CIDADES/MOGI DAS CRUZES: Bertaiolli assina convênio com o Japão para promoção da reciclagem do lixo

O prefeito de Mogi das Cruzes (SP), Marco Bertaiolli assinou em abril, o protocolo de intenções entre o município, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e o município de Toyama para o desenvolvimento do Projeto de Promoção da Reciclagem do Lixo em Mogi das Cruzes. Na prática, o convênio vai permitir que Mogi tenha acesso à mais moderna tecnologia do mundo no setor, com financiamento de R$ 600 mil, a fundo perdido, por parte da Jica.

“Este é um grande passo que damos e que é fruto da nossa visita ao Japão, em abril de 2010, quando conversamos com o vice-prefeito de Toyama, Takamasa Hirose, e ele nos sugeriu que utilizássemos o aprendizado dos japoneses nesta área. Nós desenvolvemos a idéia, passamos a contar com o apoio da Jica e hoje estamos assinando este acordo, que vai permitir uma valiosa troca de informações entre técnicos mogianos e de Toyama”, frisou Bertaiolli, ao lado do presidente da Jica no Brasil, Satoshi Murosawa, e do deputado federal Junji Abe.

Prefeito Marco Bertaiolli assinou o convênio e destacou a importância do convênio com o Japão. Mogi das Cruzes terá acesso ao que há de mais moderno em reciclagem (divulgação)

 

Com duração prevista até setembro de 2014, o acordo incluirá a capacitação, no Japão, para técnicos mogianos; a definição de metodologias para separação de resíduos domésticos; a elaboração de planejamento de Educação Ambiental, a orientação técnica aos catadores e o estímulo à formação de entidades cadastradas e administrativamente estáveis.

Durante a visita ao Japão, em abril de 2010, o prefeito mogiano esteve em Toyama e conheceu de perto a tecnologia japonesa de destinação e reciclagem do lixo. Bertaiolli foi recebido pelo vice-prefeito Takamasa Hirose e ambos discutiram o assunto. Três meses depois, Hirose retribuiu a visita e veio a Mogi, onde o tema voltou a ser comentado, desta vez já amadurecido.

 

Coleta seletiva – A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Maria Inês Soares Costa Neves, explicou que o objetivo do programa é elevar a quantidade de material reciclado na cidade. Atualmente, 70% da área urbana do município é atendida pela coleta seletiva, mas somente 1,6% do lixo produzido acaba sendo reciclado. Em países como o Japão, o índice de reciclagem chega a 30%. “Queremos aprender com os japoneses e avançar neste sentido”, afirmou Maria Inês.

(do site da Prefeitura de Mogi das Cruzes)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SOROCABA-SP: Culturas japonesa e espanhola são tem...   Lavouras de Café foram os principais atrativos da imigração japonesa e espanhola ao Brasil (foto: divulgação) No mês de setembro, o prog...
RIO DE JANEIRO: Multiplicidade e riqueza do Artesa...   A mostra itinerante “ARTESANATO DO JAPÃO: Tradições e Técnicas” foi inaugurada em 7 de agosto de 2014 no Museu Histórico Nacional, Praça Mar...
BEISEBOL: Nikkey presta homenagens às equipes camp... A diretoria do Nikkey Clube de Marília realizou este mês uma homenagem às duas categorias de beisebol que conquistaram recentemente títulos nacionais ...
COMUNIDADE: Fujinkai Comunidade Budista Soto Zensh... O Departamento Feminino da Comunidade Budista Soto Zenshu – Busshinji realiza no dia 04 de outubro, das 09h às 17h o 25º Bazar Beneficente no Salão do...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *