CIDADES/OSASCO: 3° Japan Matsuri acontece neste fim de semana com foco na cultura

A Acenbo (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco) realiza neste fim de semana (2 e 3 de junho), em sua sede esportiva, a terceira edição do Japan Matsuri – Festival da Cultura Japonesa de Osasco. Considerado o maior evento da comunidade nikkei da região Oeste de São Paulo, o festival integra a programação do cinquentenário da cidade de Osasco e espera receber um público estimado em 20 mil pessoas.

Neste ano, a equipe responsável pela infraestrutura do Japan Matsuri inovou na disposição das tendas. Para proteger o público de um eventual mal tempo, haverá duas grandes tendas que abrigarão a praça de alimentação, as barracas de gastronomia, o palco e o bazar.

Japan Matsuri tem como objetivo manter e divulgar a cultura japonesa (foto: divulgação)

 

Para o presidente da Acenbo, Sussumu Araki, o principal objetivo do festival é preservar e divulgar a cultura japonesa entre as novas gerações e também entre os não descendentes.

“E acredito que estamos cumprindo nosso papel. Tanto que 70% do público que comparece ao Japan Matsuri é formado por não nikkeis”, explica Araki, acrescentando que a preocupação dos organizadores é oferecer ao público um leque variado de atrações. “Nossa proposta é realmente manter a cultura japonesa”, destaca o presidente, lembrando que todas as 15 candidatas do Concurso Miss Nikkei Osasco 2012 desfilarão com trajes, incluindo o yukata, cedidos pelo empresário japonês e grande colaborador da Acenbo, Mitsuo Akatsuka.

Demonstração de artes marciais também faz parte do Japan Matsuri (foto: divulgação)

 

Entre as atrações de palco, estão confirmadas as apresentações de Joe Hirata; Banda Nota Promissória; Melissa Kunioyoshi, do programa do Raul Gil; Oriental Magic Show; Teatro Kagura, de Hiroshima Kenjikai; Awa Odori, do Grupo Represa; Kasa Odori, de Tottori Kenjikai; Alexandre Hayafuji; Mario Tibana; Hiro e Eid; grupo Amigos do Choro; e, para alegrar a colônia italiana de Osasco, a Banda Viva Italia.

Durante os dois dias haverá workshops de cerimônia do chá; exposição sobre a influência da comunidade japonesa na história de Osasco; oficinas de ikebana, origami, kirigami, shodo, tako (pipa) e mangá; atividades para crianças; apresentações de taiko, artes marciais e show pirotécnico.

Publico poderá participar das oficinas de shodo (foto: divulgação)

 

Haverá um grande bazar composto por mais de 40 barracas, com artesanato e produtos nacionais e importados. Na área gastronômica, uma praça de alimentação oferecerá opções para todos os gostos. Além de pratos japoneses como yakissoba, udon, sashimi, gomokugohan, gyoza, tenpurá e okomiyaki, haverá barracas com comida alemã, comida portuguesa, lanches e doces. Também estarão presentes alguns itens típicos de festas juninas como pipoca, cocada, derivados de milho, vinho quente e quentão.

Oficina de Ikebana e outras atrações do evento (foto: divulgação)

 

Estacionamentos – Para maior conforto e comodidade dos visitantes, a Acenbopossui uma área de 30 mil m² e um estacionamento com capacidade para 600 carros. Além do estacionamento da associação, que será pago, o visitante também contará com dois estacionamentos gratuitos: o bolsão da Rua Giusepe Ferrari, 25 (próximo ao local do evento) e o bolsão da Prefeitura de Osasco, localizado na Rua Narciso Sturlini. Um ônibus circular gratuito fará o trajeto entre o bolsão da Prefeitura e a sede da Acenbo.

 

Jaqueline Tominaga é a representante da Acenbo no 3º Japan Matsuri

Realizado no dia 12 de maio, no auditório Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, o concurso Miss Nikkei Osasco 2012 escolheu a miss e das princesas que representarão a beleza e a simpatia das nikkeis da região de Osasco, durante a realização do 3º Japan Matsuri.

O concurso contou com a participação de 15 candidatas que foram avaliadas por uma comissão composta por sete jurados, seguindo critérios que levaram em conta não apenas a beleza, mas também a desenvoltura, a elegância e a simpatia da candidata. Todas desfilaram de trajes de gala e yukata e responderam a perguntas sorteadas no momento de sua apresentação.

Jaqueline Midori Tominaga Gouveia, conquistou o título e representará a Acenbo no 3º Japan Matsuri, o Festival de Cultura Japonesa de Osasco, e em todos os eventos futuros que serão realizados durante o período de seu reinado.

Rackel Chikako Yamamoto, Sabrina Nishioka e Alessandra Yuri Kochi são as três princesas que auxiliarão a miss em suas atividades. Alana Sayuri Hashimoto levou o prêmio de Miss Simpatia.

 

(Aldo Shiguti)

 

Serviço

3° Japan Matsuri

Quando: Dias 2 e 3 de junho. A partir das 10h

Onde: Rua Acenbo (travessa da Av. Martin Luther King), 100 – Jardim Umuarama, Osasco

Entrada: R$ 5,00

Tel.: 11/3684-0904

Site: www.japanmatsuri.com.br

 

PROGRAMAÇÃO DOS SHOWS*

 

DIA 02/06 (SÁBADO)

 11H: Abertura: Todoroki Daiko da Acenbo

11H10: Dança: Cia de Danças Tatiana Bandeira

11H20: Arte Marcial: Judô – Shokakukan Dojo

11H40: Música Folclórica: Minyo – Sassaki Kazuo

12H: Dança: Smile Matsuri Dance

12H25: Arte Marcial: Karate-do Goju-ryu – Associação Shizuoka Goju-Kan do Brasil

12H45: Show Musical: Grupo Mimisonng

13H15: Arte Marcial: Iaido/Kendo/Kenbu – Shokakun Dojo

13H35: Show Musical: Diogo Miyahara

14H: Cerimônia de Abertura

15H30: Show: Grupo Hokage

16H: Show Musical: Amigos do Choro

16H40: Show Musical: Takeshi Nishimura e Elaine Hara

17H20: Odori: Profª Kyofujima Kansui

17H30: Show Musical: Melissa Kuniyoshi do Raul Gil

17H50: Taiko: Todoroki Daiko da Acenbo

18H25: Oriental Magic Show

19H05: Show Pirotécnico

19H20: Show Musical: Grupo Pop Soul – Deborah Shimada

19H50: Show Musical: Tereza Kato e Ricardo Nagase

20H20: Show Musical: Banda Viva Itália

 

DIA 03/06 (DOMINGO)

10H30: Show Musical: Banda Iikagen

11H: Show Musical: Muneoshi Hada e Banda Etoile

12H: Concerto de Koto, Shamisen e Shakuhachi – Miyagui-Kai

12H30: Dança: Ishin Yosakoi Soran – com participação musical de Denise Araki

13H: Show Musical: Mario Tibana

13H20: Odori: Awaodori – Represa

13H40: Show Musical: Joe Hirata

14H50: Taiko: Todoroki Daiko da Acenbo

15H10: Odori: Kasa Odori – Tottori Kenjinkai

15H40 Demonstração de Ioiô – Academia Brasileira de Ioiô

16H: Odori Tsu Ondo – Acenbo e Seiwa Fujinkai

16H10: Arte Marcial: Judô – Academia Kenshin de Osasco

16H30: Buyo Odori – Marcio Galvão e Eduardo Yoshimoto

16H45: Kagura – Hiroshima Kenjinkai

17H20: Odori – Fumiyo Sato

17H30: Show Musical: Banda Nota Promissória

18H: Show Musical: Kleber Hamada

18H15: Show Musical: Melissa Kuniyoshi do Raul Gil

18H35: Coral Seicho no Ie – SP2 – Regente Hitomi Umehara

18H55: Show Musical: Alexandre Hayafuji

19H25: Show Musical: Hiro e Eid

*Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS CULTURAIS

Ikebana: 11h às 12h; 13h30 às 14h30; 16h30 às 17h30

Cerimônia do Chá: 12h às 13h; 15h às 16h; 18h às 19h

Manga: 11h às 13h; 15h às 17h

Pipa: 11h às 12h; 14h às 15h; 17h às 18h

Shodô: 10h às 18h

Espaço Criança: 10h às 18h

Origami: 11h às 11h40; 13h30 às 14h10; 15h às 15h40; 17h às 17h40

Kirigami: 11h40 às 12h20; 14h10 às 14h50; 15h40 às 16h20; 17h20 às 18h

 

 

Comentários: para deixar sua opinião, basta escrever sua mensagem no box logo abaixo (leavy a reply). Indentifique-se colocando seu nome/apelido e e-mail (este ficará em sigilo) e em seguida clique (Submit Comment). E pronto é só aguardar.

f share = compartilhar no facebook

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

TOMIE OHTAKE – EM MEMORIA DA CIDADE A exposição dá continuidade à pesquisa sobre obras públicas de Tomie Ohtake, desta vez analisando o mural da Ladeira da Memória e o Monumento 80 Anos ...
SOCIAL: O show de Joe Hirata no Bunkyo reuniu fãs ... ENQUANTO ISSO... O show de Joe Hirata no Bunkyo reuniu fãs e amigos do cantor, entre eles os familiares dos convidados Edson Koshiba e Ricardo Katsuki...
19º FESTIVAL DO JAPÃO: Culinária japonesa é ‘um fe... Declarada em 2013 pela Unesco “Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade”, a culinária japonesa foi o que originou o Festival do Japão, que este an...
INDAIATUBA: 25ª edição da NipoFest da Acenbi apres... Com horário estendido e ingressos a preço acessível, a Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (Acenbi) promove no próximo sábado...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *