CIDADES/RIO DE JANEIRO: Entidades nikkeis do Rio realizam 11ª Festa do Japão no Aterro do Flamengo

 

Nos dias 18 e 19 de agosto, uma animada multidão prestigiou 11ª Festa do Japão realizada pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira do Estado do Rio de Janeiro (Renmei), Associação Nikkei do Rio de Janeiro (Rio Nikkei), Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro (Câmara Japonesa) e Instituto Cultural Brasil-Japão (ICBJ), com a colaboração do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro – Zona Sul, Secretaria Especial de Turismo/Riotur.

 

Rio Nikkei Taiko (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Na abertura, discursaram o presidente da Renmei, Akiyoshi Shikada; o presidente da Ruio Nikkey, Minoru Matsuura; o vice-presidente do ICBJ, Yssamu Takao e o presidente da Câmara Japonesa, Hajime Tonokim, além do administrador do Parque do Flamengo, Leandro Alecrim de Andrade Ribeiro, e o cônsul geral do Japão, Masaru Watanabe.

 

Bon Odori com Grupo de Dança Kizuna (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Os representantes celebraram o Kagamiwari, que é a quebra sincronizada da tampa do barril de saquê. Para o brinde, Walter Yoshida, vice-presidente da Renmei e apresentador da festa, convidou para aderir a Leila do Flamengo, personalidade que por muitos anos prestigiou a comunidade japonesa.

 

Kagamiwari durante a abertura (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

O evento anual aconteceu com entrada franca no Pavilhão Japonês, dentro do Parque do Flamengo, com apresentações de Taiko, Aikidô, Kendô, Iaidô, Judô da Rio Nikkei, de Bon Odori pelo Grupo de Dança Kizuna de Campo Grande. Os workshops de Gô e Origami da Rio Nikkei, de Ikebana, Origami, Oshiê e Shodô do ICBJ atraíram muitos interessados. Camisetas, artesanatos japoneses foram adquiridos na barraca da Escola Japonesa do Rio de Janeiro, assim como artigos japoneses na de Tozan e Mamy.

 

Aikidô Rio Nikkei com Cláudio Lourenço de Almeida, instrutor do Instituto Maruyama/São Paulo, e aluno (Teruko Okagawa Monteiro)

 

Demonstração de Judô Rio Nikkei. Esteve presente o professor Frederico Flexa, medalhista olímpico. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Kendô Rio Nikkei (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Na barraca do Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão, todos desejaram acariciar o Robô Paro, filhote de foca, que respondia meigamente através de sensores embutidos. A cônsul cultural Hitomi Sekiguchi e a vice-cônsul Ai Takei explicaram com simpatia o funcionamento terapêutico da invenção.

 

Cônsul Cultural Hitomi Sekiguchi com o Robô Paro (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Sob enormes toldos as pessoas, sentadas, saborearam yakisoba, temaki, gyoza, tenpura, yakitori, harumaki, takoyaki, banana caramelada, doces japoneses. Puderam optar por refrigerantes, cerveja, saquê, caipisaquê.

 

Takoyaki com Equipe Câmara-Consulado-Escola Japonesa (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

(Texto e fotos de Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

INTERNACIONAL: Príncipe ‘torce’ para a Rio 2016, m... Em missão oficial ao Japão a convite do governo nipônico através do Programa Juntos – América Latina e Caribe, os parlamentares brasileiros se reunira...
DIADEMA: 13ª Festa do Sorvete da Equipe de Diadema...   No dia 17 de março, acontecerá a 13ª Festa do Sorvete realizada pela equipe Diadema de atletismo, e estamos convidando vocês a este maravilh...
GASTRONOMIA: JoJo Ramen, o paraíso do lamen em SP Em um ambiente despojado e harmonioso, localizado no número 262 da Rua Doutor Rafael de Barros, a dois paços do Paraíso, em São Paulo. O JoJo (Top do ...
108 ANOS: Plantio de Cerejeira na Câmara Municipal... Para dar início às comemorações dos 108 Anos da Imigração Japonesa no Brasil, o vereador Aurélio Nomura, líder do PSDB na Câmara Municipal, acompanhad...

One Comment

  1. Agradecemos a gentil publicação sobre a 11ª Festa do Japão no Aterro do Flamengo!!! Sempre nos alegra o registro nesse conceituado jornal paulistano, de circulação nacional, quicá internacional!!!

    Teruko Okagawa Monteiro

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *