COLAR DE HONRA AO MÉRITO: Renato Ishikawa recebe a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa de SP

Por iniciativa do deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou na noite desta segunda-feira, 23, no Plenário “Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira”, sessão solene de outorga do “Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo ao Dr. Renato Ishikawa”, presidente do Hospital Santa Cruz, em reconhecimento aos serviços prestados nas áreas de saúde e atendimento médico no Brasil. Compuseram a Mesa, além do proponente e do homenageado, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi; o presidente em exercício do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), Osamu Matsuo, e o 1º Secretário do Conselho Deliberativo do Santa Cruz, Ruy de Oliveira Pereira, além de Olga Ishida (esposa de Renato Ishikawa).

 

Renato Ishikawa recebe Colar de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa. Foto: Aldo Shiguti

 

Instituído em novembro de 2015, o Colar de Honra ao Mérito do Legislativo do Estado de São Paulo é a mais alta honraria concedida pela Alesp e entregue a personalidades que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento social, econômico e cultural do Estado. Renato Ishikawa foi a primeira personalidade indicada por Hélio Nishimoto para receber a condecoração.

Representando a presidente Harumi Goya – que encontra-se em viagem ao Japão – Osamu Matsuo parabenizou o homenageado e destacou que Renato Ishikawa, após construir uma bem-sucedida carreira em empresas multinaiconais, aceitou o desafio de comandar o Hospital Santa Cruz, “que tem um significado muito especial para a comunidade nikkei”.

 

Renato Ishikawa já com o Colar de Honra ao Mérito entregue pelo deputado estadual Hélio Nishimoto. Foto: Aldo Shiguti

 

Recém-chegado, o novo cônsul geral do Japão em São Paulo também o congratulou por sua “brilhante carreira” em empresas privadas e lembrou que Renato Ishikawa está na Presidência do Santa Cruz desde 2012, onde introduziu o Sistema Toyota de Produção (TPS), que teve início no Pronto Atendimento do HSC.

Yasushi Noguchi lembrou ainda que em 2015 o HSC recebeu Suas Altezas Imperiais, o príncipe e a princesa Akishino, por ocasião das comemorações dos 120 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Nevageção Brasil-Japão. Observou também que, durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o HSC firmou um convênio com o complexo médico-hospitalar Americas Medical City, na Barra da Tijuca, para disponibilizar atendimento em japonês aos cidadãos japoneses, além de disponibilizar um número de telefone gratuito, 24h por dia.

Noguchi destacou ainda, entre os vários projetos desenvolvidos pelo HSC, a realização de importantes seminários internacionais na área da saúde, além de acordos de cooperação com instituições japonesas, como a Universidade de Tsukuba, e parceria com a Jica (Japan International Agency Cooperation).

 

Olga, Renato, Nishimoto, Noguchi, Matsuo e Ruy de Oliveira. Foto: Aldo Shiguti

 

É o cara – Para Hélio Nishimoto, a homenagem foi mais do que justa. “Ouvi de várias lideranças da comunidade que, se alguém merecia este Colar que estrou entregando pela primeira vez como deputado, esta pessoa seria o Renato Ishikawa. Da minha parte, já tinha esse reconhecimento não só pelo trabalho mas também pela pessoa que ele é. Ouvindo as lideranças do nosso Estado não tive dúvidas de escolhê-lo como o primeiro a receber das minhas mão este Colar”, destacou o parlamentar, admitindo que ficou surpreso ao conhecer o lado empreendedor de Renato Ishikawa. “Fiquei admirado e passo a valorizar ainda mais a pessoa do Dr. Renato Ishikawa a partir desta sessão. E creio que aqueles que aqueles que puderam estar presentes também passarão a valorizar ainda mais a pessoa do Dr. Renato Ishikawa”, explicou Nishimoto ao Jornal Nippak.

 

Leonel Fernandes entrega placa ao presidente do Santa Cruz. Foto: Aldo Shiguti

 

Motivação – Economista, administrador financeiro e com forte presença nos mercados imobiliário e de café premium, Renato Ishikawa vem fortalecendo ainda mais os laços entre Brasil e Japão, prestando suporte a entidades assistenciais, realizando ações em apoio aos cidadãos japoneses.

 

Público prestigiou o evento, apesar de ser uma segunda-feira. Foto: Aldo Shiguti

 

“Para mim é uma honra e uma responsabilidade muito grande. Receber esta homenagem significa uma grande alavanca motivadora para continuar trabalhando com ainda mais afinco para o que o Hospital Santa Cruz, que foi construído pelos imigrantes japoneses com grande sacrifício com a ajuda dos governos japonês e brasileiro, continue servindo da melhor forma a comunidade nipo-brasileira”, disse Renato Ishikawa ao Jornal Nippak, que em seu discurso agradeceu a iniciativa do deputado Hélio Nishimoto, “um político com p maiúsculo”, e revelou ser uma pessoa de sorte.

“Sorte por ser cercado de pessoas magníficas, experientes, cooperativas e leais, que me ajudam a seguir o caminho da retidão, transparência e da honestidade”, frisou Ishikawa, que também agradeceu a Deus e relatou sua trajetória como filho de imigrantes que até os 14 anos morou em diversas cidades, pois seu pai era professor de japonês.

 

O cônsul Yasushi Noguchi lê seu discurso em português. Foto: Aldo Shiguti

 

O primeiro sapato – “O que mais guardo na minha lembrança é a cidade de Ibiúna, onde frequentei o grupo escolar, que ficava cerca de 7 Km da nossa casa. Um detalhe: usei meu primeiro sapato quando comecei a frequentar o grupo escolar”, disse, lembrando que sua mãe era uma pessoa forte e a responsável  em tomar as decisões da família, composta por seis filhos. “Foi ela quem tomou a decisão de mudarmos para São Paulo para que pudéssemos estudar”, destacou Ishikawa, que falou sobre sua formação acadêmica e sobre sua trajetória profisisonal, com passagens pela Ericsson e NEC do Brasil, onde se aposentou com 65 anos de idade. Falou ainda sobre a sua construtora e incorporadora,  a CNL, que em 2017 completou 22 anos. Uma empresa que nasceu de sua experiência no ramo imobiliário e que já entregou mais de 3 mil unidades em empreendimentos residenciais e comerciais de médio e alto padrão. “Estamos preocupado em realizar sonhos, não poupamos esforços para surpreender e encantar a todos”. E por falar em encatar, Ishikawa falou sobre um lugar especial para ele, a Fazenda Aliança, localizada em São João da Boa Vista, uma área que seria para seu refúgio e descanso mas que, duas décadas depois tem plantado um milhão e 200 mil pés de café arábica e criação de gado nelore.

 

Coral do Hospital Santa Cruz. Foto: Aldo Shiguti

 

Jeito Santa Cruz – E concluiu seu discurso contando como sua experiência ajudou a reerguer o Hospital Santa Cruz. “Abracei este desafio com muita honra”, disse, acrescentando que, entre os slogans criados, “o que mais se destacou foi o ‘Jeito Santa Cruz de atender’, que reepresenta a nossa forma de atendimento humano, carinhoso e sempre com mito amor”.

 

O músico Shen Ribeiro. Foto: Aldo Shiguti

 

Café Premium – A homenagem foi abrilhantada pela participação do Coral do Santa Cruz sob regência da pianista Sílvia Orfao, e do tocador de shakuhachi Shen Ribeiro. Após a sessão os convidados se dirigiram para a Sala dos Espelhos para um coquetel onde, na saída, receberam um brinde – um pacote de café premium produzido na Fazenda Aliança, de sua propriedade e exportado para países como a Itália e o Japão.

 

Arrow
Arrow
ArrowArrow
Slider

Fotos: Jiro Mochizuki

 

ALDO SHIGUTI

ALDO SHIGUTI

Redator-chefe
ashiguti@uol.com.br
ALDO SHIGUTI

Últimos posts por ALDO SHIGUTI (exibir todos)

     

    Related Post

    INTERNACIONAL: Japão mobiliza tropas contra possív... O governo japonês determinou no último dia 29 ao Exército que se prepare para a possibilidade de ter de destruir um míssil que a Coreia do Norte pode ...
    JOJOSCOPE: Bolo de Anjo   Chiffons macios chegaram a Paris. Nos Estados Unidos e no Reino Unido são conhecidos como Angel Cake. Na La Pâtisserie Ciel, aberta em julho...
    COMUNIDADE: 5ª edição do JapanSul diversifica atra...   A União das Associações Culturais de Santo Amaro – entidade que reúne a Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Santo Amaro, Asso...
    EXPOSIÇÃO: Projeto “Ukiyo-e Heroes” chega ao Brasi... Exposição e bate papo/demonstração fazem parte da programação   A Fundação Japão realiza a exposição do projeto “Ukiyo-e Heroes”, com 15 obra...

    Faça seu comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *