nikkeis entrevistados pelo Jornal Nippak é de apreensão diante do atual cenário polít...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
LINS: Expo Agrícola Saco de Adão, também conhecida como saco-de-velho. Essa fruta é só ornamental e tende a amarelar quando madura.     &nbs...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *