AKIRA SAITO: Certo e errado

“A dignidade não está apenas em fazer tudo o que é certo, mas sim em não fazer nada que é errado”

Hoje se discute muito sobre democracia e o direito que as pessoas têm de fazer o que desejam. O que parece é que a maioria se esquece do fato de que em uma sociedade civilizada existem regras. As regras precisam ser seguidas e é preciso ter consciência de que apenas as coisas certas trazem benefícios comuns a todos. Enquanto as pessoas pensarem de forma conveniente, infelizmente continuaremos a colher sempre estes mesmos resultados ruins.
Desde criança aprendi que um ato errado é sempre errado, não importando o tamanho e nem o valor. De que roubar R$1.000.000,00 ou uma bala é a mesma coisa, o que importa é o ato errado. No tempo em que vivi no Japão pude observar este pensamento de perto e lá é considerado um país de primeiro mundo exatamente por que a sociedade contribui de forma benéfica com seus atos.
Aqui, infelizmente as pessoas param na fila dupla de carro, simplesmente porque convenientemente dizem estar com pressa e só é para deixar ou pegar o filho na escola. Pensamentos errados e egoístas como este só geram problemas para a sociedade em geral, como uma bola de neve.
Penso que deveríamos nos propor um desafio: Eliminar um ato errado por semana, por menor que pareça ser o erro. Não furar a fila, não fechar o cruzamento, não jogar nenhum tipo de lixo na rua e não levar algum tipo de vantagem do jeitinho brasileiro. Pensando menos em si mesmo e mais no coletivo ajudando a sociedade em que se vive de forma geral.
Quem sabe assim possamos tentar melhorar o mundo em que vivemos, transformando-o em um lugar melhor, com um convívio melhor, com seres humanos melhores!!!!!
GANBARIMASHOU!!!!!

 

*Akira Saito, professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil.

Contato:
www.karatedogojukai.com.br
www.saitobrothers.com
www.artesdojapao.com.br
www.akirasaito.blogspot.com

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JOJOSCOPE: Uma Paixão Nipo-mexicana   Em 1936, quando Isamu Noguchi tinha 32 anos, ele passou oito meses no México, para desenhar um mural intitulado “A História do México”, no m...
AKIRA SAITO: O TABLETE DE CHOCOLATE “Melhor para si nem sempre é o melhor para o outro e vice versa”   Uma anedota para ilustrar: Dez pessoas queriam comprar um tablete de choco...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: Linense leva sakurá para Mi...   Hakuji Miura no dia da sua homenagem (Foto: divulgação) Haruji Miura nasceu no Bairro União, há 85 anos. Mais tarde seus pais se transfe...
AKIRA SAITO: Prevenção   “Prevenir é realmente um ato de sabedoria”   Nas artes marciais existe um termo chamado de “Zanshin” que é na verdade um estado d...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *