CINEMA: Minoru Shibuya ganha retrospectiva na 36ª Mostra Internacional

 

Maior e mais importante festival de cinema do país, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo chega à sua trigésima-sexta edição e, mais uma vez, traz ao Cinusp Paulo Emílio uma parte significativa de sua programação. Fiel à sua vocação de contemplar a diversidade cinematográfica e revelar novos talentos, a programação de filmes da Mostra oferece ao público uma seleção do melhor da produção cinematográfica mundial recente e uma série de retrospectivas históricas.

Durante a mostra, o Cinusp realiza, excepcionalmente, três sessões diárias, a partir das 14 horas. Todas as sessões no Cinusp têm entrada gratuita para o público em geral.

Este ano, o grande homenageado do evento é o mestre do cinema moderno russo, Andrei Tarkóvski, nascido há 80 anos, em abril de 1932, e falecido em 1986.

Em homenagem ao cultuado cineasta, a Mostra realiza no Masp uma exposição com fotgrafias Polaroid tiradas por ele durante sua temporada na Itália, além de apresentar uma grande retrospectiva de seus filmes, incluindo todos os longa-metragens que dirigiu e diversos documentários produzidos sobre ele, alguns deles também dirigidos por grandes nomes do cinema mundial, como Chris Marker, Aleksander Sokurov e Tonino Guerra.

Boa parte desta programação será exibida no Cinusp, que recebe sessões de obras-primas de Tarkóvski, como Solaris, Stalker, O Espelho e Nostalgia, além dos documentários Dirigido Por Andrei Tarkovski, do polonês radicado na Suécia Michal Leszczylowski, Um Dia na Vida de Andrei Arsenevitch, do recém-falecido artista multimídia francês Chris Marker, e Os Dias Brancos – Anotações Sobre a Filmagem de Nostalgia, de Andrei Tarkovski, do espanhol José Manuel Mouriño.

Minoru Shibuya – Outro cineasta que ganha retrospectiva na Mostra deste ano é o japonês Minoru Shibuya, nascido em 1907 e falecido em 1980, dono de uma obra coesa e ainda pouco conhecida no Brasil, centrada nas relações humanas do Japão pós-guerra.

Sete títulos de Shibuya fazem parte de uma retrospectiva em homenagem ao diretor japonês. Praticamente desconhecido fora do Japão, Shibuya trabalhou como assistente de Yasujiro Ozu, Mikio Naruse e Gosho Heinosuke, antes de fazer sua estreia como diretor em 1937.

Um filme notável da sua filmografia foi “O Rabanete e a Cenoura”, baseado no esboço inicial de um dos últimos roteiros de Ozu. Seu trabalho foi dedicado principalmente aos dramas sociais e comédias, que eram típicas da empresa produtora Shochiku, com foco em pessoas comuns e suas preocupações cotidianas.

O Rabanete e a Cenoura (The Radish and the Carrot, de 1945), O Dia de Folga do Médico (Doctor’s Day Off, de 1952), Pessoas Modernas (Modern People, de 1952), Retidão (Righteousness, de 1957), Os Passarinhos (The Shrikes, de 1961), Um Bom Homem, Um Bom Dia (A Good Man, A Good Day, de 1961) e O Paraíso dos Bêbados (Drunkard’s Paradise, de 1962) são os títulos de Shibuya exibidos na 36ªMostra.

 

Confira a programação completa da Mostra e mais informações sobre os convidados no site www.mostra.org.

 

 

PROGRAMAÇÃO DOS FILMES DE MINORU SHIBUYA:

 

Um Bom Homem, Um Bom Dia (Kojin Kojitsu. Japão, 1961, cor, 35mm, 88’, 35mm)

 

 

Direção: Minoru Shibuya

Elenco: Chishu Ryu, Chikage Awashima, Shima Iwashita

Sinopse: Como professor universitário em Nara, Hitoshi Ozeki pode ser mundialmente famoso por seus conhecimentos matemáticos, mas é visto como um excêntrico pelas pessoas ao seu redor. Quando sua filha Tokiko recebe um pedido de casamento de seu colega de escritório, Ryuki, ela e sua mãe Setsuko se enchem de alegria. A opinião de Hitoshi sobre o assunto, porém, não fica clara.

Classificação indicativa: 12 anos

EXIBIÇÃO: DIA 30/10 (TERÇA) – 16h

 

 

O Dia de Folga do Médico (Honjitsu Kyushin. Japão, 1952, p&b, 35mm, 97’, 35mm)

 

 

Direção: Minoru Sjibuya

Elenco: Eijiro Yanagi, Koji Tsuruta, Rentaro Minuki

Sinopse: Adaptado do romance homônimo de Masuji Ibuse, vencedor do Prêmio Yomiuri de Literatura, o drama relata numerosos incidentes que ocorrem durante o dia de folga de um médico gentil, incluindo episódios tirados de outras obras de Ibuse. O roteiro captura a sociedade japonesa imediatamente depois da Segunda Guerra.

Classificação indicativa: 14 anos

EXIBIÇÃO: DIA 01/11 (QUINTA) – 14H

 

 

O Paraíso dos Bêbados (Yopparai Tengoku. Japão, 1962, p&b, 35mm, 93’, 35mm)

 

 

Direção: Minoru Shibuya

Elenco: Chishu Ryu, Akira Ishihama, Chieko Baisho, Masahiko Tsugawa

Sinopse: Kozo Atsumi, chefe de setor de contabilidade de um escritório, vive com seu filho querido. Os dois costumam beber muito. Tudo muda quando o filho morre em um acidente em um bar, deixando sua noiva sozinha.

Classificação indicativa: 16 anos

EXIBIÇÃO: DIA 25/10 (QUINTA) – 14H

 

 

O Rabanete e a Cenoura (Daikon to Ninjin. Japão, 1964, cor, 35mm, 107’, 35mm)

 

 

Direção: Minoru Shibuya

Elenco: Chishu Ryu, Nobuko Otowa, Mariko Kaga, Shima Iwashita

Sinopse: O drama retrata a confusão que ocorre quando um homem certinho, que trabalhou em uma companhia de negócios por trinta anos e criou quatro filhas, desaparece subitamente um dia. O filme foi feito para homenagear a obra de Yasujiro Ozu, morto em 1963, e foi corroteirizado por Shibuya e Yoshio Shirasaka com base em uma história imaginada por Ozu. Um dos aspectos mais notáveis do filme é a presença no elenco de vários rostos familiares dos filmes de Ozu, como Chishu Ryu no papel principal.

Classificação indicativa: 10 anos

EXIBIÇÃO: DIA 31/10 (QUARTA) – 16H

 

 

Raros Sonhos Flutuantes (Tobu Yume Wo Shibaraku Minai. Japão, 1990, cor, 35mm, 104’, 35mm)

 

 

Direção: Eizo Sugawa

Elenco: Toshiyuki Hosokawa, Eri Ishida, Mariko Kaga, Katsuhiro Oida

Sinopse: Um acidente com um osso quebrado leva Shuji a ser internado num hospital. Naquele dia, há falta de leitos e ele tem que compartilhar seu quarto com uma paciente idosa, Mutsuko. Num aposento dividido por uma tela, sem poder mover-se de suas camas, os dois conversam animadamente sobre poesia, criando um vínculo romântico usando apenas suas vozes. No dia seguinte, quando a tela é removida, Shuji descobre que Mutsuko se foi. Passam-se meses até que ele consiga rever a colega de quarto de hospital. Para seu espanto, descobre que Mutsuko sofre de uma estranha síndrome, que a faz rejuvenescer continuamente. Ao invés de 70 anos, ela está com apenas 40. Meses depois, os dois têm um novo encontro. Mutsuko está agora na flor de seus 25 anos. Shuji apaixona-se perdidamente por ela, pensando em abandonar seu trabalho, esposa e filho para segui-la.

Classificação indicativa: 12 anos

EXIBIÇÃO: DIA 22/10 (SEGUNDA) – 14H

 

 

Retidão (Seigiha. Japão, 1957, p&b, 35mm, 91’, 35mm)

 

 

Direção: Minoru Shibuya

Elenco: Eiko Miyoshi, Masami Taura, Keiji Sada, Yoshiko Kuga

Sinopse: Okyo, uma comerciante do mercado negro, vive com seu filho Seitaro, que trabalha como mecânico em uma companhia de ônibus. Teimosa e avarenta, mas de bom coração, ela também toma conta de Fujita, um motorista de ônibus colega de seu filho. Um dia, Fujita causa um acidente no trabalho, e o senso de justiça de Seitaro o leva a prestar um depoimento que prejudica Fujita e a companhia. Baseado em dois contos de Naoya Shiga.

Classificação indicativa: 12 anos

EXIBIÇÃO: DIA 30/10 (TERÇA) – 14H

 

 

SERVIÇO

Cinusp Paulo Emílio: Rua do Anfiteatro, 181 – Colmeia, Favo 04  – Cidade Universitária – São Paulo (SP)

Entrada Franca

100 lugares

Fone: 11-3091-3540

Fax: 11-3091-3364

www.usp.br/cinusp

www.mostra.org

www.twitter.com/CINUSP

cinusp@usp.br

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMUNIDADE: BINGO NA NAGUISA A Associação Naguisa realizou no dia 17/10, na sua sede, o tradicional Bingo Beneficente, acompanhado de yakissoba, pastéis e carne louca. Como sempre...
INTERCÂMBIO: Tottori celebra 50 anos da bolsa e 20... A Associação Cultural Tottori Kenjin do Brasil realizará neste domingo (8) solenidades comemorativas dos 50 anos de instituição do sistema de bolsa de...
INCLUSÃO: SP participa de encontro voltado à acess... Tóquio, a capital do Japão, recebeu entre os dias 17 e 21 de abril, o "Encontro de Especialistas sobre a Construção de uma Sociedade e Desenvolvimento...
PIEDADE: Realizado pela primeira vez em cinco dias...   Começa amanhã (16) e prossegue até a próxima terça-feira (20), na sede da Associação Cultura e Esportiva de Piedade, a 14ª Festa e Exposição...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *