CINEMA: Fundação Japão participa de evento Guilherme de Almeida em Cena

Com o apoio da Fundação Japão, esta será a primeira vez que a Sala Cinematographos exibirá um filme em película 16mm

 

No dia 22 de julho, a partir das 14h30, a Casa Guilherme de Almeida realiza a tradicional homenagem a seu patrono, cujos nascimento e morte ocorreram nesse mesmo mês. A Fundação Japão apoia o evento participando de um dos aspectos a ser comemorado neste dia: a ligação de Guilherme de Almeida com a cultura nipônica.

Para celebrar sua produção de haicais e decisiva participação no surgimento da Aliança Cultural Brasil-Japão, a Sala Cinematographos exibirá dois clássicos do cinema japonês de vanguarda, dirigidos pelo mestre Teinosuki Kinugasa: Portal do inferno, de 1953, e Uma página de loucura, de 1926. Este último será acompanhado de trilha sonora ao vivo com o acordeonista, arranjador e compositor Gabriel Levy.

Esta será a primeira vez que a Sala Cinematographos, que é um cineclube dedicado a exibições comentadas, exibirá um filme em película 16mm.

O evento comemorativo também destacará o envolvimento de Guilherme de Almeida com a cena teatral paulistana e suas traduções de peças de teatro referenciais da dramaturgia universal, com Um momento teatral: O homem só, que faz referência à peça escrita por ele em 1949, identificada como “um momento teatral” pelo próprio autor.

Uma palestra discutirá a concepção de teatro do poeta e contará com a participação da pesquisadora de teatro antigo e mestra em Letras Clássicas pela USP, Renata Cazarini de Freitas. O tema central será o texto O homem só, de Guilherme de Almeida. A peça de um ato dividido em duas cenas apresenta um misantropo, que julga seu dia desperdiçado e trava com sua sombra um embate em busca da solidão total.

As atividades são gratuitas e estão limitadas a 45 vagas. Inscrições para recebimento do ingresso virtual e outras informações estão disponíveis no site:

http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/sala-cinematographos/ver-programacao.php?idprogramacao=83&iddata=195

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

14h30: Um momento teatral O homem só

Por Renata Cazarini de Freitas

Depois de ter escrito duas peças em francês para seu livro de estreia Théâtre Brésilien (1916), em parceria com Oswald de Andrade, Guilherme de Almeida criou poesia e prosa dramática, letras de canções para o teatro e um argumento de ballet, além de traduções de textos dramáticos do inglês, do francês e do grego. Em 1949, escreveu O homem só.

 

 

15h30: Cinema japonês de vanguarda (uma homenagem a Teinosuke Kinugasa)

UMA PÁGINA DE LOUCURA (1926), com trilha sonora ao vivo por Gabriel Levy

Uma raríssima oportunidade de se conhecer aquele que é, talvez, o único filme japonês realizado no auge das vanguardas cinematográficas mundiais. A obra conta a história do faxineiro de um hospício onde sua esposa encontra-se internada. Em meio a lembranças e dilemas, sua angústia acaba por conduzi-lo a um estado de alucinação tão obscuro quanto ao dos internados na instituição.

 

PORTAL DO INFERNO (1953), exibição exclusiva em película 16 mm

A Sala Cinematographos exibe, pela primeira vez, uma obra em 16 mm: um dos filmes mais premiados do Japão, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1954. Esta obra-prima de Kinugasa retrata a guerra entre feudos no Japão medieval e explora a imagem do samurai Morito Endo em sua luta para proteger os membros do clã a que serve.

 

 

CONVIDADOS

Gabriel Levy é acordeonista, arranjador, compositor, educador e produtor musical. Tem formação eclética, voltada tanto para a música erudita como para a música popular, tendo atuado em shows e CDs ao lado de artistas dos mais diferentes estilos, como Palavra Cantada, Fortuna, Ceumar, Antonio Nóbrega, Zé Geraldo, Vanessa da Mata, Claudio Nucci, Fafá de Belem, Pena Branca e Xavantinho, João Bá e André Abujamra, entre outros.

Renata Cazarini de Freitas é pesquisadora de teatro antigo e suas relações com o contemporâneo. Doutoranda e mestra em Letras Clássicas pela USP, é especialista em Estudos Clássicos pela UnB.

 

 

Related Post

JAPÃO: Imperador do Japão completa 79 anos apresen...   Tóquio, 23/dez - O imperador do Japão Akihito completa 79 anos de idade neste domingo (23) e concedeu pela manhã uma entrevista coletiva . ...
INTERNACIONAL: Mauricio de Sousa é laureado pelo G...   Mauricio de Sousa (foto: diuvlgação) O desenhista Mauricio de Sousa foi agraciado pelo governo japonês em reconhecimento a sua  contribu...
TÊNIS DE MESA: Tênis de mesa universitário a todo ... Após a realização do Campeonato Brasileiro Universitário no mês de abril, organizado pela Fupe, novas oportunidades surgiram para a modalidade que est...
BERTIOGA: Festa da Tainha de Bertioga é sucesso de...   36ª Festa da Tainha em Bertioga (foto: divulgação)   Cerca de 5 mil pessoas já visitaram a 36ª Festa da Tainha em Bertioga, para...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *