CIDADES/REGISTRO: 58° Tooro Nagashi de Registro espera cerca de 20 mil visitantes

 

O Bunkyo de Registro (Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro), em parceria com a Nichirenshu Emyoji, Registro Base Ball Club (RBBC) e Prefeitura Municipal de Registro realizam nos dias 01 e 02 de novembro, a 58ª edição do Tooro Nagashi. Neste ano, segundo presidente do Bunkyo de Registro, Kuniei Kaneko, estão previstos a soltura de cerca de 2500 barquinhos (tooros) confeccionados pelas crianças da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e da AME (Apoio ao Menor Esperança). Os interessados já podem reservar seus tooros ao preço de R$ 15,00 (cada).

Os pontos altos do Tooro Nagashi de Registro, realizado inicialmente pela Nichirenshu  Emyoji nos primeiros 20 anos, são as celebrações de cerimônias religiosas. No dia 1º de novembro, às 9 horas, no Cemitério da Saudade, acontece um Culto Ecumênico no Monumento das Almas.

 

58º Tooro Nagashi de Registro (foto: divulgação)

 

Kaneko explica que a ideia é rezar pelas almas daqueles que contribuíram para o progresso de Registro. “Através de um levantamento, constatamos cerca de 20 túmulos que foram abandonados pelos mais diferentes motivos, desde mudança dos familiares até pessoas que não tinham parentes aqui, ou se tinham também acabaram falecendo”, explica o presidente do Bunkyo de Registro.

A segunda celebração religiosa acontece no dia 2, às 9 horas, próximo à ponte. Trata-se de um Culto da Seicho-No-Ie às Vítimas de Acidentes na BR 116. No mesmo dia, às 17 horas, na Rua Miguel Aby-Azar, será realizada uma Cerimônia de Purificação das Águas do Rio Ribeira de Iguape e às 18 horas, um Ato Interreligioso para as Almas dos Antepassados com a participação de representantes da Nichirenshu Emyoji, Templo Budista Nishi Honganji de Registro, Igreja Católica, Seicho-No-Ie, Igreja Episcopal, Igreja Messiânica, Omotokyo e Sokagakkai. As orações são dirigidas a todos os antepassados e não apenas às vítimas de afogamento do rio, como era feito antes.

A parte “festiva” reúne apresentações de danças de minyo, bon odori, matsuri dance, wadaiko e torneio de sumô. “É uma forma de dar oportunidades para os jovens se apresentarem, já que eles treinam o ano inteiro”, conta Kaneko, acrescentando que, “como este ano o Finados cai numa sexta-feira, a expectativa é receber um número maior de visitantes”. “Este ano promete ser mais animado pois alguns hotéis já não tem mais vagas”, explica Kaneko, lembrando que, caso chova, o público pode ficar tranqüilo  porque parte da programação é realizada em local coberto. “Sai caro, mas não tem jeito”, assegura o presidente do Bunkyo, acrescentando que a soltura dos tooros, deve ocorrer por volta das 19 horas.

 

Tooro Nagashi de Registro, realizado inicialmente pela Nichirenshu  Emyoji nos primeiros 20 anos, são as celebrações de cerimônias religiosas (foto: divulgação)

 

 

Manjuba – Antes da queima de fogos de artifícios, por volta das 22h30, haverá ainda apresentações de bon odori, de danças de minyo Yamato-Kai e matsuri dance. Depois, os barquinhos começam a ser colocados na água, um a um, colorindo o rio.

“O Tooro Nagashi de Registro é um dos mais tradicionais do país e faz parte dos calendários de eventos turísticos do município de Registro e do Estado de São Paulo”, explica Kaneko, acrescentando que o Bunkyo, o RBBC e a Fenivar (Federação das Entidades Nikkeis do Vale do Ribeira) se encarregam de preparar os pratos típicos, como yakissoba, sushi, tempurá, sukiyaki, gyoza, pastel e udon, além do sashimi de manjuba e manjuba frita, especialidades de Registro.

 

Os toros podem ser adquiridos na secretaria do Bunkyo pelo tel. (13) 3822-4144 e 3822-2865, e-mail acnbrgt@uol.com.br. Cada barquinho custa R$ 15,00.

(Aldo Shiguti)

 

 

PROGRAMAÇÃO

DIA 01/11 (QUINTA-FEIRA)

Local: Cemitério da Saudade

9h00 – Culto Ecumênico no Monumento das Almas

 

Local: Rua Miguel Aby-Azar

18h30 – Wadaiko do Bunkyo de Registro

19h00 – Apresentação de Danças de Minyo Yamato-Kai

19h30– Bon Odori

22h30– Matsuri Dance

 

DIA 02/11 (SEXTA-FEIRA)

Local: Próximo à ponte

9h00 – Culto da Seicho-No-Ie às Vítimas de Acidentes na BR 116

 

Local: Rua Miguel Aby-Azar

10h00 – Torneio de Sumô

16h30– Wadaiko do Bunkyo

17h00 -Cerimônia de Purificação das águas do Rio Ribeira de Iguape

18h00 -Ato Inter-religioso para as almas dos antepassados

19h00 – Tooro Nagashi (soltura dos barcos)

20h00 – Bon Odori

21h00 – Apresentação de Danças de Minyo Yamato-kai

21h20 – Matsuri Dance

21h30-Bon Odori

22h30– Encerramento com queima de fogos

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SÃO PAULO 2030: KAZUO NAKANO PARTICIPA DE CICLO DE... Câmara encerra ciclo de debates SP 2030 com painel temático sobre Governança Metropolitana   A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de Sã...
EVENTO: Helio Nakanishi é uma das atrações da Hair...   Entre as novidades da 12ª edição está o Projeto Ícones & Líderes, que reunirá os mais conceituados profissionais de beleza do país, entr...
SAKURA: Parque do Carmo recebe 34ª Festa da Cereje...   O Parque do Carmo, na Zona Leste de São Paulo, receberá neste fim de semana (4 e 5), a 34ª edição da Festa das Cerejeiras. Realizada desde 1...
LINS/SP: NIKKEYS DE LINS NO SAMBRÓDOMO , VISANDO O... O objetivo é a apoteose no Carnaval de 2016, quando se comemoram os cem anos da chegada dos primeiros imigrantes em Lins. Os foliões são da Associação...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *