AKIRA SAITO: Equilíbrio II

Já diziam os ditados: “A mente domina o copo” e “Mente sã, corpo são”.

Para se ter o equilíbrio perfeito que buscamos, é necessário que haja também uma mente saudável.

A princípio as pessoas acreditam que a mente tem domínio sobre o corpo, mas que na prática nem sempre isso se mostra verdadeiro. Quantos já não se prometeram que iriam iniciar aquele regime ou atividade física, por saber que era necessário para a manutenção de sua própria saúde e não o fizeram por preguiça? Isso demonstra que o corpo tem muito mais poder sobre a mente do que a maioria das pessoas pensa. O que precisamos é disciplinar o corpo através da mente, fazermos com que realmente a mente seja soberana nas decisões e ações.
Uma mente saudável significa ter disciplina, ter ideias, ter pensamentos produtivos, positivos, ter raciocínio, compreensão, saber ganhar, admitir perder, assumir os erros e trabalhar duro para consertá-los. Uma mente saudável é uma mente que faz.
Um corpo só conseguirá se tornar saudável se a mente for saudável, senão a pessoa terá que utilizar de subterfúgios para alcançar suas metas e isso torna a mente mais desiquilibrada. É preciso treinar a mente também, não apenas o corpo. Treinar a mente a ser exigente em relação ao corpo e ser tolerante quando preciso. Buscar a sabedoria necessária para evolução do ser humano.
Se nossa mente estiver à procura de saúde, provavelmente nos sentiremos melhor, então devemos satisfazer a estas metas, para que nos fortifiquemos através da motivação. Nossa mente se sentirá mais motivada a alcançar novas metas e trará uma satisfação saudável. Pensar positivamente e de forma sempre produtiva trás inúmeros benefícios ao equilíbrio da mente e em consequência conduzirá a pessoa a ter também benefícios físicos.
Em um mundo cheio de violência, falta de educação e respeito, de maus pensamentos, de raiva, intolerância, inveja, injustiça, preconceito e tantos outros pensamentos negativos. Vamos utilizar melhor nosso tempo e também nosso diferencial dos outros animais que é o nosso raciocínio para pensar em coisas mais úteis e melhores, pensamentos mais positivos, mais humanos, enfim pensamentos melhores. Vamos transformar nossa mente em algo mais saudável para podermos buscar um corpo mais saudável também.

GANBARIMASHOU!!!!!

*Akira Saito, professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

YOSHIYUKI YOSHIKUNI: Pessoas com mais de 80 anos s...   Os linenses homenageados. (foto: Yoshiyuki Yoshikuni)  O governador da Província de Kumamoto, Japão, homenageou seus conterrâneos que vivem a...
AKIRA SAITO: AVENTURA NO JAPÃO “Retornar onde tudo começou, não significa conhecer seus sentimentos em relação ao que se vai encontrar” Hoje começa minha aventura de volta ao Jap...
JORGE NAGAO: Gil 75 e BB Tatuapé Caricatura de Baptistão, premiado no Salão de Piracicaba GIL, 75!   Bom Dia, GG, Grande Gil da Geleia Geral. A Novidade, hoj...
SILVIO SANO > NIPÔNCA: Márcia, da Tatuapé! Nesta Nipônica pretendia abordar sobre Carnaval e sua relação alienante com a população. Tanto que, já na segunda feira, ao trocar a foto de capa de m...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *