AKIRA SAITO: Mestres e sábios

 

“Um Grande Mestre é conhecido não somente pela quantidade de conhecimento que possui, mas sim pela humildade que a Sabedoria lhe proporciona.”

 

Nas artes marciais, a imagem do Mestre é sempre marcada pela figura de uma pessoa já bem vivida, com uma grande quantidade de conhecimento, porém extremamente humilde, de hábitos simples, portadora de uma Sabedoria, que faz a vida parecer realmente fácil. Geralmente com um semblante que transparece calma e tranquilidade e sempre com uma resposta elaboradamente simples, mas que faz todo o sentido, apesar da complexidade que impomos, muitas vezes, de forma exagerada ao problema em si.

Um Mestre não se forma de pura habilidade ou de um dom, não provém de qualquer facilidade já inerente em seu DNA. Um Mestre vem geralmente de uma busca incansável por conhecimento, por uma prática exaustiva e por uma vontade constante de querer evoluir.

Esta busca por este conhecimento, por esta evolução e o fato de sempre se portar como uma pessoa comum, o faz passar pelos percalços que a vida trata de coloca-los em seu caminho, como forma de teste e transformação. Isto com o tempo vai transformando todo este conhecimento em sabedoria, através de vivência e da prática.

Esta imagem de quem possui tamanha sabedoria é o que sempre me fascinou e acredito que todo ser humano deveria também buscar ao menos ser Mestre de si mesmo. Buscar esta evolução, esta transformação, de querer ser sempre um ser humano melhor, cada dia, todos os dias.

Quem sabe um dia, teremos muito mais pessoas sábias, sem guerra, sem violência, sem ódio, com respeito, com tolerância, com paciência, com humildade, simplicidade, mais pensamentos coletivos em pró da sociedade e menos pensamentos individualistas. Assim teremos pessoas melhores, para então transformar o mundo em um lugar melhor!!!!!

 

GANBARIMASHOU!!!!!

 

*Akira Saito, professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.
E-mail: akira.karate@gmail.com
www.karatedogojukai.com.br
www.saitobrothers.com
www.artesdojapao.com.br
www.akirasaito.blogspot.com

 

 

 

 

 

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

JORGE NAGAO: Automaníaco, eu? O ano era 1998. O BB não dava reajuste salarial nenhum desde o PDV, 1995. O maior Banco do Brasil não fazia propaganda de nenhum produto. Apenas pat...
AKIRA SAITO: MAIS ESFORÇO POR MENOS ESFORÇO “O verdadeiro entendimento dos conceitos do Budô necessita de ser compreendido em sua forma prática paradoxal”   No Budô nada é como aparenta...
ERIKA TAMURA: Palestra do ex cônsul Nakamae em Tóq... Em agosto, no dia 3, fui convidada para assistir a uma palestra do Sr. Takahiro Nakamae, ex cônsul do Japão em São Paulo. A palestra foi organi...
MUNDO VIRTUAL: Inteligência artificial, robôs e l... Um dos temas que mais é tratado na atualidade, quando se fala em mundo virtual, é o que se denomina “inteligência artificial”, cuja sigla para a língu...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *