CIDADES/SÃO ROQUE: ‘Maior’, 16º Sakura Matsuri espera duplicar número de visitantes

O Centro Esportivo Kokushikan Daigaku, no município de São Roque (SP), recebe neste fim de semana (7 e 8), o 16º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos. Coordenado pelo Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) com participação da Associação Cultural e Esportiva de Vargem Grande Paulista, Associação Cultural de Mairinque, Centro Cultural de Ibiúna e Associação Mallet Golf Kokushikan, o evento é uma realização do Instituto Brasil-Japão de Integração Cultural e Social em parceria com a Prefeitura da Estância Turística de São Roque.

 

Entre as atividades, visitantes poderão participar do shaseikai (foto: divulgação)

 

O evento, que faz parte do calendário turístico do município de São Roque, espera duplicar o número de visitantes em 2012. “A expectativa é receber um público estimado em cerca de 25 mil visitantes nos dois dias de programação”, conta o secretário administrativo do Bunkyo, Eduardo Goo Nakashima. Para isso, os organizadores “capricharam” nas atrações.

A começar pela portaria, que foi ampliada. As vias que dão acesso ao ginásio também foram alargadas e o próprio estacionamento teve sua capacidade aumentada de 1500 para 3000 veículos. Também foram realizadas obras de terraplanagem com o objetivo de dar maior visibilidade à construção do ginásio. As obras fazem parte da pré-implantação do projeto de construção do Centro de Cultura Nipo-Brasileira Kokushikan, uma das prioridades da atual administração do Bunkyo.

 

Local conta com cerca de 600 pés de cerejeiras (foto: divulgação)

 

“Casou a necessidade que o Sakura Matsuri tinha de crescer com a implantação do projeto. São obras que servirão tanto para o Festival como para o futuro”, explica Nakashima, acrescentando que a busca de patrocinadores para o projeto também será sentida no evento. “Nesta edição, serão montadas tendas para abrigar estandes institucionais, como o da Prefeitura de São Roque, que este ano passa a ser nossa parceira, e uma área para a exposição de produtos de eventuais patrocinadores do futuro Centro de Cultura Nipo-Brasileira Kokushikan”, explica o secretário.

Com isso, que sai ganhando é o público, que terá mais espaço e atrações para usufruir. A área de alimentação, por exemplo, terá o “reforço” de uma segunda praça. Além dos pratos preparados pelos Departamentos das entidades nipo-brasileiras locais (Vargem Grande, Mairinque, Ibiúna, Mallet Golf, Cotia Seinen, Kendô Kokushikan, Adesc Vargem Grande e Caucaia), será dedicado um espaço para a Prefeitura de São Roque e restaurantes da região.

“A ideia é integrar as várias culturas”, diz Nakashima, lembrando que os bazaristas também tiveram suas instalações ampliadas bem como um espaço para os produtos agrícolas da região, incluindo venda de mudas de cerejeira, de verduras e flores. Já a parte interna do ginásio abrigará diversas exposições, oficinas e workshops como ikebana, origami e soroban, entre outras atividades. “As crianças também terão um espaço exclusivo”, explica Nakashima.

 

Sakura Matsuri oferece atrações para todas as idades (foto: divulgação)

 

 

Novidades – Quem preferir, pode participar do Shaseikai, que acontecerá apenas no domingo. Trata-se de um evento em que os interessados, pintores ou não, sob as orientações de um artista plástico, saem para pintar a natureza. No final do dia é organizada uma reunião para avaliar e conversar sobre as atividades realizadas. O Shaseikai será coordenado pela Comissão de Artes Plásticas do Bunkyo, com a orientação do artista plástico Kenichi Kaneko. É necessário levar material de pintura.

Este ano, outra novidade é o Concurso Amador de Fotografia, aberto a todos os interessados, que deverão se inscrever no local. Para participar, basta estar presente. Para efeito do regulamento, conta Nakashima, só serão aceitas fotos tiradas no local e que tenham o sakurá como inspiração que, apesar de todas as atrações, continua sendo a “essência da festa”. “O local conta com cerca de 600 pés de cerejeiras espalhados pelo local”, diz Nakashima, destacando que na cerimônia de abertura será descerrada uma placa marcando início das obras.

“A repercussão que teremos no Sakura Matsuri será muito importante para que possamos dar continuidade ao projeto”, avisa Nakashima, acrescentando que o público ainda terá à sua disposição dois trenzinhos que estarão rodando o espaço da Festa em curtos intervalos.

Haverá ainda ônibus com destino ao Centro Esportivo Kokushikan Daigaku partindo do Bunkyo. As reservas devem ser feitas com antecedência (veja serviço)

 

(Aldo Shiguti)

 

Serviço

16º Sakura Matsuri – Festival das Cerejeiras Bunkyos

Data/Hora: dias 7 e 8 de julho, das 10h às 17h

Local: Centro Esportivo Kokushikan Daigaku

Rodovia Bunjiro Nakao (SP 250), Km 48 – Estrada para Ibiúna – Bairro do Carmo – São Roque – SP

Contribuição: R$ 15,00 por veículo (concorra ao sorteio de uma TV)

Ônibus partindo da Liberdade: vendas antecipadas de passagens na Secretaria do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – São Paulo – SP)

Contribuição ônibus: R$ 25,00 (ida e volta no mesmo ônibus)

Informações: (11) 3208-1755 / www.bunkyo.org.br

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

TURISMO/IMIGRAÇÃO JAPONESA: ‘Circuito Japonês será...   No ano em que se comemoram os 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão e os 107 Anos da Imigração Japonesa no Brasi...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...
Taiko Show neste sábado 24/03/2012 na Liberdade É neste sábado, dia 24, a partir das 19h30, que convidamos a todos a vivenciarem um momento único, de um encontro único, que jamais se repete, pois um...
ARTES: Londrina Matsuri terá Exposição de Oshibana...   O Londrina Matsuri completa 10 anos em 2012 e traz uma grande novidade para os visitantes: Exposição e Workshop de Oshibanas. O Festival da ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *