CIDADES/RIO DE JANEIRO: Rio Nikkei realiza Festival de Tanabata

 

O “Festival de Tanabata” da Associação Nikkei do Rio de Janeiro atraiu grande público apreciador da culinária, apresentações e artesanatos japoneses em sua sede, no último sábado (7).

 

Cônsul Cultural Hitomi Sekiguchi (2ª à direita) colaborou na barraca do takoyaki. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Neste ano, a plateia foi brindada especialmente com a dança kabuki clássica pela professora Yoshioh Fujima, e apresentação de suas alunas da Rio Nikkei. Por empenho da diretora cultural Shirley Atsumi, veio de São Paulo Yoshinojo Fujima Sensei, fundadora da Companhia Fujima no Brasil na década de 1960.

 

Primeira apresentação de alunas de Dança Fujima (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Yoshinojo Fujima sensei, Minoru Matsuura, presidente da Rio Nikkei e Yoshio Fujima sensei, a partir da esquerda. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

As professoras foram recebidas pelos presidentes Minoru Matsuura da Rio Nikkei, Akiyoshi Shikada da Renmei, Hajime Tonoki da Câmara Japonesa, assim como pela cônsul cultural Hitomi Sekiguchi entre outras autoridades.

 

Yoshinojo Fujima, fundadora da Companhia Fujima no Brasil, Yoshio Fujima sensei, com autoridades japonesas. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Aos números do Rio Nikkei Taiko foi somado o dos tocadores mirins, e o Seinenkai realizou sua atração com diversos brindes doados por restaurantes japoneses. Walter Yoshida, vice-presidente da Renmei apresentou o Coral Rio Nikkei, sorteio de agradáveis prendas, bon odori, karaokê.

 

Estréia dos tocadores mirins do Taiko Rio Nikkei (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

Finalizando o evento, centenas de “tanzaku” foram retirados dos bambus pelo Seinenkai para serem queimados a fim dos desejos pedidos serem realizados.

 

Os seinens Rio Nikkei queimaram os “tanzaku” para os desejos se realizarem. (foto: Teruko Okagawa Monteiro)

 

 

(Teruko Okagawa Monteiro)

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

MEMÓRIA: Livro homenageia artista Iwao Nakajima O Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de são Paulo (IPH) em parceria com a Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria...
RIO MATSURI – Uma ampla e variada programação fora... RIO MATSURI – Uma ampla e variada programação foram o cartão de visitas do Japan Festival – Rio Matsuri, realizado pela Tasa Eventos, nos dias 9, 10 e...
MIYAGI: 1º AKIMATSURI DO MIYAGI A Associação  Miyagi Kenjinkai do Brasil, através de seu Departamento Jovem, realiza neste domingo (15), das 11 às 16 horas, em sua sede (Rua Fagundes...
109 ANOS DE IMIGRAÇÃO JAPONESA: Cerimônias religio... Como acontece todos os anos, o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), organiza uma série de eventos comemorativos ...

6 Comments

  1. Muito obrigada pela gentil publicação, conceituado JORNAL NIPPAK!! A notícia é estímulo aos que se empenham e colaboram!!
    Teruko Okagawa Monteiro  * 岡川・モンテイロ・照子 * Departamento Cultural da Associação Nikkei do Rio de Janeiro

  2. O que seríamos sem a Teruko?! 🙂

    Também agradeço ao Jornal Nippak pela publicação!

  3. Adorei esse evento por conseguirmos juntar mais aspectos da arte nas atrações. Espero que se consolide logo! 🙂

    E Teruko incansável! 🙂 Parabéns e obrigada ao Jornal Nippak!

  4. Chorei muito com a apresentação de nossa turma Junior!
    Eles foram perfeitos e estavam muito concentrados e dedicados!
    Lindo momento!
    O Odori também foi um momento maravilhoso: a Rio Nikkei cada vez ampliando mais sua área de abrangência! Parabéns!

  5. Queridas Gisele Naine e Carina Cardoso: vocês, como eu, amam a Rio Nikkei!!! Muito obrigada de agradecer ao JORNAL NIPPAK também, que tem carinho enorme para o Rio de Janeiro e à Rio Nikkei!!! Abraço enorme, batalhadoras!!!

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *