CINEMA: Mostra de Filmes “Nihon Eiga – Cinema do Japão – dos Samurais aos Animês” (Rio de Janeiro)

 

Mostra de 12 filmes longa-metragem em DVD com temática variada, apresentando vários aspectos culturais tradicionais do Japão.

 

Cena da animação 5 centimetro (foto: divulgação)

Mostra de Filmes ” Nihon Eiga – Cinema do Japão – dos Samurais aos Animês”, este evento é promovido pelo Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Fundação Japão e Banco do Brasil.

Ao longo da semana serão exibidos 10 longas metragem, sendo dois a cada tarde/noite. Destaque para a generosa programação de animação japonesa, com quatro títulos.

 

 

É uma oportunidade rara assistir tantos animes nas telonas, ainda mais em um evento gratuito. Portanto recomendamos que chegue com antecedência para garantir seu lugar.

Destaque para “5 Centímetros por Segundo“, longa animado que abre a mostra. O anime volta aos cinemas cariocas depois de cinco anos, quando foi exibido no Festival do Rio de 2008. Na mesma linha reflexiva de “5 Centímetros” está “O lugar prometido na nossa juventude“, ambas obras do mesmo autor, Makoto Shinkai.

Os outros longas de animação seguem uma linha mais infantil, “Kappa – O duende do rio e o Sampei” (criação de Shigeru Mizuki , criador do clássico GeGeGe Kitaro) e “Bravo! A grande batalha dos samurais“, 10º longa da série de humor Crayon Shin-chan (dirigido por Keiichi Hara).

Trazida pela Fundação Japão, a mostra já rodou o país com diferentes nomes (como por exemplo “Mostra de Filmes Japoneses Infanto-Juvenis“, que dá bem uma dimensão do que esperar). Estarei lá conferindo de perto essa experiência e num próximo post conto como foi. Confira abaixo a programação do evento.

 

Programação completa:

 

 

Dia 5, terça-feira

16h30 – 5 centímetros por segundo

18h30 – O lugar prometido na nossa juventude

 

Dia 6, quarta-feira

16h30 – Balada

18h30 – Kappa – O duende do rio e o Sampei

 

Dia 7, quinta-feira

15h30 – O lugar prometido na nossa juventude

18h30 – O amor de Nabi

 

Dia 8, sexta-feira

15h30 – Sonho de uma noite de verão

18h30 – Bravo! A grande batalha dos samurais

 

Dia 9, sábado

15h30 – Voo Feliz

18h30 – Sonho de uma noite de verão

 

Dia 10, domingo

15h30 – Wanko – A minha história, da minha família e do meu cachorro

18h30 – Fukushima Hulla Girls

 

 

SERVIÇO

“Nihon Eiga, Cinema do Japão – Dos Samurais ao Animês”

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro

Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro.

Entrada Franca

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SOCIAL: Descaminhos A peça teatral "DESCAMINHOS",  permanece até 29 de maio, aos sábados às 20h e domingos às 18h, no Teatro Livraria da Vila no Shopping Higienopolis...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: 50º Curso de Férias do Curso...       Promovido pela Sociedade de Difusão de Língua Japonesa da Noroeste, presidida pela profª Masako Nakaba, estudantes d...
WASHI-Ê : 8ª Exposição de Washi-ê, coordenado pela... WASHI-Ê – Com apoio da Aliança e da Fundação Japão em São Paulo, foi realizada nos dias 7 e 8 deste mês, no Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdad...
13º BEAUTY FAIR: Com críticas à carga tributária, ... Setor “pujante”, que gera mais de 5 milhões de empregos, o setor de beleza quer superar a crise atual com muito trabalho, união e determinação. Pelo m...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *