AKIRA SAITO: Os benefícios da prática do Budô

As Artes Marciais japonesas são regidas pelos conceitos samurais de caráter e de honra. A este conjunto de regras e conceitos dá-se o nome de Budo que literalmente quer dizer “Caminho Marcial”.
Mais do que os benefícios físicos inerentes à prática e a saúde mental em função da melhoria de concentração, a prática de uma arte marcial séria é muito importante na construção de um indivíduo de caráter, com valores morais, como respeito, honra e lealdade.
Por isso é de suma importância procurar um “Dojo” (local sagrado de treinamento) onde o “Sensei” (pessoa que detém o conhecimento) seja não apenas um professor que discursa sobre os ensinamentos ou técnicas, mas que através dos exemplos diários se mostre realmente uma pessoa honrada.
Iniciar em uma Arte Marcial traz ao praticante a oportunidade de desenvolver uma formação de educação, motivada pelo respeito, pela humildade e pela perseverança. Traz-lhe através da prática, a disciplina, o autocontrole, o autoconhecimento, promove o entendimento de suas fraquezas e também como superá-las, transformando-o em um ser humano melhor, útil à sociedade e às pessoas que os cercam.
E por se tratar de uma arte marcial japonesa, está diretamente ligada à cultura e seus costumes. Sua prática envolve também um laço entre as culturas, e a responsabilidade de manter e divulgar de forma correta e verdadeira. As técnicas diferem de arte para arte (Judo, Karate-do, Kendo, Iaido, Kobudo, Aikido, Naginata, Kyudo, entre outras) mas sua base filosófica é a mesma, fazer com que o ser humano busque crescer espiritualmente e que tenha equilíbrio entre corpo, mente e espírito.
É importante buscar informação e saber a fundo sobre o Dojo e o Sensei que irá ensiná-lo ou ensinar a seus filhos. Como em tudo que nos cerca, existem boas pessoas, mas também existem pessoas com más intenções, por isso procure uma Federação ou um órgão oficial para obter as informações sobre o Dojo e sobre o Sensei responsável.
Estou aqui escrevendo todas as semanas dando dicas, não somente sobre artes marciais, mas também sobre saúde, atividades culturais, lugares interessantes, eventos e tudo o que pode fazer com que nós, nos tornemos melhores e possamos melhorar também o mundo que nos cerca.

GANBARIMASHOU!!!!!

Para quem se interessar, eu ministro aulas de Karate-do para pessoas de todas as idades na Associação Shizuoka Kenjin do Brasil, Rua Vergueiro, 193 – Liberdade, venha fazer uma visita e uma aula sem compromisso.

 

*Akira Saito, professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

ERIKA TAMURA: Conselho de Cidadãos   No último sábado, dia 25, participei pela segunda vez em Tóquio da reunião do Conselho de Cidadãos, com o tema: trabalho. O encontro visa...
AKIRA SAITO: VOCÊ É O QUE VIVE   “Viver bem não significa uma vida sem problemas, e sim a atitude positiva de se viver de bem”. , Nos dias de hoje com a velocidade das i...
JORGE NAGAO: Noites de Luz (Susumu Yamaguchi) A meia-noite alcançou-nos na subida da Rua da Consolação, em frente ao cemitério. Porém, ao contrário das histórias que nos asso...
JORGE NAGAO: Tatsuo, empreendedor social Santa Cruz do Sul-SP, ano de 1959. - Pai, veja o que eu inventei para cortar e colar sacos de papel para proteger as frutas, disse Tatsuo. ...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *