AKIRA SAITO: Garra de Campeão

 

“Quando entramos em uma competição em que a bandeira do nosso grandioso País está em nosso peito, a garra floresce de forma inexplicável”

 

Em época de olimpíadas é bonito de se ver o povo se tornando mais patriota e torcendo não apenas pelos atletas individualmente, mas por uma Nação inteira, por uma gloriosa Bandeira.

Sempre digo que todo atleta que vai para um mundial e uma olimpíada já é vencedor, só pelo fato de representar o nosso país, com um governo que não investe o suficiente (a não ser que seja por algum interesse) e mesmo assim com garra trás alegria ao povo brasileiro.

Mas muitos não se contentam em apenas ir até lá, vão e com muita gana conquistam colocações e em várias ocasiões já nos levaram ao lugar mais alto do pódio e ao ouvir o nosso maravilhoso Hino Nacional, sem emocionam, e claro, emocionam a todos. Quem acompanha a vida de um atleta, sabe que um campeão não se faz de um mês para o outro, mas sim de anos de dedicação, disciplina, sacrifícios, decepções, dores, e muita, muita força de vontade.

Nas artes marciais, aprendemos com a disciplina a treinar exaustivamente não apenas para aperfeiçoar a técnica, mas também para nos colocarmos na situação desfavorável, onde a pressão e o desconforto farão com que o psicológico atinja o seu limite. Nestas horas o essencial é que se mantenha a calma, pois o erro não é permitido. Isso porque nas artes marciais esta situação seria exatamente a hora da vida ou morte.

Nossos atletas trazem felicidades ao povo brasileiro, e o povo brasileiro poderia retribuir não apenas com aplausos, mas também seguindo os bons exemplos. Buscando se aperfeiçoar todos os dias, tentando ser humilde para reconhecer seus erros e se dedicando para alcançar suas metas. Ser disciplinado para se superar quando tudo dá errado e aprender a não colocar a culpa nos outros. E mais importante do que ganhar ou perder, é vencer a si mesmo e o respeito ao próximo acima de tudo. Assim, quem sabe, as pessoas melhorariam e tornaria o mundo um lugar melhor !!!!!

GANBARIMASHOU!!!!!

 

*Akira Saito, professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.
E-mail: akira.karate@gmail.com

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: O Natal mudou ou mudei eu ?   Esse foi o segundo Natal que passei sozinho. Para m im, foi como outro dia qualquer. Não me senti nem um pouco melancólico nem falta da ceia...
AKIRA SAITO: TRADIÇÃO E FAMÍLIA “A maior herança que uma família pode ter são seus princípios”   No ocidente o nome tem seu valor por ser algo que determina a sua individual...
AKIRA SAITO: SAITO BROTHERS NO CANADA Entre os dias 27 de Setembro e 01 de Outubro aconteceu no Ginásio Richmond Olympic Oval, no Canadá, o 7º Campeonato Mundial de Karate-do Goju-kai, eve...
SHIGUEYUKI YOSHIKUNI: O ÚLTIMO DOS SAMURAIS Alerta do presidente do Bunkyô, Kihatiro Kita, em entrevista à imprensa, de que “a tendência é o desaparecimento da comunidade nipo-brasileira “ tem f...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *