CIDADES/REGISTRO: 4º Tooro Nagashi da Paz e 52º Bon Odori serão realizados no dia 18 de agosto

 

A exemplo de 2011, quando as chuvas adiaram o 3º Tooro Nagashi da Paz de Registro, obrigando sua realização no mesmo dia do 51º Bon Odori, também este ano os dois eventos serão realizados no mesmo dia, 18 de agosto. “O acaso acabou unindo as duas cerimônias e achamos melhor continuar desse jeito”, explica o presidente da Sociedade Cultural Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo), Kuniei Kaneko.

Para a quarta edição do Tooro Nagashi, são aguardadas visitas especiais, entre elas a de 30 alunos de Okinawa Shogaku e de alunos da Escola Estadual Cidade de Hiroshima, da capital paulista.

 

4º Tooro Nagashi de Registro acontece dia 18 de agosto (foto: divulgação)

 

Este ano, a programação terá início às 14 horas com a exibição do DVD “Genbaku no ko”(Filhos de Hiroshima), de Kaneto Shindo, diretor e roteirista de cinema japonês que faleceu no dia 29 de maio deste ano, aos 100 anos de idade. O filme será exibido no KKKK (Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha), próximo à Praça Beira Rio, onde acontece o Tooro Nagashi.

 

Cerimônia em lembrança às vítimas da bomba atômica (foto: divulgação)

 

Seguindo o critério de alternância adotado pelos organizadores, às 18 horas será celebrada uma missa católica em homenagem às vitimas da bomba atômica e às vitimas do  terremoto  e tsunami oorridos no mês de março de 2011. No ano passado, um culto budista marcou a cerimônia religiosa.

Cerca de 300 alunos da rede estadual de ensino do Vale do Ribeira que compõe o coral interpretarão as músicas “Genbaku Yurusumaji” (Não permitiremos a bomba atômica outra vez) e “Senbazuru” (Mil grous).

 

As laternas flutuantes (foto: divulgação)

 

O encerramento acontece por volta das 19h20, com a soltura de cerca de 300 tooros confeccionados por alunos da rede estadual. “Este Tooro Nagashi tem um significado especial que é o de alertar sobre o perigo das armas nucleares. Trata-se de um momento de reflexão em que voltamos nossa preocupação para as novas gerações. Daí a importância da participação dos jovens”, conta Kaneko, lembrando que em novembro Registro realiza o tradicional Tooro Nagashi, que este ano chega a sua 58ª edição.

O Tooro Nagashi é promovido pelo Centro Cultural Hiroshima do Brasil, Associação Nagasaki Kenjin do Brasil, Associação Hibakusha do Brasil pela Paz, União Cultural e Esportiva Sudoeste, Federação das Entidades Nikkeis do Vale do Ribeira, Associação Cultural  Nipo-Brasileira  de Registro e Nikkeyweb. A cerimônia conta com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e da Prefeitura Municipal de Registro.

 

Bon Odori (foto: divulgação)

 

Bon Odori – Por volta das 19h30, tão logo acontece o encerramento do Tooro Nagashi da Paz já tem início o 52º Bon Odori, no mesmo local. Promovido pelo Bunkyo de Registro, Templo Budista Hompa Honganji de Registro, Prefeitura Municipal de Registro e Registro Base Ball Club (RBBC), o evento deve reunir cerca de três mil pessoas de Registro, e de cidades vizinhas, além de São Paulo, Curitiba e Itajaí. O ponto alto ocorre quando membros do Departamento Jovem e do Departamento de Senhoras do Bunkyo de Registro, se misturam em meio ao público numa verdadeira demonstração de confraternização.

(Aldo Shiguti)

 

 

 

Programação do 4º Tooro Nagashi da Paz

 

14H00:  Exibição de DVD”Genbaku no ko”(Filhos de Hiroshima), de Kaneto Shindo

16H00:  Hinos Nacionais Brasileiro e Japonês-Banda Municipal de Registro

16H20:  Palavras de abertura do IV Tooro Nagashi da Paz (presidente da Comissão Organizadora)

16H30:  Leitura da mensagem do governador da província de Hiroshima

16H40:  Leitura da mensagem do governador da província de Nagasaki

16H50:  Leitura da mensagem do governador, representando as províncias de Miyagi,Iwate e Fukushima

17H00:  Palavras do Cônsul Geral do Japão em São Paulo

17H10:  Palavras de representante da Secretaria  de Educação do Estado de São  Paulo

17H20:  Saudação da Prefeitura Municipal de Registro

17H30:  Declaração a Paz Mundial- Prefeita Municipal de Registro

17H40:  Oferenda de coroas pelos representantes das províncias de Hiroshima e Nagasaki

17H50:  Oferenda de águas do Rio Ribeira de Iguape

18H00:  Culto Católico em homenagem às vitimas de bomba atômica e às vitimas do terremoto  e tsunami ocorridos no mês de março de 2011

18H50:  Coral “Genbaku Yurusumaji” e “Senbazuru”

19H10:   Apresentação de Banda Municipalm – Escola Municipal

19H20:  Soltura de Tooro

*Programação sujeita a alteração

 

 

Programação do 52º Bon Odori

 

19H30:  Cerimônia de Abertura

20H00:  Culto celebrado pelo monge Issin Takahashi do Templo Honpa Honganji de Registro

20H30:  Wadaiko

20H45:  Minyo

21H05:  Dança Bom Odori

22H00:  Naruko Soran

22H15:  Matsuri Dance

22H30:  Dança Bom Odori/Matsuri Dance

 

 

SERVIÇO:

4º Tooro Nagashi de Registro e 52º Bon Odori

Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro

quando: dia 18 de agosto

horas:  a partir das 14H00

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

DIA DOS PAIS: Aliança convida para Almoço do Dia d... A Aliança Cultural Brasil-Japão convida alunos, ex-alunos, familiares, amigos e o público em geral para o Almoço Beneficente de Dia dos Pais, que será...
CIDADES/REGISTRO: 58° Tooro Nagashi de Registro es...   O Bunkyo de Registro (Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro), em parceria com a Nichirenshu Emyoji, Registro Base Ball Club (RBBC)...
SOCIAL: SAA HAJIMEYOU SAA HAJIMEYOU – Realizado no último dia 12, no Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), a segund...

One Comment

  1. Pingback: 52° Bon Odori | PortalCW

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *