CINEMA: Mostra de Filmes “Nihon Eiga – Cinema do Japão – dos Samurais aos Animês” (Rio de Janeiro)

 

Mostra de 12 filmes longa-metragem em DVD com temática variada, apresentando vários aspectos culturais tradicionais do Japão.

 

Cena da animação 5 centimetro (foto: divulgação)

Mostra de Filmes ” Nihon Eiga – Cinema do Japão – dos Samurais aos Animês”, este evento é promovido pelo Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Fundação Japão e Banco do Brasil.

Ao longo da semana serão exibidos 10 longas metragem, sendo dois a cada tarde/noite. Destaque para a generosa programação de animação japonesa, com quatro títulos.

 

 

É uma oportunidade rara assistir tantos animes nas telonas, ainda mais em um evento gratuito. Portanto recomendamos que chegue com antecedência para garantir seu lugar.

Destaque para “5 Centímetros por Segundo“, longa animado que abre a mostra. O anime volta aos cinemas cariocas depois de cinco anos, quando foi exibido no Festival do Rio de 2008. Na mesma linha reflexiva de “5 Centímetros” está “O lugar prometido na nossa juventude“, ambas obras do mesmo autor, Makoto Shinkai.

Os outros longas de animação seguem uma linha mais infantil, “Kappa – O duende do rio e o Sampei” (criação de Shigeru Mizuki , criador do clássico GeGeGe Kitaro) e “Bravo! A grande batalha dos samurais“, 10º longa da série de humor Crayon Shin-chan (dirigido por Keiichi Hara).

Trazida pela Fundação Japão, a mostra já rodou o país com diferentes nomes (como por exemplo “Mostra de Filmes Japoneses Infanto-Juvenis“, que dá bem uma dimensão do que esperar). Estarei lá conferindo de perto essa experiência e num próximo post conto como foi. Confira abaixo a programação do evento.

 

Programação completa:

 

 

Dia 5, terça-feira

16h30 – 5 centímetros por segundo

18h30 – O lugar prometido na nossa juventude

 

Dia 6, quarta-feira

16h30 – Balada

18h30 – Kappa – O duende do rio e o Sampei

 

Dia 7, quinta-feira

15h30 – O lugar prometido na nossa juventude

18h30 – O amor de Nabi

 

Dia 8, sexta-feira

15h30 – Sonho de uma noite de verão

18h30 – Bravo! A grande batalha dos samurais

 

Dia 9, sábado

15h30 – Voo Feliz

18h30 – Sonho de uma noite de verão

 

Dia 10, domingo

15h30 – Wanko – A minha história, da minha família e do meu cachorro

18h30 – Fukushima Hulla Girls

 

 

SERVIÇO

“Nihon Eiga, Cinema do Japão – Dos Samurais ao Animês”

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro.

Entrada Franca

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

TAIKÔ: ABT realiza 1º Simpósio para dar uma ‘diret... Acontece no dia 19 de novembro, das 8 às 18 horas, no Salão Nobre do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), o 1º S...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Tanomoshi   Ajuda mútua financeira entre pequeno grupo de amigos, assim define o dicionário. Em certa época, havia inúmeros grupos. Até cheguei a admini...
HOMENAGEM: Vereador destaca papel social de Ruy Oh... O arquiteto e urbanista Ruy Ohtake foi homenageado na última segunda, dia 11 de junho, na Câmara Municipal de São Paulo, onde recebeu a Medalha Anchie...
ATTACK ON DANCE: Projeto com diretor Ney Hasegawa ... A Fundação Japão e o Centro Cultural São Paulo trazem para o Brasil o diretor e coreógrafo japonês Ney Hasegawa para o projeto de Residência Artística...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *