CINEMA: ‘Os Sapatos de Haruka’ terá pré-lançamento em SP no dia 30

 

O curta metragem Sapatos de Haruka, que aborda a imigração japonesa, terá pré-lançamento no próximo dia 30, em São Paulo, e no dia 7 de junho, em Taubaté. Na capital paulista, será apresentado no Sindicato dos Bancários de São Paulo, às 19h (rua São Bento, 413 – centro) e em Taubaté no Museu da Imigração Italiana (Av. Líbero Indiani, 550).

 

Cena de Os Sapatos de Haruka, que tem cenas rodadas em Taubate e no bairro da Liberdade (Foto: divulgação)

 

Na verdade, a imigração japonesa serve apenas de pano de fundo para contar a história de Haruka, uma nikkei de 15 anos que se vê só quando sua mãe vem a falecer e seu pai, agricultor, está falido e decide ir ao Japão trabalhar.

“Os Sapatos de Haruka tem uma mensagem muito clara sobre imigração, migração, desafios, perdas e superação”, explica o diretor Walter Júnior, que também assina o roteiro.

Haruka, interpretada pela atriz Flora Sakata, vai morar em São Paulo com sua tia Saori (Harumi Higa) e passa por vários desafios até chegar na capital. O elenco conta ainda com os atores Silvio Kanda (pai de Haruka), Silvia Mendes, Roberto Rabbitt, Maga Ares e Silvio Tadeu.

Co-produzido por Camila de Oliveira, que também assina a direção de fotografia, o curta, com duração de 12 minutos, foi rodado em apenas três semanas, com locações no bairro da Liberdade e na zona rural de Quiririm, distrito de Taubaté.

O roteiro nasceu a partir de uma ideia de Camila de Oliveira para o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Walter Júnior, que está no último ano de Rádio e TV na FMU (Faculdade Metropolitanas Unidas) – Campus Liberdade.

 

Cartaz do curta “Os Sapatos de Haruka” que terá pré-lançamento em São Paulo nesta sexta-feira (foto: divulgação)

 

 

O diretor Walter Junior quer dar continuidade ao projeto (foto: divulgação)

Longa – “Inicialmente, era a história de uma menina pobre que não tinha dinheiro para comprar sapatos”, lembra Walter. O projeto cresceu tanto, conta, que acabou fugindo do controle. E do orçamento. “Optamos por atores profissionais, todos tem DRT”, avisa o diretor, acrescentando que o filme foi realizado com recursos captados por parceiros e pelo Catarse.

“A batalha é participar dos festivais ao longo do ano e conseguir recursos para a realização da história em longa-metragem”, revela Walter, afirmando que tem material e idéias suficientes para a futura produção. “Pretendemos aprofundar a história da Haruka e do pai, abordando um pouco mais a questão dekassegui”, antecipa Walter, que confessa ter “uma forte ligação com a cultura japonesa”.

“Morávamos no bairro de Vila Maria e meu pai costuma freqüentar o templo budista na Liberdade. Cresci assim e hoje sou eu que não saio do bairro”, diz ele, que mora atualmente na Penha e quer retomar o aprendizado da língua japonesa.

Antes de buscar patrocínio para o longa, Walter Júnior espera ainda colher os frutos com o curta. Além dos dois pré-lançamentos, Sapatos de Haruka também será apresentado na 17ª edição do Festival do Japão. As sessões acontecem no Pavilhão da Terceira Idade e o filme receberá legendas em japonês para atender o público que comparecer ao evento.

(Aldo Shiguti)

 

 

SERVIÇO

 

Pré-lançamento do curta

“Sapatos de Haruka”

 

Onde: Sindicatos do Bancários de São Paulo (Rua São Bento, 413, centro)

Quando: Dia 30 de maio, às 19h. Entrada franca

 

Onde: Museu da Imigração Italiana de Taubaté (Av. Líbero Indiani, 550)

Quando: Dia 7 de junho, às 19h. Entrada franca

https://www.facebook.com/ossapatosd

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

COMUNIDADE: Nissei, Cláudia Nakazato, de Casa Verd... Representante da Associação Okinawa de Casa Verde, Cláudia Ery Nakazato, de 32 anos, não conteve as lágrimas tão logo foi anunciada a vencedora do con...
KARAOKÊ: Associação Naguisa realiza seu 13º Concur...   Novamente o palco da Associação Hokkaido foi o local da realização do Concurso Naguisa de Karaokê, na sua 13a edição, com 280 cantores inscr...
FRIDA KAHLO – CONEXÕES ENTRE MULHERES SURREALISTAS... Com curadoria de Teresa Arcq, a exposição revela uma intrincada rede que se formou no México, no início do século passado, tendo como eixo fundamental...
SOFTBOL: Nikkei Curitiba é heptacampeã Brasileira ...   Nikkei Curitiba heptacampeã (Foto: Nelson Yajima)   Com uma vitória sobre Maringá por 5 a 2, a categoria mirim do Nikkei de Curi...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *