AKIRA SAITO: Paciência

 

“Ter paciência não é igual a ficar passivo perante a situação, é saber qual o momento correto para tomar uma atitude”

 

Já dizia o velho ditado, que ter paciência é uma virtude. Sim, uma virtude, pois hoje, principalmente nos grandes centros, são poucos os nobres seres humanos com tal qualidade.

O que vemos hoje são pessoas sofrendo das consequências da modernidade e do modo de vida proposto por elas mesmas. Um mundo onde os prazos são curtos, as soluções devem ser imediatas e tudo que leva um tempo de maturação, é considerado obsoleto. É verdade que a atual sociedade nos cobra tudo isso, mas é preciso também saber separar o que é imposto “a nós” do que é imposto “por nós”.

Precisamos buscar ter a sabedoria suficiente para que nossas decisões, muitas vezes precipitadas, não se transformem em um problema maior. É necessário buscarmos este grau de evolução. Não, não é utopia, é simplesmente pensar mais em si mesmo no quesito de elevação espiritual. Se simplesmente acharmos que por causa da situação, a nossa falta de paciência é normal, colheremos junto com isso, todos os problemas relacionados a isso. O stress, as discussões, o desânimo, a baixa autoestima, até mesmo partindo para os casos clínicos de depressão.

Ser paciente não é ser passivo, não é fechar os olhos para os problemas, muito pelo contrário, é buscar a melhor alternativa para se resolver o problema. É pensar com calma e com clareza, analisando todos os pontos em questão, para não tomar uma decisão errônea baseada muitas vezes no “achismo”.

Devemos ser pacientes com nossos problemas, com nossa família, com nossos filhos, amigos, com imprevistos cotidianos e com nós mesmos, buscando alternativas palpáveis para elevarmos dia a dia a nossa mente e o nosso espírito. Talvez o resultado prático não seja visível a princípio, mas com certeza será notado a longo prazo, transformando a pessoa em um ser melhor, mais calmo, mais humano.

Quem sabe assim poderemos efetivamente contribuir para transformar o mundo em um lugar melhor…..

GANBARIMASHOU!!!!!!

 

 

*Akira Saito, professor e praticante de Budo há 32 anos, morou no Japão de maio de 1990 a setembro de 1996, onde treinou karate sob a tutela do Hanshi Konomoto Takashi – 9º dan, graduando-se até o 3º Dan e tornando-se instrutor da matriz na cidade de Sagara-cho e das filiais das cidades de Hamamatsu-shi e Hamakita-cho até o retorno ao Brasil. Atualmente tem a graduação de 5 Dan e recebeu o título de Renshi-Shihan da matriz no Japão.
E-mail: akira.karate@gmail.com

Redação

Redação

nippak@nippak.com.br
Redação

Últimos posts por Redação (exibir todos)

Related Post

AKIRA SAITO: KI KEN TAI “O Ser humano deve sempre buscar a excelência em tudo que faz”   No Kendô temos um conceito que se diz: KI KEN TAI – “KI” energia, espírito, ...
JORGE NAGAO: Blues forever " Blues é  raiz, o resto são frutos" - Willie Dixon, bluesman   o rei do blues, B.B. King   Topei o desafio de escrever sobre B...
JORGE NAGAO: ARIGATOO, TOMIE! Tomie Ohtake com os filhos, Ruy e Ricardo (crédito Julio Taubkin)   Tomie Nakakubo vivia no Japão mas sentia uma estranha atração pelo Bra...
SHIGUEYUKI YOSHIKUMI: Pessoas Procuradas   A pedido de parentes, a Diretoria Cultural do bunkyô de Lins, está a procura das seguintes pessoas: Kazuyoshi Kenmochi, há 40 anos, resid...

Faça seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *