CIDADES/MOGI DAS CRUZES: Bertaiolli assina convênio com o Japão para promoção da reciclagem do lixo

O prefeito de Mogi das Cruzes (SP), Marco Bertaiolli assinou em abril, o protocolo de intenções entre o município, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e o município de Toyama para o desenvolvimento do Projeto de Promoção da Reciclagem do Lixo em Mogi das Cruzes. Na prática, o convênio vai permitir que Mogi tenha acesso à mais moderna tecnologia do mundo no setor, com financiamento de R$ 600 mil, a fundo perdido, por parte da Jica.

“Este é um grande passo que damos e que é fruto da nossa visita ao Japão, em abril de 2010, quando conversamos com o vice-prefeito de Toyama, Takamasa Hirose, e ele nos sugeriu que utilizássemos o aprendizado dos japoneses nesta área. Nós desenvolvemos a idéia, passamos a contar com o apoio da Jica e hoje estamos assinando este acordo, que vai permitir uma valiosa troca de informações entre técnicos mogianos e de Toyama”, frisou Bertaiolli, ao lado do presidente da Jica no Brasil, Satoshi Murosawa, e do deputado federal Junji Abe.

Prefeito Marco Bertaiolli assinou o convênio e destacou a importância do convênio com o Japão. Mogi das Cruzes terá acesso ao que há de mais moderno em reciclagem (divulgação)

 

Com duração prevista até setembro de 2014, o acordo incluirá a capacitação, no Japão, para técnicos mogianos; a definição de metodologias para separação de resíduos domésticos; a elaboração de planejamento de Educação Ambiental, a orientação técnica aos catadores e o estímulo à formação de entidades cadastradas e administrativamente estáveis.

Durante a visita ao Japão, em abril de 2010, o prefeito mogiano esteve em Toyama e conheceu de perto a tecnologia japonesa de destinação e reciclagem do lixo. Bertaiolli foi recebido pelo vice-prefeito Takamasa Hirose e ambos discutiram o assunto. Três meses depois, Hirose retribuiu a visita e veio a Mogi, onde o tema voltou a ser comentado, desta vez já amadurecido.

 

Coleta seletiva – A secretária municipal do Verde e Meio Ambiente, Maria Inês Soares Costa Neves, explicou que o objetivo do programa é elevar a quantidade de material reciclado na cidade. Atualmente, 70% da área urbana do município é atendida pela coleta seletiva, mas somente 1,6% do lixo produzido acaba sendo reciclado. Em países como o Japão, o índice de reciclagem chega a 30%. “Queremos aprender com os japoneses e avançar neste sentido”, afirmou Maria Inês.

(do site da Prefeitura de Mogi das Cruzes)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ANDRADINA: Jamil parabeniza Ihoshi por projeto que... O prefeito Jamil Ono (PT) esteve no gabinete do deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), em Brasília, para parabenizá-lo pela aprovação do projeto que...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Helena Koizumi: uma lenda do... Em primeiro de novembro, ela completa 82 anos. Há uns cinco, foi acometida de Alzheimer. Fisicamente está ótima, mas não reconhece mais ninguém. Às ve...
SILVIA IN TOKYO: SAYONARA NÃO SE USA MAIS? PESQUISA REVELA QUE 70% DOS CIDADÃOS EM OSAKA NÃO SE DESPEDE COM “SAYONARA”     Gráfico mostra como algumas pessoas interpretam o te...
JIU-JITSU: Ato solene homenageia Associação Kihon ...   Por iniciativa do deputado Orlando Morando (PSDB), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou no último dia 11, ato solene em ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *