CIDADES/SOROCABA: Ucens faz festa neste sábado para comemorar seu 50º aniversário de fundação

A Ucens (União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba) comemora este ano seu 50º aniversário de fundação. Para marcar a data. A entidade realizará neste sábado (16) eventos alusivos a data em locais distintos. A programação tem início às 10 horas com a inauguração do Monumento do Cinquentenário na praça Naosuke Hebita, que fica junto ao Parque Kasato Maru na Avenida Washington Luiz, no Campolim.

O monumento que será inaugurado neste sábado como parte das comemorações (foto: divulgação)

A cerimônia deve contar com a presença de diversas autoridades de Sorocaba e região. Segundo o presidente da Ucens, Ken Iti Nishihara, a obra tem 1,5m de altura por 84 cm de largura e foi confeccionada em granito. “Escolhemos o Parque Kasato Maru porque o local já abriga a Festa Japonesa, que este ano atingirá sua quarta edição nos dias 14 e 15 de julho e costuma atrair uma multidão estimada em 35 mil pessoas nos dois dias de programação”, conta Nishihara, antecipando que o cantor Joe Hirata já confirmou presença para a Festa Japonesa.

 

 

A programação dos 50 anos da Uces prossegue a partir das 15 horas, com a realização da cerimônia comemorativa do Cinquentenário no Lar São Vicente de Paulo com diversas atividades. Destaques para a homenagem aos ex-presidentes, sócios e ex-sócios que contribuíram para o desenvolvimento da Ucens e o lançamento da revista dos 50 anos.

A entidade prepara também o lançamento de um livro que deve ficar pronto entre agosto e setembro. Com o título de ‘Arigatô’, a obra, a cargo do escritor Sérgio Coelho, conta a trajetória da imigração japonesa em Sorocaba e região. “É um livro que deve ser útil não só à comunidade nikkei de Sorocaba como também da região”, explica Nishihara, acrescentando que, das 17 às 18 horas será dedicada à parte artística, com apresentação de taikô e karaokê. A festa será encerrada com um jantar de confraternização.

Fundada em 1962, a Ucens conta atualmente cerca de 600 associados, sendo 320 ativos. “Os demais tem mais de 75 anos de idade e não pagam mensalidade”, explica Nishihara, afirmando que o número de associados está aumentando a cada ano. “O aumento se deve, em parte, à grande procura pelo nosso Departamento de Tênis de Campo”, diz o presidente, acrescentando que, além do tênis de campo, a Ucens mantém outros 11 departamentos como o de tênis de mesa, beisebol e gatebol.

 

Enguenkai Keirokai realizado em 2011 pela Ucens (foto: divulgação)

 

Futuro – “Estamos vislumbrando um futuro bastante promissor para a comunidade nikkei de Sorocaba, que ao longo dos anos vem contribuindo ativamente para o desenvolvimento e o progresso da cidade nas mais diversas áreas, tanto na agricultura como na indústria. Tanto que nossa participação tem sido alvo de elogios por parte da sociedade em geral”, orgulha-se Nishihara, afirmando que a Ucens tem cumprido, com sucesso, a sua proposta de preservar e divulgar a cultura japonesa não só em Sorocaba como também na região Sudoeste. “Para isso, contamos com o apoio da Prefeitura Municipal e de políticos como o deputado federal Junji Abe (PSD-SP), que empenhou uma emenda no valor de R$ 100 mil para a Festa Japonesa deste ano. Estamos bastante satisfeitos”, garante Nishihara.

(Aldo Shiguti) 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *