CIDADES/REGISTRO: 17ª Festa do Sushi terá sashimi de pirarucu

Nos próximos dias 2 e 3 de junho, acontece no RBBC (Registro Base Ball Club), na cidade de Registro, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, a 17ªº Festa do Sushi de Registro, organizado pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro (ACNBR), juntamente com a Prefeitura Municipal da cidade e RBBC (Registro Base Ball Clube) e apoio da Sabesp.

Apresentação de taikô é uma das atrações programadas para a Festa do Sushi (foto: divulgação)

 

Este ano, o destaque fica por conta do sushi e sashimi de pirarucu. “Trata-se de uma novidade até para nós”, garante o presidente da ACNBR, Kuniei Kaneko. Segundo ele, a criação é da vizinha Miracatu. Conhecida também por outra adaptação “exótica”, o sushi e sashimi de manjubinha, Kaneko explicou que os organizadores estão tentando encontrar uma alternativa para os visitantes. “Dependendo das condições climáticas, a produção cai e ficamos impossibilitados de servir o prato, o que abacá frustrando alguns visitantes”, conta Kaneko, acrescentando que os visitantes também poderão saborear além de sushis mistos e niguirizushi, outros pratos típicos da culinária japonesa como yakissoba e tempurá. Além disso, os organizadores irão preparar pastéis, churrasco, e outras especialidades brasileiras.

A festa tem início no dia 2 (sábado), a partir das 18 horas. No primeiro dia, as atrações são a apresentação de taikô do Grupo Ribeira Ryofu Daiko do Bunkyo de Registro; apresentações de danças folclórica japonesa e alemã (com o Grupo Guaricana); e o show com os cantores Yuka Osawa, André Kunihiro Tanahara e Setsuko Osawa.

No domingo (3), o atendimento ao público tem início a partir das 11 horas. Durante o dia, devem passar pelo palco do ginásio Hiroshi Sumida do RBBC o grupo de taikô Ribeira RyofuDaiko do Bunkyo de Registro; grupos de danças folclóricas e da academia Develope (balé e sapateado), além de demonstrações de kenkô taissô, matsuri dance e show com Edson Saito e banda.. No domingo, o ponto alto será o Concurso de Cosplay, marcado para às 13 horas. Nos dois dias haverá sorteios.

Festa do Sushi de Registro espera cerca de 3 mil pessoas. (foto: divulgação)

 

A expectativa de público, de acordo com estimativas dos organizadores, é entre 2 e 3 mil pessoas.

A média de preço dos pratos é de R$ 25 à R$ 6, e as fichas para os pratos podem ser adquiridos tanto no dia do evento, quando antecipadamente, na sede da associação por um valor menor. “Os visitantes poderão provar os sushis e sashimis de manjuba, peixe da nossa região”, afirma Kaneko.

 

Semana da Cultura Japonesa – Além da festa, quem visitar a cidade de Registro – que ostenta o título de marco da colonização japonesa – neste fim de semana (26 e 27), poderá conferir a 6ª Semana da Cultura Japonesa, que acontece em dois locais, na sede social do RBBC e na sede da ACNBR. Entre as atividades da semana estão as oficinas de origami, mangá, maquete e keknkô taissô e também as exposições de ikebana e painéis de mangá. Neste sábado (26), no RBBC, das 14 às 17 horas, acontece o Concurso de Copslay. A premiação será no dia 3 de junho, durante a Festa do Sushi.

 

História – A Associação Cultural Nipo Brasileira de Registro foi fundada no dia 21 de junho de 1994, com o objetivo de promover anualmente eventos juntamente com a Prefeitura Municipal de Registro e Registro Base Ball Club (RBBC). Entre os principais eventos estão além da Festa do Sushi, o Bon Odori, Tooro Nagashi, Shinnenkai, Undokai, Engueikai, Keirokai, Bazar Beneficente, entre outros.

Além disso, a associação promove a integração entre os descendentes através de seus departamentos. Entre eles estão o das senhoras, de radio taisso, wadaiko, minyo (música folclórica japonesa), dança japonesa, ikebana, cerimônia do chá e o shunjukai (associação dos anciões), que possui mais de 200 integrantes e realiza encontros mensais. A associação também abre espaço para sua escola de japonês, que atende cerca de 40 alunos.

(Aldo Shiguti)

 

SERVIÇO

17 Festa do Sushi de Registro

Quando: Dias 2 e 3 de junho

Onde: RBBC – Ginásio Hiroshi Sumida (Av. Clara Gianotti, 1500)

Informações pelos telefones: 13/3822-4144 ou 3822-2865

 

6ª Semana da Cultura Japonesa

Quando: De 26 a 30 de maio

Onde: Sede Social do RBBC: Av. Prefeito Jonas Banks Leite, 827 – centro

Acnbr: Rua Nakatsugawa, 165 – Vila Tupy. Tel: (13) 3822-4144

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

REGISTRO/ESPECIAL: Exibição de sumô acontece no do... No domingo (2), por volta das 10 horas, acontece o Torneio de Exibição de Sumô no dohyo montado em Registro, no Vale do Ribeira, como parte da program...
Eleições 2012: Mogi elege cinco vereadores nikkeis...   O discurso é idêntico ao do pai, o deputado federal Junji Abe (PSD). Eleito com 5.923 votos (2,82% dos votos válidos) – a maior votação nomi...
LINS-SP: Empresário japonês visita Lins e diz que ...   Retribuindo a visita que o Prefeito Edgar de Souza, Professores Akio Matsuura, presidente do Bunkyô e Élson Ito fizeram em dezembro, esteve nos d...
SHIGUEYUKI YOSHIKUMI: Idiotice é ser milionário no...   Outro dia, uma velha amiga pediu-me para ser sua fiadora junto ao banco onde estava negociando empréstimo de valor significativo. Não tive c...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *