CINEMA: Cinema japonês ao ar livre na Casa das Rosas traz animes de Makoto Shinkai

Pela primeira vez, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, apresenta em seu jardim a Mostra de Cinema Japonês: Especial Anime de Makoto Shinkai. Realizadas em parceria com a Fundação Japão, as exibições acontecem no jardim da Casa das Rosas, ao ar livre, quinzenalmente às terças-feiras, a partir das 19h30, nas datas 7 e 21 de março, 4 e 18 de abril.  O evento tem o objetivo de promover o intercâmbio cultural por meio do audiovisual.

 

Cinema japonês ao ar livre na Casa das Rosas traz animes de Makoto Shinkai. Foto: divulgação

 

Sucesso de público no Japão e em diversas partes do mundo, os animes conquistaram o Brasil nos anos 1960 e desde então têm conquistado casa vez mais espaço. Durante a mostra, o público poderá conhecer o trabalho do célebre diretor Makoto Shinkai que, ao contrário da maioria dos diretores clássicos de animes, sempre trabalhou com computador, começando sua carreira desenvolvendo computações gráficas para cenas de videogames japoneses, até chegar à sua primeira grande obra, o curta-metragem Hoshi no Koe (Vozes de uma estrela distante), de 2002.  Entre as peculiaridades de seu estilo, destacam-se técnicas de iluminação, movimentação da câmera, detalhamento com queda de folhas, pétalas de flores e neve, além da abundância de recursos de fotografia e flashes.

A qualidade do trabalho do diretor vem rendendo o reconhecimento do público e da crítica. Prova disso está em seu novo filme, Kimi no Na Wa (2016), que bateu recordes de bilheteria entre filmes de anime. Foi a quarta maior bilheteria de um anime no Japão, a quinta maior bilheteria de uma produção japonesa no país e a nona maior bilheteria nos cinemas de todos os tempos no Japão.

Confira a programação completa de filmes. A classificação indicativa é de 12 anos, lembrando que se chover, a Casa das Rosas disponibiliza 100 lugares dentro do museu.

 

 

Programação

 

7 de março: O Lugar Prometido em Nossa Juventude (2004)

21 de março: 5 Centímetros por Segundo (2007)

4 de abril: Em Busca das Estrelas (2011)

18 de abril: O Jardim das Palavras (2013)

 

 

Os filmes

 

O Lugar Prometido em Nossa Juventude é de 2004

O Lugar Prometido em Nossa Juventude (Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho)

2004 | 91 minutos | Cor | DVD | Animação | Legendado

Elenco (vozes): Hidetaka Yoshioka, Masato Hagiwara, Yuuka Nanri

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Em um mundo pós-guerra, o Japão foi dividido em dois territórios: norte e sul. Hiroki e Takuya moram em Aomori e são estudantes do ensino fundamental. Atraídos pela colega Sayuri, ambos ficam intrigados pela misteriosa torre erguida do outro lado da fronteira do Estreito de Tsugaru, em Hokkaido. Os meninos prometem a Sayuri voar até esta torre a bordo de um avião construído por eles mesmo. Porém, quando Sayuri é transferida para Tóquio, os dois amigos acabam desistindo do projeto e seguem caminhos diferentes.

 

 

5 Centímetros por Segundo (Byôsoku 5 Senchimêtoru)

 

Cinco Centímetros por Segundo é o cartaz do dia 21 de março

 

2007 | 63 minutos | Cor | DVD | Animação | Legendado

Elenco (vozes): Kenji Mizuhashi, Yoshimi Kondo, Satomi Hanamura, Ayaka Onoue

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Vencedor de Melhor Filme de Animação em Asian Pacific Screen Award, narra a história de Takaki, Akari e seus amigos. Por conta do trabalho de seu pai, Akari acaba se transferindo de Tóquio com a família, passando a manter contato com os amigos apenas por cartas. À medida que as estações do ano avançam, o contato vai diminuindo. Ao retornar para Tóquio, Akari recebe a notícia que Takaki deve se mudar. Mesmo com a entrada de outras pessoas em sua vida, Takaki não esquece Akari. Apesar de todas as separações, Takaki imagina, a todo o momento, se um dia terá a chance de encontrá-la novamente.

 

 

Em Busca das Estrelas (Hoshi wo ou Kodomo)

 

Hoshi wo ou Kodomo, Em Busca das Estrelas vai ser apresentado no dia 4 de abril

 

2011 | 116 minutos | Cor | DVD | Animação | Legendado

Elenco (vozes): Hisako Kanemoto, Miyu Irino, Kazuhiko Inoue, Sumi Shimamoto

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Uma história de amadurecimento, que envolve o amor da jovem Asuna, que tem o hábito de passar seus dias escutando uma música misteriosa. A música, que vem do rádio de cristal deixado como lembrança de seu pai ausente, leva Asuna a um mundo profundamente oculto.

Até que certo dia, ela conhece Shun, um rapaz com quem parte em uma viagem de aventuras para entender as belezas e as crueldades do mundo.

 

 

O Jardim das Palavras

O Jardim das Palavras (Kotonoha no Niwa)

2013 | 46 minutos | Cor | DVD | Animação | Legendado

Elenco (vozes): Miyu Irino, Kana Hanazawa, Fumi Hirano, Gou Maeda, Yuka Terasaki, Suguru Inoue

Classificação indicativa: 12 anos

Sinopse: Takao é um estudante de ensino médio que almeja se tornar um artesão de sapatos. Para se dedicar a este sonho, Takao costuma faltar às aulas em dias chuvosos e permanece no jardim japonês do parque desenhando calçados. No local, mesmo sem combinar nada, Takao passa a encontrar Yukino, uma mulher misteriosa. Takao deseja, então, produzir um par de sapatos que faça Yukino caminhar e encontrar o seu caminho.

 

Espaço Cultural da Casa das Rosas – Haroldo de Campos de Poesia

Mostra de Cinema ao Ar Livre

Quando: Dias 7 e 21 de março, 4 e 18 de abril de 2017 (vide programação)

Horário: à partir das 19h30

Local: Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37, São Paulo, SP)

Ingressos: gratuitos

Classificação indicativa:

12 anos

 

Related Post

MOGI DAS CRUZES: Festa do Akimatsuri conta com apo... No último dia 18, a Comissão Organizadora do Akimatsuri – Festa de Outono – recebeu oficialmente, das mãos do prefeito de Mogi das Cruzes Marco Bertai...
COMUNIDADE: Com quimonos, 11ª edição do Bunka Mats... Primeiro grande evento da comunidade nipo-brasileira a ser realizado pós-inauguração da Japan House São Paulo – primeira unidade do projeto global do ...
ESPETÁCULO: ‘Ninjas’ do Grupo Ashura se apresentam... O Grupo Ashura, da província de Mie, no Japão, especializado na arte ninja do estilo Iga, prometem impressionar os brasileiros que visitarem a CCXP - ...
NESTE FIM DE SEMANA: PARQUE MAEDA RECEBERÁ EXPOSIÇ... O artista Shugo Izzumi. Foto: divulgação Pela primeira vez o Maeda receberá uma exposição de bonsai, cerâmica e orquídeas que acontecerá neste fim...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *