MEIRY KAMIA: Tire Férias… Trabalhando!

 

Julho, mês de férias, e você… trabalhando. A boa notícia é que se pode trabalhar e tirar umas férias rápidas, só que mentalmente, é claro!

Os pesquisadores Car­dos, Souza e Camano (2008), desenvolveram estudos sobre os benefícios da meditação na qualidade de vida, e criaram um método que pode ser realizado por qualquer pessoa, mesmo no ambiente de trabalho.

Os autores citam diversas pesquisas que confirmam os efeitos positivos da meditação como método para reduzir a ansiedade, através da ação no chamado “eixo neuroendócrino” do stress. As principais mudanças estariam na alteração da função cerebral, diminuição dos níveis de catecolaminas e cortisol (hormônios do estresse).

Dentre alguns resultados positivos citados pelos autores estão: redução do cortisol e redução do estado de alerta (causado pelo stress) (Sudsuang e cols, 1991); redução do nível de cortisol ao final de cinco dias de meditação (Tang e cols, 2007); menor neuroticidade, menor tendência à depressão e menos ansiedade/irritabilidade, diminuição do alerta, aumento do auto-controle, da autoestima e da sensação de felicidade, maiores índices de satisfação em relação ao sono (West, 1979); sensação de paz mental, impressão de estar em harmonia com o mundo e sensação de bem-estar (Benson, 1982); melhora nos escores dos testes de atenção, ansiedade, depressão, raiva e fadiga, diretamente relacionados ao decréscimo dos níveis de cortisol, decorrente da prática da meditação (Tang e cols, 2007); significativa redução da ansiedade em 20 dos 22 casos estudados (Miller et al, 1995); dentre outros.

O processo é bastante simples, porém requer disciplina. Você pode aproveitar alguns minutinhos da sua hora de almoço para tentar! Veja o passo a passo:

Eleja uma âncora: Essa âncora pode ser sua própria respiração, ou o contato do solo com seus pés enquanto caminha, atenção (sem julgamento) em todos os barulhos ou sensações do momento, ou foco nos próprios pensamentos.

Relaxe a lógica: significa não julgar os pensamentos, sensações, etc, é simplesmente ancorar a mente sem se envolver na sequencia dos pensamentos. A âncora ajuda a mente a relaxar a lógica, só assim a meditação poderá ocorrer.

Entrar em estado alte­rado de consciência: este estado só é alcançado quan­do vencida a participação da lógica. É nesse estado que as alterações corporais ocorrem, tais como: diminuição da frequência car­díaca e respiratória; relaxamento muscular, diminuição do metabolismo corpóreo, alterações das ondas cere­brais, alteração de algumas regiões do cérebro, etc.

Sempre que algum pensamento vier, volte o foco de atenção para a âncora.

Ao terminar, dê três respirações profundas e perma­neça calado por alguns instantes.

A prática da meditação ajuda na concentração, memória, na manutenção da sensação de felicidade, no relaxamento corporal, etc. Isso porque o “desligar” da mente por alguns instantes, tira o foco dos problemas e nos leva para um estado de paz e tranquilidade. Essa renovação, mesmo que vivenciada por alguns instantes, tem um impacto importante na nossa qualidade de vida no trabalho. Equivale a um cochilo depois do almoço!

Caso não tenha tempo para realizar todo o processo. Outro exercício prá­tico é:

Feche os olhos e deixe a mente ir para algum lugar em que você sinta segurança e paz. Pode ser um cômodo da sua casa, praia ou qualquer outro lugar.

Uma vez visualizado o espaço, comece a sentir as sensações de estar lá. Sinta o cheiro do lugar, veja as cores, sinta a textura, o vento, a temperatura, etc, como se estivesse mesmo no lugar. Sinta a sensação de paz e bem estar.

Permaneça lá o tempo que puder usufruindo das boas sensações e volte com tranquilidade.

Você verá que seu estado de espírito ficará melhor e, a cada dia você dominará melhor a prática e conseguirá resultados em menos tempo.

Boa prática!

 


MEIRY KAMIA – Palestrante, Psicólo­ga, Mestre em Administração de Empresas e Consultora Organizacional.
Site: www.meirykamia.com;
contato: contato@meirykamia.com

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