AKIRA SAITO: Garra de Campeão

 

“Quando entramos em uma competição em que a bandeira do nosso grandioso País está em nosso peito, a garra floresce de forma inexplicável”

 

Em época de olimpíadas é bonito de se ver o povo se tornando mais patriota e torcendo não apenas pelos atletas individualmente, mas por uma Nação inteira, por uma gloriosa Bandeira.

Sempre digo que todo atleta que vai para um mundial e uma olimpíada já é vencedor, só pelo fato de representar o nosso país, com um governo que não investe o suficiente (a não ser que seja por algum interesse) e mesmo assim com garra trás alegria ao povo brasileiro.

Mas muitos não se contentam em apenas ir até lá, vão e com muita gana conquistam colocações e em várias ocasiões já nos levaram ao lugar mais alto do pódio e ao ouvir o nosso maravilhoso Hino Nacional, sem emocionam, e claro, emocionam a todos. Quem acompanha a vida de um atleta, sabe que um campeão não se faz de um mês para o outro, mas sim de anos de dedicação, disciplina, sacrifícios, decepções, dores, e muita, muita força de vontade.

Nas artes marciais, aprendemos com a disciplina a treinar exaustivamente não apenas para aperfeiçoar a técnica, mas também para nos colocarmos na situação desfavorável, onde a pressão e o desconforto farão com que o psicológico atinja o seu limite. Nestas horas o essencial é que se mantenha a calma, pois o erro não é permitido. Isso porque nas artes marciais esta situação seria exatamente a hora da vida ou morte.

Nossos atletas trazem felicidades ao povo brasileiro, e o povo brasileiro poderia retribuir não apenas com aplausos, mas também seguindo os bons exemplos. Buscando se aperfeiçoar todos os dias, tentando ser humilde para reconhecer seus erros e se dedicando para alcançar suas metas. Ser disciplinado para se superar quando tudo dá errado e aprender a não colocar a culpa nos outros. E mais importante do que ganhar ou perder, é vencer a si mesmo e o respeito ao próximo acima de tudo. Assim, quem sabe, as pessoas melhorariam e tornaria o mundo um lugar melhor !!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

*Akira Saito, professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.
E-mail: akira.karate@gmail.com

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JORGE NAGAO: Lovestórias (Jorge Nagao)   1) Quadrilha (de 1930) Carlos Drummond de Andrade João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim ...
JOJOSCOPE: Tokuda, o bom de bola   Tokuda Kotaro(徳田耕太郎) , conhecido pela galera como Tokura,  é campeão mundial de Freestyle Football, uma modalidade que parece uma mistura de...
AKIRA SAITO: QUESTÃO DE HOMBRIDADE   “O valor de uma pessoa se mede pela sua dignidade” Em uma sociedade em que se busca mais os resultados, muitas vezes pessoas se esquecem ...
HAICAI BRASILEIRO O Jornal Nippak publica aqui os haicais enviados pelos leitores. Haicai é um tipo de poema que se originou no Japão. Seu maior expoente é Matsuo Bashô...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *