CIDADES/RIO DE JANEIRO: Rio Nikkei preserva tradição com o 40º Undokai

A Associação Nikkei do Rio de Janeiro realizou no último dia 6 de maio, na BACS – Base Almirante Castro e Silva, Ilha do Mocanguê, Niterói, RJ, o “40º Undokai Comemorativo Rio Nikkei”, evento que contou com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Rio de Janeiro. Estiveram presentes, entre outras personalidades e autoridades o presidente da Rio Nikkei, Minoru Matsuura; o tenente Thiago Nascimento (representante da BACS); o vice presidente da Câmara Japonesa, Tatsuhiro Sato; o presidente da Renmei, Akiyoshi Shikada; e cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Masaru Watanabe.

Direita, cônsul geral do Japão Masaru Watanabe, Minoru Matsuura, presidente da Rio Nikkei e tenente Thiago Nascimento, representante da BACS (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Como fazem há quatro décadas, associados, familiares e convidados se divertiram com corridas de 50m, 100m, 3 pés, centopéia, canguru, fórmula 0, com laranja. Da mesma forma, com pescaria para crianças, adultos/garrafa; caça às noivas, ao tesouro/crianças e 3ª Idade; compras na feira, catar feijões, encher garrafa, estouro de bolas, além dos tradicionais bolas ao cesto, cabo de guerra, esgrima cega, e o concorrido gatebol. Todos ganharam prêmios ou brindes doados por empresas e colaboradores.

Direita, Yssamu Takao, vice presidente do Instituto Cultural Brasil-Japão, Consulesa Chié Kimura, convidado, cônsul Masana Isozaki, Tatsuhiro Sato, vice presidente da Câmara Japonesa, Akiyoshi Shikada, presidente da Renmei e Hiroshi Fujiuchi, diretor da Escola Japonesa/RJ. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Com navios em movimento, ponte Rio-Niterói, a bela cidade do Rio de Janeiro do outro lado da Baía de Guanabara como cenário, os participantes degustaram yakisoba, espetinhos de carne, salsichão, lingüiça no pão, pastéis, doces japoneses e bebidas geladas.

Cabo de Guerra / meninos(as) de 7 a 14 anos (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Apresentado por Walter Yoshida, vice-presidente da Renmei, e versão em japonês pela professora Amélia Yoshida, o undokai mais uma vez foi um sucesso graças às colaborações imprescindíveis do Grupo Jovem, Departamento Feminino, Diretoria e amigos da Rio Nikkei.

Seinenkai Rio Nikkei com coordenadores Massahumi Sudo e Noemi Katayama (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

(Teruko Okagawa Monteiro)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

BUNKA MATSURI: Restaurante VIP e exposições de art...   Com o objetivo de proporcionar ao público “uma experiência completa de cultura japonesa”, o Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japones...
REDAÇÃO: Aliança realiza entrega do prêmio ao venc... Uma bela homenagem aos 120 anos da Amizade entre Brasil e Japão se concretizou no dia 17 de outubro. A diretoria da Aliança Cultural Brasil-Japão (ACB...
EXÉRCITO: Nikkeis são promovidos a generais de bri...   Coronel Matsuda (foto: divulgação) O Alto Comando do Exército Brasileiro anunciou as promoções de oficiais generais e de coronéis. Entre...
COMUNIDADE: Governo japonês homenageia Tomoshiro K... O governo japonês realizou, no último dia 8, cerimônia de outorga dos Condecorados de Outono. Pela jurisdição do Consulado Geral do Japão em São Paulo...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *