CINEMA: São Paulo recebe a 37ª Mostra Internacional de Cinema, tem como destaque a estréia do Filme “Estação Liberdade”

 

Aos cinéfilos de plantão, começa a partir de hoje (18), em São Pauloa tradicional Mostra Internacional de Cinema. Durante duas semanas, serão exibidos cerca de 350 títulos de variados países e diversas cinematografias em mais de 20 espaços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista. A seleção deste ano faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo. A mostra permanece até 31 de outubro.

37ª Mostra Internacional de Cinema é composta por cinco seções: Competição Novos Diretores – que exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois longas (os mais bem votados pelo público serão vistos pelo Júri Internacional, que escolhe posteriormente os que vão receber o Troféu Bandeira Paulista); Perspectiva Internacional – que apresenta um panorama do recente cinema mundial; Retrospectivas – seção com obras de diretores importantes ou mesmo desconhecidos; Apresentações Especiais – exibição de clássicos ou de filmes de diretores que estão sendo homenageados pela Mostra; Mostra Brasil – títulos brasileiros inéditosem São Paulo.

 

Estação Liberdade: tomadas do filme foram feitas no Bairro da Liberdade e no Japão (foto: divulgação)

 

Estréia do filme “Estação Liberdade”, Mario Kubo é um homem calado. Para muitos, parece perdido. Desconectado do mundo a sua volta, ele não esta bem. Nos dias em que acompanhamos sua vida, ele passa por uma transformação fundamental. Mario recebe uma carta do Japão que traz para ele um conteúdo indecifrável, pois ele não fala nem lê japonês. Importante: Mario Kubo é filho de pai japonês imigrante, e mãe brasileira, filha de japoneses imigrantes. Assim, por mais brasileiro que ele se sinta, será sempre visto como “o japonês”. Por uma sucessão de acasos, Mario Kubo desce do último trem da noite na Estação Liberdade, o bairro oriental de São Paulo. Sozinho, ele começa uma jornada noite adentro em busca de algo que ele ainda não sabe o que é.

 

 

 

APRESENTAÇÕES ESPECIAIS

YASUJIRO OZU


Dedicado a expor suas preocupações sociais na década de 1930, Ozu terá três de suas obras exibidas nesta 37ª Mostra, ano de comemoração do seu 110º aniversário. Assim, os dramas familiares, gênero próprio do cinema japonês, chamado “Gendai-Geki”, Era uma vez em Tóquio, Flor do Equinócio, e A Rotina tem seu Encanto serão exibidos no evento, que apresentará também Uma Família em Tóquio, de Yoji Yamada, inspirado no filme do mestre japonês.

CLÁSSICOS

Outros clássicos restaurados terão apresentação especial na 37ª MostraProvidence, de Alain Resnais (1977); O Deserto dos Tártaros (1976), de Valério Zurlini e O Sol por Testemunha (1959), de René Clement.

GUIMARÃES, CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA

Em 2012, quando a União Europeia elegeu a cidade de Guimarães para ser a capital europeia da cultura, vários diretores realizaram trabalhos para homenagear a histórica cidade portuguesa. Assim, filmes dirigidos por Jean-Luc Godard, Peter Greenaway e Edgar Pêra (3x3D); Pedro Bastos (Ao Lobo da Madragoa); Manoel de Oliveira, Aki Kaurismaki, Pedro Costa e Victor Erice (Centro Histórico); Paulo Abreu (O Facínora); Rodrigo Areias (1960); Margarida Gil (O Fantasma do Novais) e Gabriel Abrantes (Zwago) terão apresentação especial na 37ª Mostra.

 

 

 

FOCO CORÉIA

Coréia destaca os novos talentos do cinema coreano e promove encontro entre produtores. Em parceria com o governo da Coreia do Sul, para difusão da cinematografia daquele país, a 37ª Mostra apresenta uma seleção de filmes sul-coreanos e promove o encontro entre profissionais dos dois países. O FOCO COREIA prioriza os novos talentos do cinema coreano e exibe 10 títulos entre longas e curtas metragens, incluindo Confissão de Assassinato, de Jung Byung-gil, Noite em Claro, de Jang Kun-jae, O Garoto Lobisomem, de Jo Sung-hee, A Receita Final, de Kim Gin-a, Segurança Nacional, de Chung Ji-young e os curtas Finis Operis e Safe, de Moon Byoung-gon (Palma de Ouro em Cannes 2013), Doce Tentação, de Jeong Han-jin, Respire-me, de Han Eun-young, Nem Mais Nem Menos, de Lim Oh-jeong e Tricô, de Yun Eun-hye.

Complementando a iniciativa, será realizado um fórum de debates e a assinatura de um termo de intenção, ou MOU (Memorandum of Understanding), de coprodução entre Brasil e Coreia do Sul, com representantes da KOFIC (agência que promove o cinema coreano) e da ANCINE.

Park Chan-wook, diretor de Old Boy, vem a S.Paulo para apresentar sua trilogia da vingança e participar do encontro entre realizadores e representantes dos governos dos dois países.

 

CICLO DE FILMES CHINESES

Com a proposta de difundir o cinema chinês, assim como a própria China, fazem parte da programação da 37ª Mostra nove filmes da recente produção do país. A seleção inclui filmes populares de artes marciais como o inédito O Grande Mestre, dirigido pelo renomado diretor baseado em Hong Kong Wong Kar Wai; Preso na Rede, do veterano vencedor da Palma de Ouro Chen Kaige; Perdido na Tailândia, uma comédia que rendeu mais de U$ 2 bilhões nas bilheterias da China e tornou-se o maior sucesso doméstico da história país; O Médico do Teleférico, de Lei Xianhe, filme independente realizado com baixo orçamento; e o clássico O Rei dos Macacos, animação restaurada dirigida por Pou-Soi Cheang.

O ciclo de filmes comemora o Mês Cultural da China no Brasil, que acontece entre outubro e novembro de 2013, e é resultado de uma parceria entre a Agência Cinematográfica de Administração de Rádio, Cinema e Televisão do Estado da República Popular da China, a Embaixada da República Popular da China no Brasil e a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

 

 

A artista plástica Tomie Ohtake cria o Troféu Bandeira Paulista

 

Após serem exibidos na primeira semana da Mostra, os filmes da Competição Novos Diretores mais bem votados pelo público serão submetidos ao Júri Internacional, que escolherá os vencedores do Troféu Bandeira Paulista – uma criação da artista plástica Tomie Ohtake – nas categorias Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário e outras categorias que o Júri desejar.

 

 (Luci Judice Yizima)

 

 

Serviço:

Filme “Estação Liberdade” – Brasil e Japão

Dia 24/10 – 21:30 – ESPAÇO ITAU DE CINEMA – FREI CANECA 3

Dia 25/10 – 19:50 – CINE LIVRARIA CULTURA 1

Dia 30/10 – 17:20 – ESPAÇO ITAU DE CINEMA – FREI CANECA1

Dia 31/10 – 21:50 – ESPAÇO ITAU DE CINEMA – FREI CANECA 5

 

FOCO COREIA

Buscando um Modelo de Colaboração entre a Coreia do Sul & Brasil

Data: 22/10 (terça-feira)

Das 15h às 18h:

Encontro 1 – Apresentando a Indústria / Políticas e Apoio Governamental: KOFIC (Korean Film Council) e ANCINE (Agência Nacional do Cinema).

Encontro 2 – Sistemas de Incentivo da Coreia do Sul e do Brasil.
Com: Renata de Almeida (Diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo); Eduardo Valente (Assessor internacional da Ancine); Paula Alves de Souza (Divisão de Promoção do Audiovisual – Ministério de Relações Exteriores Brasil); Roberto Moreira (mediador); Thierry Perrone; Luciana Gorgulho (BNDS); Rodrigo Teixeira (produtor de O gorila, Abismo Prateado, Francis Ha); Mr. Hong Sungkee (Vice president do KOFIC); Mr. KIM Mee-hyun (Diretor Global de Marketing do KOFIC)

Data: 23/10 (quarta-feira)

Das 9h30 às 13h:

Encontro 3 – Sistemas de Produção.

Encontro 4 – Conversas entre Produtores e Diretores.
Com Ícaro Martins (Mediador); Fabiano Gullane (produtor Amazônia); Sara Silveira (produtora); Paula Cosenza (produtora Bossa Nova Filmes); Paulo Morelli (O2 filmes); Esmir Filho (diretor);Cao Hamburguer (Diretor Xingu); Mr. Yeonu Choi (Produtor Final Recipe); Mr. Cho Kyeongduk (Diretor Sex Volunteer); Mr. Dooho Choi (Produtor de Snowpiercer).

 

Informações no site: http://37.mostra.org/br

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ARTE E CULTURA: Workshop “Taiko – O tambor japonês...   O músico de taiko, Setsuo Kinoshita, realizará um workshop divulgando o instrumento em 10 cidades do estado de São Paulo entre os meses de m...
CAMPOS DO JORDÃO: 13ª Edição da Festa da Hortênsia...   Festa das hortênsias 2013 (foto: divulgação)   O  final da Primavera e o começo do florescimento das Hortênsias marca a 13º Fest...
COPA DO MUNDO: Para Lopes, seleção japonesa deve p...   Para Wagner Lopes, seleção japonesa atual é mais experiente e mais organizada (foto: CREDITO: FERNANDO RIBEIRO/EC CRICIUMA) Se depender ...
BENEFICENTE: 36ª edição da Festa do Verde espera ...   A Festa do Verde, que este chega a sua 36ª edição neste fim de semana (27 e 28), na sede da Sociedade Beneficente Casa da Esperança “Kibô-no...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *