CINEMA: Mostra de cinema em São Paulo apresenta ‘Mulheres do Japão’

Prossegue até o próximo dia 5 de março, no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, a Mostra de Cinema: Mulheres do Japão. Com apoio e curadoria da Fundação Japão em São Paulo, a mostra presta uma homenagem exibindo filmes japoneses protagonizados por mulheres, ressaltando valores como determinação, perseverança, união, amizade e laços familiares. Também na programação dramas que trazem as dificuldades enfrentadas pela mulher japonesa em diferentes épocas e aspectos da vida.

Os filmes, pertencentes ao acervo da filmoteca da Fundação Japão, serão exibidos no CCBB São Paulo, localizado na rua Álvares Penteado, 112, Centro, com entrada gratuita e aberta ao público.

 

Mostra no Centro Cultural Banco do Brasil apresenta ‘Mulheres do Japão’. Divulgação

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

01/03 – QUINTA

 

As Irmãs Makioka, de Kon Ichikawa, é o cartaz desta quinta (dia 1º de março)

 

13H: As Irmãs Makioka (Sasameyuki/Japão/1983/140 minutos/cor/16 mm). Drama dirigido por Kon Ichikawa

Sinopse: Baseado em um dos maiores clássicos da literatura japonesa, As Irmãs Makioka, de Junichiro Tanizaki e adaptado ao cinema pelo famoso diretor Kon Ichikawa.As Irmãs Makioka retrata a vida de uma abastada família da região de Kyoto e Osaka, no oeste do país. As quatro irmãs (Tsuruko, Sachiko, Yukiko e Taeko) tentam resolver juntas seus problemas familiares e arranjar um casamento para a terceira das irmãs, Yukiko, uma mulher de crenças tradicionais que aos trinta anos ainda não conseguiu se casar.

Legendas: Português

Classificação: livre

 

 

 

Bushido Sixteen

 

16H30Bushido Sixteen (Bushidou Shikkusuchin/Japão/2010/109 min/cor/DVD), de Tomoyuki Furuyama.

Sinopse: O filme é baseado em best seller de Tetsuya Honda e narra o dia a dia de Kaori e Sanae, duas meninas praticantes de Kendo. Kaori faz questão de vencer, enquanto Sanae pratica Kendo por prazer.

Legendas: Português

Classificação: livre

 

 

02/03 – SEXTA

16H: Kabê: Nossa mãe (Kabê/Japão/2008/133 min/cor/DVD), de Yamada Yoji

Sinopse: A vida da pacífica família Nogami subitamente muda quando o pai, Shigeru, é preso e acusado de ser um comunista. Sua esposa Kayo trabalha da manhã à noite para manter sua família e educar suas duas filhas, com a ajuda de Hisako, irmã de Shigeru, e de Yamazaki, ex-aluno de Shigeru. Mas seu marido não retorna.

Legendas: Português

Classificação: 14 anos

 

 

O Amor de Nabbie

 

19H15: O Amor de Nabbie (Nabie no koi/Japão/1999/92 min/cor/DVD), de Yuji Nakae

Sinopse: Nanako se demite do emprego em Tóquio para voltar à sua ilha natal no arquipélago de Okinawa, onde ainda vivem seu avô Keitatsu e sua avó Nabbie. Nabi tem 79 anos e vive tranquilamente com seu marido. Mesmo casada há vários anos, ela nunca esqueceu SunRa, sua primeira paixão, que conheceu aos 19 anos. Sessenta anos depois, SunRa retorna à ilha e reencontra-se com Nabbie que decide então viver com seu grande amor, mesmo que para isso tenha que ir contra seus costumes e contra todos os moradores da ilha.

Legendas: Português

Classificação: 12 anos

 

 

 

03/03 – SÁBADO

15H30: Depois das Flores (Hana no ato/Japão/2010/107 min/cor/DVD), dirigido por Kenji Nakanishi

Sinopse: “Depois das flores” é baseado em um conto do falecido Shuhei Fujisawa (O Crespúsculo do Samurai, Amor e Honra, etc). O filme é estrelado por Keiko Kitagawa, como Ito, membro de um pequeno clã na região de Tohoku. Um dia ela conhece um jovem espadachim de uma casta inferior socialmente chamado Magoshiro e desafia-o para um duelo amigável com espadas de bambu, o que acaba despertando sentimentos  entre os dois, mas Ito já está prometida em casamento a outro homem e decide esquecer Magoshiro.

Legendas: Português

Classificação: 10 anos

 

 

A Esposa do Villon

 

18H: A Esposa do Villon (Villon no tsuma/Japão/2009/114 min/cor/DVD), de Kichitaro Negishi

Sinopse: O filme mostra uma Tóquio pós-guerra ainda sofrendo os acontecimentos destrutivos da II Guerra Mundial, explorando temas como a masculinidade japonesa e o ideal feminino. A Esposa do Villon retrata o relacionamento de uma mulher sofredora com seu marido, um escritor brilhante mas auto-destrutivo.

Legendas: Português

Classificação: 12 anos

 

 

 

04/03 – DOMINGO

 

Swing Girls

 

15H: Swing Girls (Suuingu Gyaruzu/Japão/2004/105 min/cor/DVD), de Shinobu Yaguchi

Sinopse: Um grupo de uma escola secundária em Yamagata, norte do Japão, que fica em recuperação em matemática no verão, busca como todo adolescente, algo interessante para passar o tempo.

Legendas: Português

Classificação: livre

 

 

As Garotas do Shodô

 

18H: As Garotas do Shodô (Shodô Gyaruzu/Japão/2010/120 min/cor/DVD), de Ryuichi Inomata

Sinopse: Baseada em fatos reais, a história aborda os sentimentos de estudantes de ensino médio que participarão do Campeonato de Performance de Shodo.

Legendas: Português

Classificação: livre

 

 

05/03 – SEGUNDA

 

A garota que saltava no tempo

 

16H: A Garota Que Saltava No Tempo (Toki wo kakeru shoujo/Japão/2006/98 min/cor/16 mm), de Mamoru Hosoda

Sinopse: Makoto Kono é uma adolescente comum chamada que sempre com pressa e lutando contra o relógio para não perder a hora da escola.

Legendas: Português

Classificação: livre ,

 

19H:  Depois das Flores (Hana no ato)

Ano: 2010

Direção: Kenji Nakanishi

Duração: 107 min

Gênero: Drama, época

Legendas: Português

Classificação: 10 anos

 

Mostra de Cinema: Mulheres do Japão

Quando: Até 5 de março

Onde: CCBB São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro | São Paulo – SP)

Capacidade: 70 lugares

Entrada Gratuita

Ingressos: serão distribuídos a partir de uma hora antes de cada sessão, na bilheteria do local

Funcionamento da bilheteria: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

 

 

Related Post

MANGÁ: Governo japonês recebe inscrições para o “6... O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão do Governo Japonês recebe, até o dia 15 de junho, inscrições para o 6º Prêmio Internacional de Mangá. ...
COMUNIDADE: Bunkyo será palco da 7ª edição do “Jap...   Diferentemente das edições anteriores, que sempre foram realizadas fora do reduto oriental, este ano o Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cult...
BUNKYO: Em sua 2ª edição, Saa Hajimeyou repete fór... Depois do sucesso da primeira edição, o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) se prepara para receber os artistas ...
NHK divulga lista dos artistas do 64º Kohaku Utaga...   A emissora estatal japonesa NHK, que transmite o tradicional Kohaku Utagassen – disputa musical entre homens e mulheres e que é realizado na...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *